20 anos de Sandman – O Mestre dos Sonhos

 20 anos de Sandman   O Mestre dos Sonhos       20 anos de Sandman   O Mestre dos Sonhos

Sandman é uma revista de história em quadrinhos, sucesso de crítica e público. Foi criada por Neil Gaiman em 1988 para o selo Vertigo da Editora DC Comics. Suas histórias descrevem a vida de Sonho, o governante do Sonhar (o mundo dos sonhos) e sua interação com os homens e outras criaturas.

“Com um punhado de areia
eu mostrarei o terror a vocês…”

Assim começa uma das mais premiadas séries em quadrinhos que agora completa 20 anos de talento e as novas idéias temperadas com mitos e lendas.

20 anos de Sandman   O Mestre dos Sonhos  20 anos de Sandman   O Mestre dos Sonhos

Sandman
Uma breve descrição do que é Sandman é que se trata do ser que personifica os sonhos e as regras do lugar onde passamos um terço de nossas vidas.

Sonho
Sonho (que também é conhecido como Morpheus,Sandman, Oneiros, Oniromante e Lorde Moldador, entre outros nomes) é o governante do Sonhar. Ele é um Pérpetuo – os Perpétuos são manifestações antropomórficas de aspectos comuns a todos os seres vivos: Destino, Desencarnação (ou Morte), Devaneio (ou Sonho), Destruição, Desejo, Desespero e Delírio.
Personalidade
Sonho é um herói nobre, trágico, no estilo tradicional dos heróis da tragédia grega. Às vezes parece insensível, outras meditativo, mas invariavelmente melancólico. Já seu lado mais racional está sempre ciente de suas responsabilidades, tanto para com as pessoas comuns, quanto para aqueles de suas terras. Compartilha de uma ligação recíproca de dependência e de confiança com sua irmã mais velha, a Morte. Ele se esforça vigorosamente em compreender sua natureza e a dos outros Perpétuos.

Aparência
De modo geral, Sandman aparece para cada pessoa como o aspecto mais nobre de sua raça. Como personagem, Sonho é extremamente pálido, tem cabelos negros e se veste geralmente apenas com uma peça de tecido preto enrolada ao corpo. A forma na qual geralmente é visto na revista parece ter sido baseada na aparência do cantor Robert Smith (vocalista da banda The Cure).Já apareceu, na história chamada “Histórias na Areia”, interagindo com os antepassados de uma tribo da África sub-saariana, representado como um homem negro chamado Kai’Ckul.

Também já apareceu transfigurado em gato na história “Sonho de Mil Gatos” e também como raposa no especial “Caçadores de Sonhos”. Sonho às vezes é visto com uma ou mais de suas ferramentas: uma algibeira cheia de areia, um rubi e um elmo de formato bastante singular.

O elmo – que só costuma usar em algumas situações, como viagens a lugares inóspitos – também é seu símbolo na galeria de cada Perpétuo. Ele sempre se veste de preto, exceto quando usa seu traje formal, que tem detalhes roxos e azuis. No seu passado não costumava ser assim. Na história “Homens de Boa Sorte”, Sonho é visto em diferentes momentos nos últimos 500 anos.

20 anos de Sandman   O Mestre dos Sonhos

Leia mais sobre as aventuras do Sandmam no HC Maniacs e na Wipédia.

Publicação: 12 de março de 2008

AUTOR

Denise é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas empresas de moda e teve marca própria de lingeries, a Lility. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
vestidos-de-festa
Vestidos de Festa Alfred Angelo

O site americano Alfred Angelo apresenta vestidos em que o mesmo modelo é desenvolvido para as magrinhas e também para as cheinhas.  Por isso...

Fechar