Saiba como cuidar da sua pele no Inverno – Dicas para evitar o ressecamento

Saiba como cuidar da sua pele no Inverno   Dicas para evitar o ressecamento

Quando o inverno se aproxima o corpo já começa a responder à mudança climática – a pele fica ressecada, os lábios começam a rachar e os pés também ficam com um aspecto áspero e seco.

A pele do corpo em geral tende a ficar ressecada porque, além do clima seco, nos dias frios a tendência é tomar banhos mais quentes, o que resulta numa diminuição da oleosidade da pele.

Se o ressecamento for visível e apresentar sintomas como coceira, é sinal de que a pele precisa de cuidados urgentemente. A hidratação começa por dentro: não esqueça de tomar, no mínimo, dois litros de água todos os dias. Para diminuir os danos do banho quente, fique menos tempo no chuveiro e opte por sabonetes hidratantes. Se for necessário tomar mais de um banho, dispense o uso de sabonete nos braços e pernas.

O recomendado é usar hidratantes no corpo duas vezes ao dia: pela manhã e à noite, de preferência depois do banho. Outra dica mais prática é usar óleos durante o banho, pois são produtos altamente hidratante e que ainda deixam a pele muito macia, mas não se esqueça de enxaguar para não ficar com a pele sebosa ou quebradiça na hora que o excesso do óleo começar a sair.

“A maior preocupação que se deve ter durante o inverno é hidratar a epiderme, a camada mais superficial da pele. Com este cuidado é possível proteger a pele contra agressões externas, como o ar frio, resultando numa pele mais viçosa e saudável”, explica a fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha.

Saiba como cuidar da sua pele no Inverno   Dicas para evitar o ressecamento
Foto: Find N Found

De acordo com Tatiana, as mudanças bruscas de temperatura, os ventos fortes e o ar seco favorecem a evaporação da água do organismo e diminuem o grau de hidratação, deixando-a ressecada. “É importante continuar bebendo bastante água, mesmo que não se tenha sede, pois o corpo pede hidratação”, completa.

A fisioterapeuta também alerta sobre os raios solares no inverno, pois, mesmo que não pareçam, continuam sendo nocivos à pele. A foto proteção é essencial por causa das radiações a que a pele é exposta. Luzes de todas as origens podem ser motivos de aceleração do envelhecimento e do aparecimento de manchas na pele, desde luzes residenciais às radiações de monitores e TVs.

“Se engana quem pensa que a ausência do sol está diretamente ligada ao fim dos cuidados com proteção. Mesmo no inverno, o filtro solar deve ser usado todos os dias, inclusive nos dias nublados, chuvosos e aqueles dias em que não vamos sair de casa”, completa a fisioterapeuta.

Saiba como cuidar da sua pele no Inverno   Dicas para evitar o ressecamento
Foto: All Women Stalk

Lábios

Segundo Tatiana Campos Rocha, o ressecamento dos lábios, por exemplo, é um dos sinais de desidratação. Se compararmos com a pele do rosto, os lábios são muito mais vulneráveis ao ressecamento. Alguns especialistas dizem que o corpo perde dez vezes mais umidade pelos lábios do que em qualquer outra parte.

Existem duas manias feias que pioram ainda mais a situação da boca: uma delas é molhar os lábios toda hora com saliva na ilusão de que isso vai hidratar. Na verdade, a situação piora porque a saliva contém ácidos que auxiliam na digestão dos alimentos e podem causar irritação nos lábios.

O segundo erro é puxar, esfregar ou morder a pele que está se soltando. Isso causa feridas na pele fina, que sangra com facilidade. As feridas também podem aparecer pelo simples fato do lábio estar ressecado demais – sem elasticidade, ao sorrir ou abrir demais a boca a pele não consegue esticar o suficiente, então aparecem as rachaduras. Além do desconforto, essas feridas desenvolver infecções e são portas abertas para vários tipos de doenças.

Aproveite que você vai beber bastante água para hidratar a pele e beba ainda mais para hidratar os lábios também. O mercado também oferece diversas opções de hidratantes labiais bem específicos, alguns deles já vêm com fator de proteção solar. Cremes para assaduras, como hipoglós e bepantol, também são ótimos para manter os lábios hidratados. Prefira usar durante à noite.

Saiba como cuidar da sua pele no Inverno   Dicas para evitar o ressecamento Saiba como cuidar da sua pele no Inverno   Dicas para evitar o ressecamento
Fotos: Leanne Humberstone e How Stuff Works

Pés

Cuidar dos pés não se resume a fazer as unhas. A pele rachada é um dos sintomas do ressecamento. Ocorre com mais frequência nos pés, especialmente nos calcanhares e dedão do pé, locais que possuem menos glândulas sebáceas. O motivo é o mesmo já explicado acima – a pele perde a elasticidade, não consegue esticar o suficiente e racha – tome cuidado com as infecções.

Se a pele está somente um pouco seca, use lixas específicas para suavizar durante o banho – cuidado para não deixar a pele muito fina. Existem diversos cremes específicos para os pés. O mais indicado é passar à noite, antes de dormir. Espalhe o creme fazendo massagens e depois coloque meias para otimizar o resultado.

Saiba como cuidar da sua pele no Inverno   Dicas para evitar o ressecamento
Foto: Jeanne

Foto de abertura: Perfect Looks

Por Samantha Mahawasala

Publicação: 14 de junho de 2011

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
2011-06-14_233052
SPFW Verão 2012 – Samuel Cirnansck

 A referência ao masoquismo serviu para reforçar o toque fetichista da coleção, assim como a escolha de Lady Gaga...

Fechar