Moderatrix Cariri – uma fotografia de moda com caráter documental

Moderatrix Cariri   uma fotografia de moda com caráter documental 

O  fotógrafo Dada Petrole que desenvolveu o projeto Moderatrix Cariri obteve uma grande vitória. Dada teve a honra de ver seu projeto condecorado como um dos melhores trabalhos de Design dos países de língua alemã no ano de 2007.  Esse prêmio é o Oscar do Design entre os países Alemanha, Suiça e Áustria. 

O Moderatrix foi o único trabalho premiado em fotografia entre os 619 concorrentes nessa categoria (no geral 2.000) e ficou ao lado de grandes outros trabalhos em diversas mídias.  A fotografia e a concepção do “Moderatrix Cariri”  não só foram nomeados, como também, condecorados!

As fotos estão expostas em Berlim, vão pra Munique, depois Hamburgo e Colônia.  Em abril será publicado o livro Sushi 2007, com o néctar dos melhores trabalhos realizados nos três países, os vencedores do ADC 2007, depois disso irão ser expostos também em outros países.  ”

Dada dedica e compartilha essa vitória, pois, é também “uma vitória do Cariri, do Nordeste e do nosso Brasil!” Comenta o autor.

As fotos são belíssimas e podem ser vistas no site da GEO.de.

Parabéns Dada!!!! Realmente é um belo trabalho, nós do Fashion Bubbles lhe desejamos todo o sucesso  nessa jornada que une moda e  cultura brasileira! 

Moderatrix Cariri   uma fotografia de moda com caráter documental

O que é o projeto Moderatrix Cariri?

O Projeto Moderatrix Cariri é um documentário fotográfico (em forma de livro) sobre a região do Cariri.  A cultura, a tradição, o imaginário popular e a questão social da região sao os aspectos pesquisados para a formulação da concepção desse trabalho. É um livro de fotografia que mostra as principais características do Cariri através de historias contadas pela fotografia.  A linguagem da fotografia usada nesse trabalho não é de uma fotografia convencional, jornalística ou documentária.

A idéia principal é fazer com que a história do Cariri chegue até o publico observador da fotografia, fazendo com que a foto atinja o seu máximo na comunicação entre o seu apreciador  e o conteúdo da imagem, induzindo a leitura do texto que lhe acompanha.  Depois da pesquisa foi usado características da fotografia de moda e da fotografia documental em uma só mídia.  “Com o glamour da fotografia de moda é possível atrair apreciadores(as) e através das imagens apresentar o cariri a quem não o conhece!

A nossa sociedade nos obriga a procurar soluções inovadoras para chegarmos ao nosso objetivo e quando esse é de grande importância significa ter que usar de maior habilidade e responsabilidade para adquirirmos o êxito nas nossas ações. Comenta Dada Petrole.

O Moderatrix Cariri vem interagindo entre pesquisa e realização já há mais de um ano e tem como objetivo fazer com que o cariri cearense seja apresentado no Brasil e no exterior.
 

O livro é estruturado como uma série fotográfica (uma foto por história) e se responsabiliza em apresentar a região em uma simbiose entre o glamour de uma moda conceitual rústica e um ambiente sem maquiagem.  A moda (figurino) usada pelas modelos foi  exclusivamente criada para esse projeto e foi elaborada com base em materiais alternativos que têm uma ligação com a história a ser contada.

Na concepção desse projeto foi e é de grande importância trabalhar com a comunidade caririense. As modelos fotografadas sao pessoas encontradas pelas ruas, parada de ônibus, festas, desfiles de moda e etc., mas sempre com a condição de serem do cariri.  Os assistentes de fotografia e de produção, make-up, cabelo, figurinistas e todos os demais participantes desse trabalho, são do Cariri e por unanimidade eles têm interesse nessa produção, pois são conhecedores da essência desse trabalho e sua importância para o Cariri, já que é um produto 100% made in Cariri. 

O objetivo de trabalhar somente com pessoas daquela região foi primeiramente uma estratégia de unir os interessados nas áreas de fotografia, moda e pesquisadores de cultural, do Cariri e passar-lhes, através do trabalho em conjunto, informações e práticas de como um projeto surge, como uma pesquisa funciona, como é a execução de um grande projeto e mais que tudo como se descobre o que existe de fascinante dentro da nossa própria casa. “Foi e está sendo uma experiência de grande valor para todos nós.  Temos como participantes de forma direta nesse projeto, mais ou menos 60 pessoas do cariri, ligadas as mídias de arte visual, moda, audiovisual e comunicação.  No geral estão envolvidas nesse trabalho quase 150 pessoas.” Completa Dada Petrole.
Esse trabalho dá a chance de imortalizar os aspectos culturais carirenses e contribuir tanto para a aceitação e continuação dos seus valores como serve para tentar denunciar alguns absurdos impregnados nos costumes dos povos do cariri, como a queimada e o lixo mal administrado.

O livro Moderatrix Cariri é a prática de uma tese que defendeu a funcionalidade conceitual de unir os estilos de fotografia de moda com a fotografia documental.  O resultado dessa tese contemplou-se como o segundo melhor trabalho do ano da University of Applied Science – De Design (Fachhochschule Münster FB Design) dando a Dada Petrole, idealizador e realizador desse projeto, o titulo de Diplomado em Design da mídia com especialização em Fotografia.  O moderatrix Cariri está escrito em alemão e português, o que fortalece e garante as possibilidades de mostrar o cariri para quem não o conhece, tanto no Brasil, como em outros países.

Esse trabalho foi publicado em algumas das revistas mais importantes da Alemanha como a Designs Digest e GEO e vem sendo apresentado em diversos jornais e sites da Alemanha e já chegou também nos EUA. Em outubro o “Moderatrix Cariri” foi contemplado pelo concurso ADC 2007 como o único projeto  de fotografia nas categorias “Fotografia e concepção”.  Esse prêmio é um dos oscar’s do Design na Europa.  As fotos foram expostas em Berlim e Munique e em 2008 serão publicadas no livro Sushi 2008, que é a essência dos melhores trabalhos dos paises de língua alemã (Alemanha, Suíça e Áustria.) “Essa conquista não é so minha, ela é do Cariri, do Ceará e do Brasil!” ressalta Dada Petrole.

O Moderatrix Cariri encontra-se pronto pra ser publicado e vem resistindo as ofertas alemãs de publicar o livro na Alemanha, pois pra Dada Petrole esse trabalho deve ser publicado primeiramente no Brasil e de preferência no Cariri através de editoras ou gráficas também cearense.

Mesmo com o Moderatrix cariri ainda em processo de publicação Dada Petrole já trabalha em outros projetos.  No mês de novembro realizou uma reportagem fotográfica  no continente africano, na cidade arqueológica de Sidi Medien na Tunísia e em Janeiro realiza uma série fotográfica nas dependências históricas do Holocausto em Auschwitz na Polônia (lugar onde milhares de pessoas foram massacradas pelos subordinados ao ditador nazista Alemão Adolf Hitler, durante a segunda guerra mundial).

O próximo projeto de Dada Petrole no Brasil será novamente no Cariri.  Já trabalhando nele há quase um ano, ele pretende realizá-lo em meados do primeiro semestre de 2008 e tem como foco principal “O Fóssil da Bacia do Araripe”, nome esse que também intitula o projeto.  Ele ressalta esse projeto como o mais ambicioso e especial da sua carreira e espera poder contar com o interesse privado e institucional do Cariri e Ceará! 
O link do concurso que teve 2.000 participantes é esse:
http://www.adc.de/servlet/PB/menu/1013338/gewinner_2007.html?catID=1013330
O link da revista GEO:
http://www.geo.de/GEO/fotografie/junge_fotografie/50925.html?maction=img&context=day&img=2005&user=24183

Site de Dada Petrole
www.petrole.de

Publicação: 18 de dezembro de 2007

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
bxp57271
Fotos com dicas de embalagem para presentes

Natal é tempo de presentear e a melhor forma de valorizar o seu presente é caprichar na embalagem. Assim segue...

Fechar