Escova Progressiva – Saiba porque NÃO fazer e como reparar os cabelos

Escova Progressiva   Saiba porque NÃO fazer e como reparar os cabelos

Julio Crepaldi responde  dúvidas sobre escova progressiva e dá dicas de como cuidar dos cabelos com química

Com 25 anos de profissão, Julio Crepaldi dispensa apresentações. O cabeleireiro e maquiador sócio do salão Galeria, em São Paulo e queridinho das celebridades, conversou com o Fashion Bubbles sobre escova progressiva – tão popular entre as mulheres e tão criticada pelos melhores profissionais da área.

Julio Crepaldi fala alguns dos motivos para não fazer escova progressiva e dá algumas dicas para reparar os cabelos que já passaram por esse processo.

Por que não fazer escova progressiva?

Escova Progressiva   Saiba porque NÃO fazer e como reparar os cabelos
Foto via blog  BBel

Existem vários motivos. Um deles é que a grande maioria dos cabeleireiros compram o produto clandestino e não têm a garantia do fabricante – caso aconteça alguma reação mais forte, como queda, feridas no couro cabeludo etc, não tem como reclamar.

É um produto muito tóxico. Existem alguns que são permitidos pela Anvisa e a quantidade de formol é de 0,02%, mas estes não têm a mesma eficácia. Por isso a grande maioria dos profissionais adulteram ou compram os produtos de fabricação caseira com até 20% de formol. Isso causa uma disfunção no couro cabeludo. Tratando-se de um anti-séptico e bactericida, ele desidrata instantaneamente e o organismo entende que precisa produzir mais óleo, consequentemente deixando o couro cabeludo mais oleoso.

É bem comum a falta de distribuição de óleo para as pontas devido a impermeabilidade que a keratina encapa o cabelo (como se engessasse o fio). Conheço um caso onde a pessoa fez uma escova progressiva em um salão e sofreu um edema de glote (reações graves de alergia) e teve que ser hospitalizada.
Fiz escova progressiva, meu cabelo ficou estragado, com pontas duplas, e agora?

O cabelo que passou por esse processo perdeu matéria, e com isso o brilho, a elasticidade e a maleabilidade. Para melhorar esse aspecto é necessário um corte mais reto porque o repicado mostra ainda mais as pontas espetadas que a progressiva deixa. É aconselhável cortar as pontinhas e usar seruns reestruturantes para selar e dar brilho aos fios. Sem dúvida é necessário uma reconstrução a base de proteínas com shampoo, condicionador e máscaras.

Escova Progressiva   Saiba porque NÃO fazer e como reparar os cabelos Escova Progressiva   Saiba porque NÃO fazer e como reparar os cabelos

Julio Crepaldi sugere: Repair Shampoo, Repair 30 Seconds e Repair Mask, todos da linha Wella SP, e o K-pak Restorative Styling Oil – Joico. Fotos: Hair 1 Direct e Stash

Ficou liso demais o que eu posso fazer?

Lave os cabelos com mais frequência e com shampoos mais adstringentes para remover parcialmente o excesso da progressiva. Use modeladores para dar mais volume e textura aos fios.

Quais os melhores tratamentos e cuidados para quem tem química no cabelo?

Os melhores tratamentos são os a base de proteínas e óleos essenciais que penetram no fio agindo de dentro para fora, devolvendo o que foi perdido com os processos químicos.
Linha Extra Rich Nutrition – Lifetex Wella,

Dicas para usar a chapinha sem estragar o cabelo.

Sempre use um bloqueador de umidade para proteger os fios e depois seque 100% o cabelo para depois começar a passar a chapinha repetindo varias vezes na mesma mecha com uma intensidade de calor média

Escova Progressiva   Saiba porque NÃO fazer e como reparar os cabelos

O cabeleireiro e maquiador Julio Crepaldi é sócio do badalado salão Galeria, em São Paulo e já está há 25 anos na profissão. É  formado pela academia norte-americana TIGI (Toni & Guy), uma das mais conceituadas do mundo e, hoje, atua como colaborador da marca. Para se atualizar, todos os anos Crepaldi participa dos melhores congressos internacionais da área, de onde traz tendências e produtos que ainda não chegaram ao Brasil, Julio está sempre atento aos lançamentos do mercado de beleza ao redor do mundo.

Júlio é conhecido por seu estilo contemporâneo e visionário. Já trabalhou em produções da TV Globo, como Hilda Furacão, em comerciais de TV, desfiles e nas  melhores revistas do Brasil.

Escova Progressiva   Saiba porque NÃO fazer e como reparar os cabelos

Julio Crepaldi entre famosos no Hair Fashion Show, evento com proposta de levar para a passarela “coleções” de cabelos criadas por Max Weber, Julio Crepaldi e Alê de Souza. Via Estilo UOL.

Foto de abertura: Gleikon

Publicação: 25 de abril de 2011

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
foto2
Night On! – By Mink e bonprix

O aniversário do amigo, aquele jantar especial, festas, barzinhos, baladas...cada vez que surge um evento destes é o mesmo drama!...

Fechar