Formigas na casa: 10 dicas simples de como se livrar

As formigas na casa são um problema sério. Que perigo representam esses hóspedes indesejados e como se livrar das formigas na casa?

- Continue depois da Publicidade -

As formigas na casa são um problema sério. Que perigo representam esses hóspedes indesejados e como se livrar das formigas da casa por conta própria usando métodos caseiros? Onde elas podem entrar na casa e como isso pode ser evitado? Confira no artigo.

 

 

Você também pode gostar!

Por que as formigas são perigosas e que mal causam aos humanos?

 

 

Algumas formigas picam dolorosamente, mas isso não se aplica às espécies domésticas – suas mandíbulas minúsculas são incapazes de danificar a pele humana. Mas as formigas trazidas da rua ou do jardim podem causar sérias dores e até choque anafilático.

No entanto, as formigas domésticas não são nada inofensivas. São disseminadores de micróbios patogênicos, pois penetram na casa vindo de banheiros e quartos.

As formigas podem ser especialmente problemáticas se um membro da família for alérgico – os resíduos dos insetos estão entre os alérgenos mais fortes.

 

 

Qual mal as formigas causam uma casa

 

 

formigas no chão
Formigas. Fonte:  Frontline-pest

 

 

  • Comer e estragar alimentos;
  • Pode destruir superfícies de madeira, móveis;
  • Pode instalar-se dentro de eletrodomésticos, danificar suas peças, fiação;
  • Transportar patógenos de doenças infecciosas, colocar ovos em alimentos, plantas da casa;
  • As formigas carpinteiras, se houver muitas em uma casa particular, podem até mesmo destruir paredes, vigas e tetos de madeira, transformando madeira ou painéis à base de madeira em pó.

 

 

Como se livrar das formigas domésticas

 

 

Como as formigas são extremamente prolíficas e quase invisíveis, é muito difícil se livrar delas. Mas existem métodos de controle de insetos.

Assim, para se livrar das formigas em sua casa, primeiro você precisa encontrar um ninho desses insetos. Normalmente, eles estão no piso, entre as paredes e em outros locais escuros. Mas se a população existe há muito tempo, as formigas conseguem criar vários ninhos, que podem estar espalhados por distâncias consideráveis.

 

 

1. Vinagre

 

 

O vinagre pode ser borrifado na trilha das formigas ou colocado em uma tigela na frente das portas e janelas por onde os animais podem entrar no apartamento. O cheiro é desagradável não só para os humanos, mas também para as formigas, por isso o vinagre é um bom remédio para as formigas.

 

 

2. Limão

 

Imagem de frutas para emagrecer - Limão.
Limão. Fonte: Imagem do acervo do site Canva.

 

 

Se você não gosta do cheiro de vinagre, também pode usar casca de limão. Assim como as tigelas, este é colocado no local por onde as formigas entram no apartamento/casa.

Mas alternativamente, você pode esfregar a área da trilha das formigas com a casca de limão. O cheiro é muito intenso para as pragas – então elas evitam a área.

 

 

  • Veja também: Zamioculca: uma das plantas mais resistentes que existem (cuidados)

 

 

3. Canela

 

 

A canela também tem um cheiro muito intenso – como vinagre e limão, é muito intenso para formigas. Portanto, distribua a canela ralada nos locais apropriados. Outras especiarias, como folhas de louro e cravo-da-índia, também ajudam da mesma forma.

 

 

 

 

4. Ervas

 

Erva de São João
Erva de São João. Fonte: mundoreishi

 

 

O sabão e a água com sabão são um remédio eficaz para os insetos. Assim, deve-se spulverizar na rota das formigas ou na entrada do edifício. Mas esse método também é muito doloroso para os animais. A soda cáustica ataca sua armadura de quitina.

 

 

5. Sabão

 

 

Em um borrifador, misture uma solução de sabão e água. Sendo assim, a mistura resultante é pulverizada nos locais onde as formigas se acumulam.

 

 

  • Confira também: Aranto: planta para decoração que ajuda no tratamento da rinite

 

 

6. Óleos essenciais

 

 

As formigas não suportam odores fortes. Portanto, os óleos essenciais de cravo, lavanda, canela e outros podem ajudar na luta contra eles. Mas eles devem ser impregnados com pedaços de tecido ou bolas de algodão e colocados nos habitats dos insetos.

 

 

7. Alho

 

 

alho
Alho. Fonte: mabawang

 

 

Todas as superfícies e caminhos de formigas são limpos com ele. O procedimento deve ser repetido regularmente, pois o cheiro desaparece rapidamente.

 

 

 

 

8. Plantas para repelir formigas

 

 

As formigas são de espécies diferentes, e plantas diferentes agem sobre elas de maneira diferente. Mas as principais plantas que repelem formigas são:

  • Artemísia;
  • Hortelã;
  • Lavanda;
  • Gerânio;
  • Orégano;
  • Camomila.

Mas lembre-se: as plantas devem ser plantadas ao redor do perímetro da casa ou colocadas em vasos e colocadas em quartos onde as formigas foram notadas.

 

 

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre cuidados da casa direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

 

9. Giz de cera

 

 

O giz de cera também ajuda. Ele contém carbonato de cálcio, que as formigas não toleram. Assim, com giz, deve-se traçar linhas grossas ao longo do caminho das formigas.

 

 

  • Veja também: O que é o nim e por que é um problema para as abelhas?

 

 

10. Café

 

 

Os insetos não gostam do aroma de café, por isso saem de locais tratados com borra de café.

 

 

 

 

Como evitar que as formigas ataquem novamente

 

 

Antes de tudo, para evitar que as formigas voltem a entrar na casa ou apartamento, é preciso limpar, remover todos os detritos e evitar que apareçam. Pois se as sobras de comida estiverem constantemente na mesa, a probabilidade de os insetos voltarem aumenta.

Além disso, você também precisa vedar a casa: elimine todas as rachaduras, veja se as portas e janelas fecham bem, se há algum vazamento ao redor dos canos e pontos de entrada da fiação.

 

 

Encontre e elimine o formigueiro

 

 

Até encontrar a localização da formiga rainha, todos os esforços serão em vão. Assim, mais e mais hordas aparecerão para substituir os indivíduos mortos. Portanto, a solução para a questão de como se livrar das formigas em uma casa começa com a busca por um ninho.

Assim, observe a atividade dos insetos operários para encontrar a origem do problema. Eles arrastam comida para o ninho.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes