Chá para gastrite: receitas para prevenir ou reduzir a queimação

Chá para gastrite: receitas para prevenir ou reduzir a queimação

A gastrite é uma inflamação da mucosa gástrica devido a uma acidez excessiva, que geralmente se manifesta por dor, queimação ou desconforto na parte superior do abdômen.

A gastrite pode ser leve ou causada por infecções crônicas que atacam o revestimento do estômago.

Normalmente o aparecimento desta patologia está associado a maus hábitos alimentares, estresse, tabagismo, abuso de bebidas ácidas e cafeinadas, infecções e alguns medicamentos em excesso.

Os chás são um remédio natural suave e agradável para prevenir e combater a gastrite.

Todas as ervas usadas para a preparação de chás de ervas quentes podem ser usadas para a preparação de infusões frias.

 

Chá para gastrite

 

 

Para tornar os chás de ervas eficazes, é importante tomá-los regularmente, de preferência todos os dias por um período de pelo menos um ou dois meses. Vejamos agora as 5 receitas de chá para gastrite.

 

Chá de camomila

 

Uma ou mais xícaras de chá de camomila por dia é um remédio natural muito eficaz para proteger o estômago, em caso de gastrite e dores.

Na verdade, a camomila tem uma ação calmante e protege as paredes do estômago.

Para prepará-lo:

  1. Coloque uma colher de sopa de flores de camomila, que você pode comprar em uma loja de ervas;
  2. Deixe por 10 minutos em um copo de água fervente.
  3. Filtre tudo com uma peneira e o chá para gastrite feito de camomila está pronto.

 

Chá de ervas de gengibre e canela

 

 

Este chá de ervas combina as propriedades digestivas, calmantes e suavizantes do gengibre, com as propriedades antissépticas, desinfetantes e carminativas da canela.

É uma ótima mistura para proteger o estômago da inflamação, promover a digestão e aliviar o desconforto causado pela gastrite.

 

  1. Basta levar 250 ml de água para ferver, desligar o fogo, adicionar uma colher de chá de gengibre seco e 1 g de canela.
  2. Deixe em infusão por 10 minutos, coe a infusão e saboreá-la quente após as refeições.

 

  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre saúde direto em seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Chá de ervas de hortelã e erva-cidreira

 

 

Este chá de ervas é particularmente indicado para quem sofre de gastrite, porque promove a digestão e previne a azia.

  1. Misture 30 g de folhas de hortelã frescas ou secas, com propriedades antiespasmódicas, analgésicas, carminativas e antissépticas, com 30 g de folhas de erva-cidreira, que têm ação calmante e anti-inflamatória.
  2. Ferva 250 ml de água, adicione uma colher de sopa da mistura de ervas, tampe e deixe em infusão por cerca de 10 minutos.
  3. Filtre por uma peneira e transfira o líquido para um copo.
  4. O chá de ervas está pronto para ser consumido.

 

 

Remédios naturais para gastrite

 

 

Para prevenir a gastrite de forma funcional, portanto separada das doenças orgânicas, iatrogênicas (gastrite induzida por medicamentos ) ou autoimunes, existem alguns cuidados que se baseiam essencialmente na correção dos hábitos alimentares, veja alguns:

  • Não misture proteínas com carboidratos;
  • Evite o excesso de café e vinho;
  • Não fume e não beba álcool;
  • Mastigue devagar;
  • Consuma frutas entre as refeições, pois pode causar inchaço;
  • Evite alimentos fritos;
  • Sempre almoce e jante no mesmo horário todo dia.

Repolho

 

 

O repolho tem propriedades curativas para as mucosas do trato digestivo: um copo de suco de repolho, combinado com suco de cenoura (que não só corrige o sabor, mas confere um bom poder antioxidante), pode aliviar a gastrite.

 

Cenoura

 

A cenoura, rica em pectina, contém outra substância que protege a mucosa do ataque de microrganismos: o beta-caroteno.

A precursora da vitamina A é, portanto, classificado como um excelente remédio natural contra a gastrite, também porque pode favorecer a cicatrização de qualquer ferida (úlcera).

 

Malva

 

 

Também uma infusão à base de malva é útil no caso de gastrite estar associada a cólicas abdominais repetidas: a malva é um bom remédio natural que alivia a irritação do estômago.

 

Água de Coco

 

Foto: Freepik

 

É uma bebida que mata a sede, que pode tomar sempre que quiser durante o dia: ajuda a digestão, estimula o metabolismo e alivia as dores da gastrite.

 

Água e limão

 

 

Remédio clássico da avó para melhorar a digestão e eliminar as dores da gastrite. O conselho é sempre tomar um copo de água e limão todas as manhãs, se você sofre de gastrite e tem problemas digestivos.

 

  • Depois saiba mais sobre o chá de Carqueja que é diurético, digestivo e emagrece. O chá de carqueja é uma infusão comumente usada para facilitar a digestão e combater os desagradáveis gases intestinais. No entanto, seus benefícios vão muito além disso. Descubra para que serve e como prepará-la da forma certa.

 

O que é gastrite?

 

 

A gastrite é uma doença aguda ou crônica caracterizada por inflamação das paredes do estômago, acompanhada por dor gástrica, náuseas, cólicas e distensão abdominal.

Muitas vezes, a gastrite não é consequência de um único fator, sendo o distúrbio multifatorial, ou seja, dependente de várias causas.

Não é de surpreender que muitas vezes na raiz do problema esteja uma predisposição genética que se soma a uma dieta desequilibrada e a um estilo de vida incorreto.

O estresse também deve ser considerado um fator, que hoje é praticamente onipresente na população ocidental, afetando igualmente ambos os sexos e todas as idades.

Mesmo a falta de educação nutricional, mudanças climáticas, estilo de vida sedentário, infecções, tabagismo e o ritmo frenético de trabalho podem ser fatores contribuintes que potencializam a gastrite.

 

  • Além disso, você sabia que de acordo com os defensores da medicina alternativa, o chá de orégano é ótimo para infecções, ajuda com resfriados, gripes e sinusite.

 

Você tem gastrite? Cuidados essenciais

 

Alimentos com alto teor de gordura, bem como aqueles com açúcares complexos, sobrecarregam a digestão, causando irritação estomacal incômoda. Portanto, devemos privilegiar a qualidade dos alimentos em detrimento da quantidade de porções.

Em nossa alimentação, por exemplo, podemos incluir:

  • Vegetais cozidos;
  • Macarrão;
  • Arroz temperado;
  • Iogurte;
  • Carnes brancas.

Por fim, a distribuição das refeições ao longo do dia também é muito importante.

A primeira refeição, o desjejum, deve ser possivelmente salgada e a última leve, para favorecer a digestão e o sono.

Alimentos antiflamatóriosAlimentos CurativoscháCháschás para a digestãoDigestãoDiuréticoestomagoFlatulênciaGastriteremédio caseiro para digestãoSaúde