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Estamparia Corrida – Parte 3/3

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Estamparia Corrida   Parte 3/3

Imagem Santa Mistura

Por Alexandre Gijon

Leia também Processos e Técnicas de Estamparia – Parte 1/3 e Tipos de tinta e efeitos para Silk-Screen (Parte 2/3).

É um tipo de estamparia que é aplicada diretamente no tecido. É o processo usado para criar o “Tecido Estampado” que pode ser feito através de diferentes técnicas:

Estamparia Corrida   Parte 3/3

Imagem Santa Mistura

  • Estampa Corrida de Quadro

É um processo de estamparia de rolo de tecido. São desenhos que se repetem formando um rapport cobrem toda a extensão do tecido sem tingimento. Assim são feitos os tecidos estampados.

O rapport é padrão mínimo da estrutura do desenho que se repetirar por toda a extensão do tecido, sua arte é criada para que não seja percebida a emenda entre uma batida e a outra, e também de forma que o desenho se complemente. Saiba como fazer um raport no photoshop no blog Santa Mistura.

Estamparia Corrida   Parte 3/3

O processo de estamparia corrida em quadro é um processo lento e caro. São feitas telas de nylon como as telas de silk-screen, porém com a medida de 1,50 x 0,80m e a tinta é aplicada manualmente ou por máquinas através dos quadros (telas).

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Imagens do site Bastida

É utilizada uma tinta especial que busca obter o menor toque possível para não comprometer o caimento do tecido.

Existe um limite de até oito cores.

  • Estamparia Corrida de Cilindro

Processo semelhante ao processo de quadro. Porém, neste são utilizados cilindros metálicos perfurados com os desenho da estampa.

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Imagens do site Bastida

Para cada cor é feito um cilindro. A tinta é colocada dentro do cilindro e uma maquina gira os cilindros aplicando a tinta ao tecido como numa gráfica. É o processo mais moderno de estamparia corrida. Seu custo de preparo é pouco mais alto que o de quadro, porém o tempo de produção é muito mais rápido.
Também existe o limite de oito cores.

” Para se gravar um cilindro, o processo pode ser digital usando gravadoras a laser, cêra ou manual utilizando fotolitos.

A estamparia de cilindros geralmente é utilizada quando a quantidade de tecido a ser estampada é muito grande e com pouco prazo para sua execução.” (Leia mais no site Bastida)


  • Estamparia Corrida de Sublimação

É um processo que funciona com cilindros metálicos perfurados, a diferença do processo de estampa de cilindro comum é que os cilindros são alimentados com tinta sublimática e a máquina aplica a tinta a um rolo de papel que na mesma hora vai aplicando por processo de prensa térmica no tecido.

A tinta sublimática é uma tinta que reage diretamente com a fibra dos tecidos de poliéster e poliamida e funciona como uma espécie de tingimento localizado.

Limita-se ao uso de até oito cores e apenas aos tecidos de poliéster e poliamida.

  • Estamparia Digital

Saiba mais sobre a Estamparia Digital.

Processo de estamparia onde uma maquina semelhante a uma impressora gigante imprime diretamente no tecido um desenho digital. Do computador para o tecido.

Estamparia Corrida   Parte 3/3
Esse processo dispensa a fabricação de quadros e cilindros, além de possibilitar a produção em pequena escala, sendo possível estampar um único metro se necessário, contra os 600 metros mínimos pedidos para os outros processos de estamparia corrida.

Graças à alta resolução dessas “impressoras” de tecido é possível imprimir até fotos através da estamparia digital. Este processo eliminou alguns custos, porém seu valor é três vezes maior que os convencionais porque a tinta usada é extremamente cara.

“Sua aparência após estampado é a de quadricromia. Suas cores são formadas pelos pixels em jatos de tinta e podem ser estampados praticamente todos os tipos de desenhos que se desejar, os de qualquer padronagem que conhecemos em estamparia e inclusive ou principalmente os formados por fotos e/ou ilustrações com todas as cores possíveis.

Por todas as possibilidades é o processo mais lento e porisso usado para desenhos difíceis, com inúmeras cores, desenhos fotográficos, exclusivos ou de pouca quantidade.

Sua qualidade é excelente e seu toque é somente o do tecido, como os do processo transfer.” ( Leia mais sobre estamparia no site Bastida)

Criação de Desenho para Estampa Corrida

Saiba ótimas dicas sobre estampas no blog Santa Mistura e aqui. Conheça também o Pequeno Manual de Estamparia.

Leia também Processos e Técnicas de Estamparia – Parte 1/3 e Tipos de tinta e efeitos para Silk-Screen (Parte 2/3).

Por Alexandre Gijon

(Alexandre Gijon é formado pela escola Panamericana de Artes, no curso de Design Têxtil. Trabalhou desenvolvendo tecidos de camisaria para tecelagens, além de atuar com estilistas renomados, como Reinaldo Lourenço. Atualmente trabalha desenvolvendo a parte de estamparia corrida digital e também atua como free-lancer para tecelagens e malharias no desenvolvimento de estampas para a coleção, além de fazer trabalhos exclusivos para clientes. alexandregijon@gmail.com )

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Queila Ferraz, Coordenadora Geral do Curso de Design de Moda da UNIP, foi professora da Universidade Anhembi Morumbi e dos cursos de pós-graduação de Moda do Senac. É historiadora de moda, especialista em processos tecnológicos para confecção e consultora de implantação para modelos industriais para a área de vestuário.

67 Comment

  1. a nossa empresa gostaria de saber mais sobre a maquina digital e como funciona video dela funcionando se possivel e telefone para entra em contato com voces desde ja agradecemos a atençao

  2. A TODA COLORIDA é uma empresa de Estamparia digital, localizada entre Jundiaí e Várzea Paulista – SP, e voltada para criação e desenvolvimento de estampas originais.

    Produzimos estamparias sob encomenda, tanto em pequenas como em grandes quantidades.

    Poderemos receber tecidos para impressão de clientes de todo o Brasil e também desenvolvemos o seu design personalizado.

    http://www.todacolorida.com.br
    contato@todacolorida.com.br

  3. Olá,
    Será que alguém conhece cursos de Estamparia Digital aqui em SP?
    Eu já trabalhei para uma empresa de sublimação.
    Já sei mexer com Illustrator, CorelDraw, Photoshop, mas queria saber as técnicas de pré impressão, ou o que for preciso para poder ter mais segurança ao entregar um trabalho nesse ramo.
    Desde já agradeço,

    Chris Busato

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