3 maneiras de se livrar de cotovelos secos e ásperos para sempre

O segredo para cuidar da pele seca nos cotovelos é repor a umidade perdida. Não esqueça de incluir os cotovelos em seus cuidados diários com a pele… Confira nossas dicas!

- Continue depois da Publicidade -

Os cotovelos tendem a ficar secos com mais frequência do que outras áreas do corpo. Isso se deve a vários fatores.

A pele dos cotovelos é diferente, é mais espessa e seca. Possui menos glândulas sebáceas, responsáveis ​​pela hidratação.

Isso significa que quando exposta a fatores indesejáveis, sejam eles as condições climáticas ou uma alimentação pouco saudável, a umidade da pele nos cotovelos fica pior retida, a pele rapidamente perde sua elasticidade e seca.

É muito mais provável que os cotovelos entrem em contato com superfícies duras do que outras áreas do corpo.

 

cotovelos secos

 

- Continue depois da Publicidade -

Por exemplo, apoiamos os cotovelos na mesa quando lemos um livro ou apoiamos a cabeça com as mãos em pensamento. Acrescente a isso, o atrito da roupa e, às vezes, danos mecânicos causados ​​por diferentes contatos, todos esses são também fatores de pele seca.

E também devido ao atrito na pele dos cotovelos, forma-se uma camada de células mortas. Isso pode fazer com que a pele dos cotovelos se torne mais escura ou mesmo escamosa. E é claro que vai ficar muito ressecada.

- Continue depois da Publicidade -

Conheça as principais causas de cotovelos secos.

 

Causas de pele seca nos cotovelos

 

cotovelos secos

 

- Continue depois da Publicidade -

Além das peculiaridades da pele, existem outras razões pelas quais a pele dos cotovelos pode ficar seca.

  1. Ar seco. Não se trata tanto de clima quente (embora também se trate), mas de aquecimento. Uma boa maneira de melhorar o clima interno é comprar um umidificador.
  2. Cloro. Certifique-se de hidratar a pele depois de nadar, a a água carregada de cloro é muito seca.
  3. Banheira de hidromassagem ou chuveiro. A água quente é muito relaxante e agradável ao toque, mas resseca muito a pele e pode causar ressecamento, coceira e até erupções na pele. Portanto, torne a água mais fria ou reduza o tempo que você gasta em banhos quentes.
  4. Desidratação da pele . Esta é uma doença que pode ser causada por escolhas inadequadas de estilo de vida e dietas pouco saudáveis. Estresse constante e falta de sono, tudo isso afeta a pele.
  5. Fumar. Os produtos químicos nos cigarros reduzem o suprimento de oxigênio e a pele envelhece mais rápido, assim, ela se torna menos elástica e mais seca.

 

 

Como cuidar dos cotovelos secos

 

cotovelos secos

 

  1. Opte por tecidos leves e respiráveis ​​como o algodão. Os tecidos naturais agem na pele de forma muito mais suave. Para evitar esfregar os cotovelos em superfícies duras durante o dia, use mangas compridas.
  2. Ao sair para o sol (nas férias ou no verão), certifique-se de lubrificar a pele dos cotovelos com protetor solar – isso ajudará a evitar os efeitos negativos da radiação ultravioleta.
  3. Certifique-se de hidratar a pele após o banho – tanto na piscina como no mar – e não se esqueça do banho. Água salgada do mar pode causar coceira.
  4. Depois de um banho quente ou banho, aplique um creme nutritivo e hidratante nos cotovelos para ajudar a reter a umidade da pele.
  5. Evite produtos esfoliantes agressivos que podem irritar a pele ou torná-la ainda mais seca. Importante! Não é necessário abandonar totalmente a esfoliação, mas é importante fazê-la não com muita frequência para permitir que a pele cicatrize.
  6. Não use uma escova – em vez disso, opte por uma toalha macia que definitivamente não danificará sua pele.
  7. Não use cosméticos à base de sabão.

 

 

Cosméticos para o cuidado dos cotovelos secos

 

cotovelos secos

 

1 – Creme nutritivo suave ou gel de banho

 

A chave para cuidar dos cotovelos secos é repor a umidade que falta. Para os cuidados diários, é melhor usar um produto que contenha óleos nutritivos, como manteiga de karité ou cacau, – eles retém a umidade necessária, mas ao mesmo tempo permite que a pele respire.

Como resultado, a pele ficará hidratada, o que significa que ficará lisa e sedosa.

 

Você também pode gostar!
  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto em seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

2 – Loção hidratante para a pele

 

cotovelos secos

 

Você pode consolidar o efeito com uma loção hidratante. Deve ser aplicada após o banho e não lavada com água. Deixe durante a noite, ele acelera o processo natural de reparo da pele e alivia a coceira.

 

  • Descubra também: Como se livrar da virilha escura: remédios rápidos e eficazes

 

3 – Esfoliante suave

 

O mais importante é que o esfoliante seja adequado para peles sensíveis (a pele seca é sempre mais sensível), por isso escolha um produto cosmético com grânulos finos, como areia vulcânica ou açúcar. Este esfoliante é mais suave para a pele.

 

Esfoliação para cotovelos secos

 

cotovelos secos

 

Para começar, você pode tentar fazer uma esfoliação para cotovelos secos:

  1. Misture mel com açúcar granulado;
  2. Aplique na pele dos cotovelos.
  3. Massageie o esfoliante na pele e deixe-o por alguns minutos antes de enxaguar para que as enzimas possam remover as células mortas da pele.

Devido ao estresse mecânico a que os cotovelos são submetidos regularmente, uma camada de células mortas se forma na pele, que pode ser removida com esfoliação regular. Como resultado, a pele dos cotovelos ficará mais jovem e saudável.

Além disso, movimentos de massagem melhoram a circulação sanguínea e também promove a renovação celular.

Mas não use o esfoliante mais de uma vez por semana – sua pele precisa de tempo para cicatrizar.

 

  • Veja também: Como usar o óleo de Rosa Mosqueta, o mais usado pelas celebridades

 

Quando consultar um médico?

 

cotovelos secos

 

A pele seca nos cotovelos acontece com qualquer pessoa e, muitas vezes, geralmente não há nada de sério por trás disso e você mesmo pode resolver o problema. Mas às vezes a pele seca nos cotovelos é um sinal de uma condição médica séria.

Vale a pena consultar um médico se o tratamento em casa não der resultado, surgir uma reação alérgica, fissuras abertas (especialmente se também sangrarem) ou inchaço. Nesse caso, o médico pode diagnosticar eczema ou psoríase.

O conselho mais importante é não esquecer que a pele de todo o corpo requer cuidados e os cotovelos não são exceção.

Inclua cuidados com a pele dessa área em suas rotinas diárias, hidrate e esfolie regularmente a pele dos cotovelos, e o resultado não demorará a chegar.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes