Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol

Dizem que elas se divertem mais. Deve ser por isso que a maioria das mulheres que recorrem às tintas e tonalizantes deseja ficar loira. Entretanto, o serviço é mais complicado do que parece. Passar de morena básica à deusa dourada é um processo muito agressivo aos fios e, sem os devidos cuidados, a cabeleira pode ficar com um aspecto nada atraente.

Acerte no tom!

O primeiro passo para ter cabelos platinados é escolher a cor certa. “A mulher inteligente é aquela que sabe escolher a tonalidade de acordo com a cor da pele”, explicou o cabeleireiro Wanderley Nunes, do Studio W de São Paulo ao site da Abril.

Wanderley Nunes também deu as dicas dos tons com base na colormetria, o estudo da entonação de cores:

Peles rosadas: combinam com a maioria das cores. Dourado, acobreado ou acinzentado: o rubor da pele irá garantir o contraste com os cabelos.

Pele amarelada: a gama de combinações diminui bastante. Quanto mais amarelada a pele for, mais difícil de combinar. “Os loiros devem puxar mais para o bege”, diz Wanderley Nunes.

Pele branca: o maior risco é errar na tonalidade e ficar pálida demais. Mas aceita nuances claríssimas. É a pele ideal para criar loiro platinado.

Cuidado para não deixar o tom contrastar demais com a cor das sobrancelhas. E fique esperta: quanto mais claro o tom de loiro, mais rápido vai aparecer a raiz.

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
Fotos: Toda Perfeita e Blog da Adri

A descoloração

A hidratação é fundamental para quem vai fazer a descoloração. Isso porque o processo afina muito o fio, deixando-os frágeis e estimula o ressecamento. “O primeiro passo é ir a um salão para fazer análise da qualidade do fio e quais são os tratamentos mais indicados. A reposição de queratina deve devolver o brilho e a força aos fios”, disse o cabeleireiro Bruno de Maglio ao Terra.

Por ser bastante agressivo, a descoloração pode quebrar os fios fracos. “Descoloração é a retirada dos pigmentos naturais dos cabelos. Ela acontece da seguinte forma: o agente descolorante (peróxido de hidrogênio ou água oxigenada) reage com o pigmento existente no fio de cabelo, removendo-o por meio do processo de oxidação”, disse a técnica da Wella, Flávia Guimarães, em entrevista ao Terra.

“A descoloração não estraga os fios desde que seja feita de maneira adequada e com o auxílio de um cabeleireiro de confiança para avaliar quantos tons se pode clarear. Por se tratar de um processo químico intenso, ela modifica a estrutura dos cabelos e, portanto, pode sensibilizá-los”, diz Flávia.

Segundo a técnica da Wella, quem já possui alguma tintura precisa fazer uma decapagem, que é o processo de remoção da tinta anterior, para depois tingir de loiro. Já quem está com os cabelos naturais só precisa aplicar um descolorante ou tinta clareadora.

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
Fotos: Mundo Moda e Tinta no Cabelo

Alguma dúvida?

Sheila Duarte, especialista da L’Oréal, respondeu algumas dúvidas mais frequentes para a revista Boa Forma. Confira:

É possível ficar loira em casa?

Não é recomendado. Embora algumas garotas apelem para o descolorante direto nos fios, o resultado costuma ser comprometedor. Há risco de manchar o cabelo, enfraquecer os fios e provocar alergia no couro cabeludo.

O que acontece com o fio ao passar por uma descoloração? E por uma tintura clareadora?

A descoloração, ao retirar os pigmentos de melanina contidos no interior da fibra capilar (córtex), acaba sensibilizando mais o cabelo, tornando o fio mais frágil. Na tintura clareadora esse processo é menos agressivo, pois a tinta clareia menos que um descolorante.

Quem tem fios escuros e tingidos só pode clareá-los com decapagem?

Sim. A tintura loira só vai agir depois que a escura for removida quimicamente.

Quantos tons é possível clarear apenas com tinta se a garota tiver cabelo virgem castanho ou preto?

Para quem tem a base escura, há colorações que podem clarear um cabelo natural em até quatro tons.

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
Fotos: Hairstyle e Alienado

Linda e loira para sempre

Para manter a cor bonita e saudável é preciso investir numa rotina de cuidados e ser bastante disciplinada. Caso contrário o cabelo pode ficar manchado, com aspecto amarelado ou verde, sem brilho e ressecado.

No dia a dia os cuidados são os básicos para qualquer cabelo, mas com produtos especiais para cabelos loiros. Xampus e condicionadores específicos, leave-in para manter a hidratação e silicones para evitar as pontas duplas – melhor ainda se esses produtos tiverem fator de proteção solar.

“Os xampus sem sal também ajudam a manter a qualidade dos fios, ainda mais os loiros”, disse Bruno de Maglio ao Terra.

Um cuidado especial deve ser tomado na hora de fazer escova nos cabelos loiros. “A força da escova com a ação do calor pode quebrar os fios e comprometer a hidratação”, diz Bruno.

Loiro amarelado

Cabelos loiros tendem a ficar amarelados, principalmente depois do verão, já que o sol altera a pigmentação dos fios. Diversos produtos no mercado evitam esse problema, como os sugeridos pelo site Mais que Beleza:

– Shampoo e Condicionador Aminoácidos do Trigo Extrato de Camomila, linha Basic Hair, Marco Antônio de Biaggi.

– Mousse para Cabelos Louros – dá um tom dourado aos fios, Sheer Blonde, John Frieda.

– Shampoo e Condionador Ativador de Reflexos (tons Louro Platina ao Champagne e Louro Mel ao Caramelo), linha Sheer Blonde, John Frieda

– L’oréal Professionnel Série Expert Silver Shampoo – Neutraliza o reflexo amarelo da queratina, suaviza a fibra e compensa as perdas de proteínas com aminoácidos derivados das proteínas do trigo

– Silver Reflex Shampoo Keune – Neutraliza o amarelo do cabelo que passou por processos químicos, como descoloração, reflexos, mechas ou luzes. Devolve a umidade natural, nutre e fortalece os fios.

Loiro esverdeado

Quem tem o costume de se refrescar na piscina corre o sério risco de ficar com o cabelo esverdeado. Isso ocorre por causa do sulfato de cobre, usado para tratar a água da piscina, que entra em contato com a queratina que forma o fio e provoca uma reação química que provoca o tom verde.

O jeito mais fácil de evitar esse tipo de mancha é tentar impedir o contato desse produto com os fios. Não é preciso deixar de mergulhar na piscina, mas usar um leave-in já minimiza o problema.

Outra dica é usa um xampu anti resíduos pelo menos três vezes por semana. Isso ajuda a retirar o excesso de materiais que possam alterar a pigmentação dos fios. Cuidado: esse tipo de xampu deixa as cutículas do cabelo muito aberta e pode causar um ressecamento. O ideal é usar uma máscara de hidratação logo após.

Existem produtos que retiram o tom esverdeado dos cabelos, como o Clarifier da Senscience, mas só estão disponíveis em salões de cabeleireiros.

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
Fotos: EGO e Tinta no Cabelo

As vantagens de ser loira

Ter cabelos dourados valoriza a pele, ainda mais se estiver bronzeada. As peles mais escuras ficam mais iluminadas com os tons loiros.

Ser loira, inclusive, combina melhor com alguns tipos de pele. Mas é sempre bom consultar um profissional para saber se esse é seu caso.

Cabelos loiros podem disfarçar imperfeições. Os fios dourados chamam a atenção, o que deixa alguns detalhes negativos em segundo plano, como olheiras, rugas e problemas de pele.

E as desvantagens…

Custa caro. Para manter o cabelo sempre lindo e sem raízes aparentes é preciso fazer a manutenção da cor a cada 20 dias.

Os cabelos ficam frágeis por causa da descoloração, que resseca a fibra e prejudica o brilho – é daí que vem o “efeito espigado”. Para minimizar esses danos, o recomendado é ir clareando o cabelo apenas com tintura. O processo é mais lento, pode demorar meses, mas é mais saudável.

A rotina de cuidados muda. Loiras devem usar produtos especiais com agentes que evitam o amarelado.

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
Fotos: Shampoo Rosa e Meu Melhor Sorriso

Dicionário das loiras
(Fonte: Boa Forma)

Clareamento: a técnica, que clareia a cor total do cabelo virgem ou apenas algumas mechas até quatro tons, é feita com tintura permanente ou pó descolorante e água oxigenada. O retoque deve acontecer entre 20 (tintura) e 60 dias (mechas).

Decapagem: método que utiliza água oxigenada e pó descolorante para retirar os pigmentos do cabelo tingido. Radical, só é indicado em mudanças drásticas, para clarear mais de quatro tons.

Descoloração: também recorre à água oxigenada e descolorante, só que para clarear o cabelo virgem em mais de quatro tons.

Tintura: forte, contém amônia e oxidantes que penetram nos fios alterando os pigmentos naturais, dando nova cor ao cabelo. Com ela, é possível clarear de dois a quatro tons da cor natural (desde que o cabelo seja virgem), escurecer ou igualar a cabeleira manchada e cobrir 100% dos fios brancos. Dura até 60 dias sem desbotar.

Mechas: clareamento de feixes do cabelo (desde madeixas fininhas até mais largas, em parte dos fios ou por toda a cabeça).

As famosas loiras

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
A cantora Madonna mudou de visual diversas vezes ao longo de sua carreira, mas ficou loira na maior parte do tempo, sempre variando os cortes, texturas e tom. Fotos: Época e Lazer Música

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
Os looks do cabelo de Madonna é sempre um dos mais pedidos nos salões de beleza. Fotos: Da Loura e 94 FM

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
Outra loira bastante famosa é Nicole Kidman. Fotos: V-Effect e Cinema Source

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
Por ter pele e olhos bem claros, Nicole Kidman pode abusar dos tons loiríssimos. Fotos: Circuito Brodway e Portal Cinema

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
Sarah Jessica Parker se manteve fiel aos fios loiros. Fotos: Trends 4 Ladys e Just Jared

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
Por ter um tom de pele mediano, Sarah Jessica Parker pode usar vários tons diferentes, do loiro escuro até o mais claro. Fotos: Imagens Por Favor e Hi-lo Potpourri

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
Blake Lively, a Serena do seriado Gossip Girls, também tem uma das cabeleiras loiras mais cobiçadas. Fotos: Fofoca Série e A Vida Alheia

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
Scarlett Johansson também já mudou de visual algumas vezes, mas sempre se manteve linda e loira. Fotos: Beautwins e Snarkerati

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
Paris Hilton também é dona de cobiçados fios dourados. Fotos: Blog na TV e Noize

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
Gisele Bündchen é a loira mais famosa do Brasil. Fotos: Glamour Paraguaio e Hairstyle

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
Outra loira famosa nas telinhas brasileiras é Grazzi Massafera. Fotos: Zump TV e Blog Tudo Mix

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
Apesar de agora estar morena, os cabelos loiros sempre foram a marca registrada de Sabrina Sato. Fotos: Estrelas do Ceará e UOL

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
A sempre loira Adriane Galisteu. Fotos: Das Futil e Receita Brasil

Carolina Ferraz participa do ‘Por um Fio’ da próxima sexta

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o solLinda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol

No “Por um Fio” de sexta, dia 19, os seis cabeleireiros que continuam na disputa vão ter que produzir looks de divas nas clientes. “As modelos de vocês hoje terão pastas com looks nos quais vocês vão se inspirar”, avisa Juliana. “Os critérios serão a criatividade, a técnica, a harmonia entre o resultado e a diva retratada”, alerta o coach Tiago. A atriz Carolina Ferraz une-se aos experts Ricardo dos Anjos e Wanda Alves para fortalecer o trio de jurados e decidir quem sai da disputa por R$ 50 mil reais e um editorial da revista Marie Claire.

Por ter sido o vencedor do último desafio, o participante Andrew Jackson ganha o direito de escolher a sua modelo. Sob o olhar atento de Tiago Parente, os concorrentes têm 80 minutos para transformar suas clientes em estrelas de cinema.

Linda e loira: Guia completo para ter cabelos dourados como o sol
Foto: André Cherri

Sobre Por um Fio

O programa reuniu 12 cabeleireiros escolhidos em salões de beleza de diversos estados do Brasil. Confinados, eles participam de um desafio diferente a cada semana. Juliana Paes apresenta os competidores, as provas e também conduz o júri, que conta com dois especialistas fixos – Ricardo dos Anjos e Wanda Alves – e com jurados convidados, entre eles celebridades. Tiago Parente é o diretor do salão e responsável por orientar os participantes do reality durante as provas.

Ao final da competição, o grande vencedor vai ganhar a assinatura de um editorial de beleza na revista Marie Claire, além de um prêmio em dinheiro de 50 mil reais. As produtoras Contente Entretenimento e Moonshot Pictures são parceiras do GNT na coprodução do projeto. A L’Oréal também é parceira do “Por um Fio”, através da marca Garnier.

Foto da abertura: Brigitte Bardot, via Sensual e Inconsequente

Publicação: 18 de novembro de 2010

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Johnny-Depp-Penguin1
PENGUIN chega ao Brasil

Johnny Depp usa camisam polo da marca Penguin Foi em 1955 que a indústria de roupas íntimas Musingwear, sediada em...

Fechar