Botões ecológicos e um pouco da história dos botões

Botões ecológicos e um pouco da história dos botões

Botões feitos em Portugal a partir de papel reciclado, sêmola de batata, milho, marfim-vegetal, algodão, restos de madeira, plantas e frutos têm sido procurados por estilistas e marcas de moda de todo o mundo.

Estes botões ecológicos biodegradáveis são fabricados no Louro, Famalicão (norte do país), pela Louropel, empresa portuguesa que detêm uma “tecnologia patenteada única no mundo” e é a maior fabricante mundial de botões.

“Os norte-americanos gostam muito dos nossos botões ecológicos. Compramos há quatro anos esta patente na Itália. É um processo de fabricação único”, disse o gerente geral da Louropel, Avelino Rego, em entrevista à Agência Lusa.

Leia matéria completa em Botões ecológicos lusos já são comuns na moda internacional.

Fonte: Agência Lusa

Botões ecológicos e um pouco da história dos botões

História do Botão

“Os fabricantes de botões apareceram no século 13, mas só nos séculos 15 e 16 é que a indústria dos botões se implantou verdadeiramente em França e aí floresceu.

No livro “O Botão ao Longo dos Tempos” de M. Albert Parent, diz-se que em meados do século 14 o botão já fazia parte dos objetos úteis, e depressa começou a ser utilizado como ornamento.

A moda da altura favoreceu o seu desenvolvimento. Os gibões da nobreza continham 38 botões guarnecidos, forrados com sedas coloridas, ou com botões em ouro, prata e pérolas. Durante o reinado de Henri III, todas as partes do vestuário tinham botões: as mangas, os ombros, os calções.

No século 17, o botão tornou-se menos decorativo e mais utilitário devido à sobriedade do vestuário. Em 1735, os fabricantes de tecidos e os ‘retroseiros’ produziam botões forrados com tecido, mais sólidos e mais baratos, mas em 1736, uma ordenação Real interditou a fabricação destes botões. A produção de botões atinge o apogeu na altura da Revolução.

Leia mais em HISTÓRIA DO BOTÃO.

Fonte: Portais da Moda

Botões ecológicos e um pouco da história dos botões

Para saber mais sobre a História dos Botões e curiosidades, acesse o site da Wikipedia pelo link Button. Lá estão vários tipos de botões como os de metal, botões cobertos de pano, botões planos para costura em máquina, botões feitos de aviamentos, além de tamanhos e buracos. Está em inglês.

Vídeos

Acessando o site da empresa IBG, pode-se ver como é uma linha de produção de botões. Clique aqui.

Outro vídeo interessante está em inglês e explica como fazer botões manufaturados.

How to Make Button Molds & Buttons ( Como fazer moldes e botões)

Botões ecológicos e um pouco da história dos botões

Por Queila Ferraz

Publicação: 28 de agosto de 2008

AUTOR

Queila Ferraz, Coordenadora Geral do Curso de Design de Moda da UNIP, foi professora da Universidade Anhembi Morumbi e dos cursos de pós-graduação de Moda do Senac. É historiadora de moda, especialista em processos tecnológicos para confecção e consultora de implantação para modelos industriais para a área de vestuário.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
burberry-spring-summer-2008-ad-campaign
A moda pode ajudar ou prejudicar a busca por uma identidade?

Campanha Burberry Diante de um mundo cheio de desejos, anseios e impulsos, estabelecemos durante a vida certos padrões inerentes a...

Fechar