Para um make belo e saudável, produtos organizados e limpos são essenciais

Para um make belo e saudável, produtos organizados e limpos são essenciais
Imagem: Tocadacotia

Há séculos a pintura corporal e facial é tida como manifestação de arte. No Egito antigo, os faraós maquiavam os olhos para evitar que as pessoas olhassem-nos diretamente, sendo um símbolo político de respeito. Hoje, a maquiagem é um acessório para todas as ocasiões e classes sociais. O make complementa o look das mulheres

Da época dos faraós até os dias atuais, muitas coisas mudaram nos produtos utilizados para dar cor e beleza ao rosto. Carvão, henna, terra e outros recursos naturais eram utilizados pelos nossos antepassados da forma como são encontrados na natureza.

Na atualidade, com a indústria cosmética cada vez mais sofisticada, muitos insumos naturais ainda fazem parte da composição dos produtos, mas em suas fórmulas são acrescentados outros agentes que potencializam durabilidade e função.

Para um make belo e saudável, produtos organizados e limpos são essenciais

Foto: WordPress

Por isso, quem utiliza batons, bases, máscaras para cílios, sombra e outros produtos, deve saber a melhor forma de manusear e armazenar os produtos. Uma maquiagem mal utilizada pode durar menos e até colocar em risco a saúde da pele.

A data de validade dos produtos é um dos principais itens a serem observados. Segundo a Opinium Research, uma das maiores empresas de pesquisa da Inglaterra, mais da metade dos adultos ingleses usa cosméticos todo dia. Desses, 15% desconhece que exista data de validade e 66% admite conhecer os prazos, mas usa os produtos mesmo que estejam vencidos.

Para um make belo e saudável, produtos organizados e limpos são essenciais
Foto: AdrianeBoneck

De acordo com o maquiador Lázaro Lambertucci a data de validade é um item de extrema importância para garantir um make lindo e sem danos à pele. Devemos sempre verificar a validade dos produtos, pois, além de não conseguir o efeito esperado, o produto vencido pode ser um caminho livre para a proliferação de microorganismos como as bactérias. As fórmulas dos produtos utilizam conservantes para garantir sua funcionalidade e integridade, e a eficiência só é garantida pelo fabricante até o prazo estipulado na validade, alerta Lázaro.

Outra dica importante é sobre o armazenamento dos itens. Eles jamais devem ser guardados destampados e em lugar úmido, ou muito quente como, por exemplo, o banheiro. A mudança de temperatura e a umidade constante podem fazer com que a maquiagem dure menos. Prefira guardar a maquiagem em um lugar só. Uma boa opção é um nécessaire grande ou uma caixa com alça, que facilita também o transporte. Os pincéis devem ser colocados numa cartela própria para evitar que se deformem, orienta o maquiador.

Ferramenta principal da maquiagem, os pincéis devem receber atenção especial. Lázaro Lambertucci orienta que os mesmos devem lavados, no mínimo, uma vez por mês, com água morna e xampu ou sabão neutro. Já as esponjas devem ser trocadas a cada 30 dias.

Para um make belo e saudável, produtos organizados e limpos são essenciais
Foto: Mmaricota

Outras dicas que valem ouro para um make belo e saudável:

– Lave e seque as mãos antes de manipular produtos de beleza. Se possível, use uma espátula para tirar o produto da embalagem em vez de usar os dedos.

– Se você usou uma máscara de cílios e logo depois teve conjuntivite, é muito provável que a bactéria esteja no tubinho. O mesmo vale para um gloss usado antes de ter herpes labial. No caso de batons e lápis de olho, dá para cortar a pontinha e usar o restante.

– Sempre que for aplicar maquiagem numa espinha ou cravo, use cotonete. Evite usar o pincel ou a esponja, pois podem ficar contaminados, espalhando bactérias para o resto do rosto.

– Muito pó-compacto não tem separação entre a esponja que você usa para aplicar o produto e o produto. Nesse caso, coloque um papel para evitar o contato e lembre-se de lavar ou trocar a esponja todo mês.

– Produtos que você leva na bolsa sofrem bastante por causa do calor e do transporte. Por isso, eles têm seu prazo de validade reduzido. Tente transportar apenas o necessário e troque esses produtos com maior freqüência.

Para um make belo e saudável, produtos organizados e limpos são essenciais
Foto: Geledes

Para um make belo e saudável, produtos organizados e limpos são essenciais
Foto: Plantãodabeleza

Para um make belo e saudável, produtos organizados e limpos são essenciais
Foto: Maysilvamakeup

Fonte: site Guia-me e Lázaro Lambertucci

(Lázaro Lambertucci é um dos nomes na nova geração de maquiadores brasileiros. Marcou presença nos principais eventos fashion do país em 2010, como São Paulo Fashion Week e Minas Trend Preview.)


Publicação: 16 de março de 2011

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
modacamp 02
Istituto Europeo di Design realiza o ModaCamp, evento que irá debater o mundo da moda

21 profissionais de moda entre estilistas, jornalistas e blogueiros irão participar de apresentações, debates e palestras sobre o mercado na...

Fechar