Os carros da Moda e a moda nos carros – Parte II

Os carros da Moda e a moda nos carros – Parte II
Kia Soul. Foto:
O2 Aktuell

Em continuidade ao primeiro artigo da série, hoje exploro mais elementos dessa indústria que registrou crescimento de quase 10% no último semestre. Foram 2,4 milhões de veículos novos comercializados nos últimos seis meses, de acordo com a Federação Nacional Brasileira de Distribuição de Veículos Automotores.

Nesse universo de oferta e procura, parece ser fácil encontrar o veículo que atenda seus anseios e necessidades. Porém, quais são tais anseios e necessidades? Será que todos temos um check-list para avaliar as ofertas? Será que sabemos exatamente o que queremos?

A resposta não parece ser simples, pois os consumidores de veículos formam um público heterogêneo, que possuem situações financeiras distintas e motivações inconscientes complexas. Isso faz com que o processo de compra não seja tão racional e lógico quanto pensamos.

A publicidade e as publicações especializadas em carros, bem como concessionárias, revendedoras, lojas e distribuidores, ainda parecem ambientes focados no público masculino, apesar de testemunharmos um aumento considerável das consumidoras. Dessa forma, outras variáveis passam a fazer parte da motivação de compra.

Além dos modelos, cores, design e acessórios, muitos compradores já avaliam a reputação da marca, os números de recalls, opinião de consumidores, assistência técnica, nível de consumo de combustível, espaço interno e a sustentabilidade – os carros elétricos prometem ser uma alternativa contra poluentes.

Os recalls são importantes de serem acompanhados para evitar futuras dores de cabeça com repetidos defeitos de fábrica, como no caso da Toyota – que está convocando 270 mil proprietários do carro de marca Lexus (modelo de luxo) e no modelo Crown a comparecerem a uma de suas concessionárias ou mecânicas autorizadas, pois no pior dos casos, o motor pode simplesmente parar. Ou no caso da Mercedes-Benz, que anunciou um recall no Brasil por defeitos encontrados nas vans e furgões modelo Sprinter.

Os carros da Moda e a moda nos carros – Parte II
Furgão Sprinter, Mercedes. Foto: Mass Rent a Car

Os carros da Moda e a moda nos carros – Parte II
Corolla 2011. O modelo foi sujeito a recall no Brasil.  Imagem: Nippokar

Os apelos são muitos por parte das concessionárias – descontos, parcelamentos, financiamentos, brindes etc. Entretanto, a estratégia de oferecer carros sem taxa de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pode ter gerado frustração em muitos consumidores que anteciparam suas compras até o final do mês passado para obter o benefício do imposto zero, mas perderam a oportunidade de comprar novos modelos (2011) que já foram lançados no mercado.

Outra estratégia de venda foi o lançamento de carros fashion como o Kia Soul. O Kia Soul foi desenhado por Peter Schreyer, design de automóveis reconhecido por seu impecável trabalho na Audi e que posteriormente assumiu a direção de design da Kia Motors.

O carro foi apresentado primeiramente em 2008, no Salão de Automóvel de Genebra (Suíça) e chegou este ano no Brasil. O Kia Soul Diva tem como público-alvo as mulheres, pois seu design arrojado e inovador inclui detalhes como tecidos e cores especiais, tapetes personalizados e compartimentos especiais . O modelo Kia Soul Burner , por sua vez, foi pensado para o publico masculino versão “bad boy” por ter cores fortes (preto-vermelho), 4 bancos individuais e desenhos que reproduzem tattoos.

As especificações do Kia Soul são bastante atrativas e no Brasil são oferecidas cinco diferentes versões do carro. O carro tem excelente espaço interno, capacidade do porta-malas com bandeja para objetos, itens de fábrica como ar condicionado, airbag duplo, CD MP3 player com entrada auxiliar para Ipod e USB que podem ser controlados no volante, sistema de som com 5 auto falantes e tweeters, ajustes no banco e na coluna da direção, tem ótima visibilidade e dirigibilidade.

Os opcionais também são inovadores, como exemplo os bancos com tecidos personalizados e o retrovisor interno com tela de LCD acoplada câmara na parte traseira para auxilio na marcha ré. O veículo pode custar a partir de R$ 55,900 (o valor foi visto em campanha publicitária).
Apesar do Kia Soul não considerar ter nenhum competidor direto no mercado brasileiro por ser o primeiro carro com design automobilístico arrojado, poderíamos mencionar o Volkswagen Crossofox, Ford Ecosport, Nissan Livina, Renault Sandero e o Honda Fit.

Os carros da Moda e a moda nos carros – Parte II
Kia Soul Diva. Foto:
Kia World

Os carros da Moda e a moda nos carros – Parte II

Kia Soul Burner. Foto: NetCarShow

Outras marcas se utilizam de diferentes apelos visando a atrair cada um o seu público. A Hyundai, por exemplo, apresenta seus modelos Tucson, Santa Fé. Vera Cruz e Azera como campeões de qualidade e 5 anos de garantia. A Ford oferece taxa zero e saldo em 24 meses para o novo Ford Focus, enquanto a Chevrolet destaca ter trazido o carro mais premiado dos EUA – Novo Chevrolet Malia Peugeot . Em sua promoção Zero Grau Peugeot, a marca presenteia seu consumidor das linhas 207 e 307 com ar-condicionado grátis.

Sempre aconselhamos ler (mesmo com lupa) as condições das promoções escritas em letras minúsculas, para não se iludir na hora da compra.

Aproveitando o sucesso de bilheteria do filme Avatar, a Citroen fez uma campanha interessante para lançar o Citroen Xsara Picasso série especial Avatar, cujo apelo é a tecnologia sustentável, em harmonia com o meio ambiente.

No próximo artigo, pretendo explorar as novidades de mercado como o ix35 da Hyundai e Sportage New Age da Kia Motors – essas duas montadoras coreanas são partes do mesmo grupo e se apresentam como rivais no mercado brasileiro. Vou também comparar carros de uma mesma classe e público-alvo e oferecer dicas para avaliar seu novo carro.

Os carros da Moda e a moda nos carros – Parte II

Azera 2011. Foto: Hyundai

Os carros da Moda e a moda nos carros – Parte II
SantaFe. Foto: Hyundai


Os carros da Moda e a moda nos carros – Parte II
VeraCruz. Foto: Hyundai

Os carros da Moda e a moda nos carros – Parte II
Tucson. Foto: Hyundai

Os carros da Moda e a moda nos carros – Parte II
Xsara Picasso Série Especial Avatar. Imagem: BlogAuto

Os carros da Moda e a moda nos carros – Parte II
Xsara Picasso Série Especial Avatar, datalhe. Imagem: BlogAuto

Veja o comercial do Kia Soul

Leia mais: Os carros da Moda e a moda nos carros – parte 1

Publicação: 20 de julho de 2010

AUTOR

Psicanalista e economista, com pós-graduação em Administração pela USP e Marketing pela ESPM. Tem MBA em Gestão Internacional pela Thunderbird School of Global Management‚ Arizona‚ USA e formação nas áreas de Psicologia e Filosofia.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Printing-UOL-367x450
Fashion Rio Verão 2011- Printing, Ausländer e Alessa

Foto de UOL Printing Inspirada nos jardins ingleses, a estilista Márcia Queiroz usou chiffon, jacqard e cetim como base para...

Fechar