Museum of Moderna Art – MoMA. Fomos conhecer o novo prédio

Projetado pelo arquiteto japonês YOSHIO TAMIGUCHI, em função das obras que abriga, o novo prédio não virou um mero coadjuvante, muito pelo contrário – é mais uma obra de arte.

Compartilhe

Finalmente fui conhecer o novo prédio, inaugurado há dois anos (nas últimas vezes que estive em NY as filas estavam quilométricas, apesar do ingresso de $20). Realmente vale a visita.

Museum of Moderna Art - MoMA novo prédio

Novo prédio do Museum of Moderna Art – MoMA

Projetado pelo arquiteto japonês YOSHIO TAMIGUCHI, com fachada em mármore negro, painéis de vidro cinza e branco, planos superpostos e muita luz entrando por clarabóias, janelões e paredes de vidro, integrando o museu com a cidade de New York, refúgio de onde se vê o perfil dos arranha céus.

MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA

O prédio foi projetado em função das obras que abriga e não o contrário, mas no entanto não virou um mero coadjuvante – é mais uma obra de arte. As paredes são brancas, o pé-direito alto e há detalhes de alumínio nos umbrais. É uma delícia andar pelos andares amplos e depois parar para um café, um drinque ou uma refeição em um dos cafés, bares ou restaurantes espalhados pelo prédio.

MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA (Clique aqui para ver as fotos)

 

História do Museum of Moderna Art – MoMA

Durante a louca década de 20, três importantes patronos de arte, Miss Lillie P. Bliss, Mr. Cornelius J. Sullivan, and Mr. John D. Rockefeller II, perceberam que em Nova Iorque havia carência de uma reviravolta nas políticas de conservação dos museus e no traço arquitectural destes.

Assim desencadeou-se uma instituição que se dedica-se exclusivamente à arte moderna. Quando o MoMA foi , em 1929, fundado, o seu director era Alfred H. Barr. Alfred não queria somente uma instituição que mostrásse a arte moderna aos nova-iorquinos. Queria dedicar algum espaço às pessoas, novos artistas, que se dedicaram à mudança do visual artístico no seu tempo.

À abertura deste museu o público respondeu prontamente: em dez anos o MoMA tornou-se o museu mais em voga e, todos os dias, centenas de pessoas acorriam ao museu a fim de ver as «boas novas» das vanguardas. Após confirmar tanto sucesso Alfred Barr decidiu então dividir o museu em vários departamentos, os quais seriam comandados por outros directores, desta feita, especializados para o departamente. Daí apareceram os departamentos de Filmes e Vídeos, Fotografia, Pintura e Escultura, Desenhos e Imagens e livros ilustrados.

(Leia o artigo completo na Wikipedia)

Faça uma visita online ao Museum of Moderna Art – MoMA!

MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA MoMA

Fotos, fotos!

As pessoas podem fotografar à vontade – desde que sem flash, no Museum of Moderna Art – MoMA. É uma delícia!

MoMA

The iMoMA Project

The MoMA Project é uma idéia que está rolando no Flickr. Foi criado um grupo em que são reunidas fotos do MoMA tiradas por pessoas do mundo inteiro. Para participar, é só mandar suas fotos para o grupo. Simples assim.

O resultado vai ser o iMoMA, um museu virtual, com fotos das obras de arte do acervo do Museum of Moderna Art – MoMA, mostradas através das impressões dos seus visitantes. Já tem algumas páginas no ar.

O Fashion Bubbles está participando, claro! Abaixo, fotos de outros participantes.

From shenqi2006 From shenqi2006 From shenqi2006

From shenqi2006 From CursesFoiled From flotsam/jetsam

From leBeat From leBeat From leBeat

From leBeat From lizzyem From lizzyem

From lizzyem From lizzyem From lizzyem

 

From randomeyes62 From randomeyes62 From Carol Cheibub

From kenson From kenson From kenson

From hughlook From samuraispy From samuraispy

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem vai vencer o programa?

Leidy foi eliminada com 88,33% de votos, e agora, nosso top 10 está formado! Qual dos dez brothers merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias