Almoço Corporativo e Almoço Executivo

O almoço corporativo tem um propósito comercial e formal. A companhia é variada e nem sempre você a conhece. Tendo em vista que você não…

Compartilhe

42-17173063

O almoço corporativo tem um propósito comercial e formal. A companhia é variada e nem sempre você a conhece. Tendo em vista que você não somente representa sua corporação, mas também sua imagem como executivo, é importante que esteja impecavelmente vestido, digo ao menos adequado para a ocasião e para o lugar. Nestas ocasiões, o mais importante é seu cliente e a negociação em questão, mesmo que seja um almoço para reforçar seu relacionamento ou para prospectar futuras oportunidades, é interessante observar algumas dicas que deveriam ser incluídas na etiqueta para uma boa negociação.

Quem nunca passou por situações embaraçosas em uma mesa de restaurante? Quem não coleciona histórias constrangedoras em almoço ou jantar com clientes ou mesmo em entrevistas, que viram piadas com o passar do tempo?

É difícil falar do assunto e muitas vezes apagamos de nossas mentes quando nos sentimos idiotas por não prever momentos como: sorrir com algo no dente, espirrar molho de tomate ou pesto na roupa, deixar alimentos caírem do prato, não saber se vale a pena usar as mão e pedir uma lavanda, pedir algo do cardápio que não conhece e não conseguir comer ou mesmo convidar um vegetariano para uma tradicional churrascaria. Há ainda a saia-justa de quem paga a conta sem precisar competir com seu cliente quem é mais paciente e resiste esperar até que o outro tome a iniciativa, mesmo que o restaurante já esteja vazio e a conversa rareando.

Um almoço corporativo deve ser planejado e normalmente é sabido com antecedência. É importante zelar para que o evento seja um sucesso e para que a negociação fique na memória como um acontecimento corporativo e não um desastre pessoal. Seguem algumas dicas que tem funcionado muito em meus almoços de negócios:

CB100494

• Quando convidar um cliente é importante saber com antecedência se o mesmo tem restrição a alguma comida.

• Caso você tenha intenção de convidá-lo (pagar a conta), faça alguma sugestão de lugares que estejam de acordo com seu orçamento.

• Faça reserva para o número esperado de pessoas para evitar longas esperas.

• Caso seja um novo cliente, com uma agenda a ser discutida ou alguém com pouca intimidade, evite buffet (senta e levanta).

• Evite pedir comidas muito elaboradas e que possam chamar mais a atenção do que a conversa com o cliente. Por exemplo, é impossível conciliar uma lagosta completa no prato e a atenção ao tema discutido.

• Comidas que contenham componentes que você não come devem ser evitadas para que você não passe o almoço todo selecionando o que vai ou não comer.

• Não deixeis cair em tentação de pedir uma carne muito mal-passada que exija muita mastigação ou peixe com espinhas que venha atrair sua atenção para a região bucal, não para fala e sim para a retirada das espinhas.

• Fique longe dos molhos em geral. Roupas claras e gravatas voadoras têm uma atração fatal por molhos em geral (tomate, pesto, etc).

• Em uma mesa de restaurante é importante comportar-se e controlar as emoções para não esbarrar nos copos de bebidas, principalmente se estiverem bebendo vinho tinto.

• O sucesso será garantido se você chegar mais cedo no lugar, confirmar reserva, solicitar uma mesa mais adequada para a conversa, sem que precise se preocupar com quem estará ouvindo, pedir uma comida leve que não exija muito exercício da mandíbula – risotos, paillard de frango ou carne acompanhado de uma pasta como fetutine, filé de pescada, legumes, saladas.

• Enfim, a escolha de seu prato pode tornar seu almoço ainda mais agradável, entretanto é importante lembrar-se de que o motivo principal do mesmo é corporativo. Desta forma, seu prato não pode impedi-lo de falar, ouvir, negociar, etc.

• Eu acho de extrema falta de educação à utilização de qualquer eletrônico durante um almoço corporativo. É deselegante cutucar seu blackberry ou atender celular durante um momento reservado para estar com quem você combinou de almoçar. Caso seja inevitável e esteja realmente esperando uma ligação de extrema importância é razoável comunicar o fato antes que o almoço se inicie.

• Na hora de pagar a conta é de praxe que quem convidou ou que a parte beneficiada na transação pague a conta. Desta forma, os clientes estão muitas vezes isento deste feito. Entretanto, se for um almoço com cliente antigo, pode-se entrar em um acordo e quem pagou a última conta, não pagará esta.

• Caso você seja cliente e tenha sido convidado, mas perceba que a hora do cafezinho está se estendendo mais do que o almoço, vale a pena perguntar: Podemos pedir a conta? Como faremos com esta conta? Você quer que eu pague, dividimos? E esperar que a outra parte se pronuncie.

• Se a outra parte não se pronunciar e não se opor que você pague, anote em seu caderninho que será bem difícil fazer negócio com esta pessoa.

Já o almoço executivo é muito diferente do almoço corporativo. No executivo você vai para um lugar longe, inusitado, com muito receio de ser visto. Sua companhia é intima e a proposta é extravasar, o que importa é a emoção.

O que comer já está explícito e o que vestir não é o mais considerado. Não faça esta cara de puritanismo e de falso moralismo, pois você sabe do que eu estou falando…É isso mesmo, estou falando de um almoço longo, intenso em que as negociações já foram feitas e acordadas previamente.

As vezes o local é tão bom que vale a pena repeti-lo. No caso do almoço executivo o limite é sua imaginação, a única recomendação é não voltar para o escritório com os cabelos molhados…

Layout 1

By Carlos Silva

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem vai vencer o programa?

Leidy foi eliminada com 88,33% de votos, e agora, nosso top 10 está formado! Qual dos dez brothers merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias