Dicas de elegância e estilo na Moda Masculina por Luca Locci, empresário italiano radicado no Brasil

Dicas de elegância e estilo na Moda Masculina por Luca Locci, empresário italiano radicado no Brasil

A Itália está entre os principais polos de design de roupas e acessórios no mundo. Não é por um acaso que a moda sempre teve um papel ímpar na cultura e na sociedade italiana, sendo os italianos conhecidos mundialmente pelo modo aprimorado de se vestir.Isso faz referência ao que eles próprios chamam de “fare bella figura”, que significa “causar uma boa impressão”.

Com toda essa tradição e excelência em estilo de vida e design, nada melhor que um italiano para nos dar dicas preciosas de moda, assim convidamos, um paulistano “importado” que nos fala da moda masculina brasileira vista com os olhos de um italiano (a)típico – Luca Locci.

Dicas de elegância e estilo na Moda Masculina por Luca Locci, empresário italiano radicado no BrasilLuca pretende trazer um pouco do estilo italiano para a moda brasileira com dicas de elegância

Luca Locci é  membro desde a fundação do GEI, Director Executivo da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio de São Paulo (que coordena o Comitê de Logística e Transportes),  consultor de várias instituições italianas e brasileiras, participando também como  um orador em conferências e seminários sobre o Brasil e sobre as relações comerciais entre a Itália e o Brasil.

Em 2006 fundou a Aurelia Trading & Consulting, empresa de consultoria empresarial e
comércio exterior . Também escreve artigos em revistas e publicações eletrônicas em termos de logística de transporte e colabora com vários jornais italianos.

Dicas de elegância e estilo na Moda Masculina por Luca Locci, empresário italiano radicado no BrasilVeja também: Sapatos e meias na moda masculina – Dicas de elegância por Luca Locci

Confira agora entrevista com o Luca, que por algumas semanas nos dará dicas de estilo e moda masculina.

Dicas de elegância e estilo na Moda Masculina por Luca Locci, empresário italiano radicado no Brasil

FB: Luca Locci, por que você se sente em condições de comentar a forma com que se vestem os brasileiros, mas particularmente, os paulistanos?

LL: Porque eu sempre observo os detalhes, a qualidade, o acabamento e no geral tento interpretar o gosto das coisas e das pessoas com quem me deparo diariamente, sejam elas um executivo que anda na Paulista, num prédio na Lapa, ou um objeto de decoração na sala de um escritório. Isso é um vício de muitos italianos, acostumados como somos a viver numa realidade onde a aparência nunca foi futilidade, e sim expressão de cultura e história.

FB: Mas você não é um profissional do mundo da moda… Então está aqui meio que de gaiato…

LL: Tem alguma coisa mais chata do que escutar ou ler as declarações dos assim chamados profissionais da moda? Eu acho que o bom gosto deveria se sobrepor ao conceito de moda, no sentido que cada gesto, cada peça de roupa, ou a forma com que decoramos nossa sala no trabalho e nossa casa, o carro que escolhemos e os acessórios que compramos, tudo isso deveria ser o fruto de um conceito e de um estilo de vida, que a princípio não deveria copiar nada e nem ninguém, e sim, apenas comunicar quem somos.

Dicas de elegância e estilo na Moda Masculina por Luca Locci, empresário italiano radicado no Brasil Dicas de elegância e estilo na Moda Masculina por Luca Locci, empresário italiano radicado no Brasil
A moda deveria ser o fruto de um conceito e de um estilo de vida, que a princípio não deveria copiar nada e nem ninguém, e sim, apenas comunicar quem somos – elegância e estilo na Moda Masculina

FB: Mas você não respondeu minha pergunta: quem é Luca Locci?

LL: Bom, eu sou italiano, tenho 52 anos dos quais 19 e meio vividos no Brasil, o país que escolhi para trabalhar e viver, e que me deu quase tudo o que tenho hoje. Sou empresário, atualmente empenhado com minha empresa Aurelia Trading & Consulting em interceptar a complexa demanda de consultoria e assistência que vem das empresas italianas que decidem enfrentar o mercado brasileiro, abrir uma filial no país, ou se associar à empresas brasileiras, enfim a fazer negócios neste grande e complicado Brasil. O mesmo faço para as empresas brasileiras que pretendem medir forças lá fora, especialmente na Itália.

Dicas de elegância e estilo na Moda Masculina por Luca Locci, empresário italiano radicado no Brasil
Luca Locci, empresário italiano morando há 19 anos no Brasil, nos dará dicas de moda masculina e estilo de vida

FB: Mas por qual motivo um empresário de sucesso, diretor e membro de importantes instituições italianas no Brasil, decide falar a respeito de coisas de moda, não sendo este seu setor de trabalho?

LL: Justamente por isso – não devemos passar a nossa vida concentrados demais no setor em que operamos profissionalmente, pois essa demanda  pode acabar nos fazendo mal. Devemos ao contrário, ter e cultivar interesses diversos, se apaixonar por questões de interesse geral… Meter o bedelho sem medo de ser criticados…

Italiano é especialista nisso e adora uma polêmica, acho que faz parte do nosso DNA, nos deixa satisfeitos uma boa briga, um teatro dramático que em poucos minutos vira comédia e acaba num abraço e com um bom copo de vinho.

FB: Então sua intenção é usar o Fashion Bubbles para fazer polêmicas? Não sei se vou concordar com isso…rs

LL: Uma coisa posso te garantir,  nunca ouvirá da minha voz pensamentos politicamente corretos, que odeio e contesto sistematicamente, mas de repente minhas observações poderão estimular reflexões nos teus seguidores, fazer com que eles se façam perguntas que nunca se propuseram a fazer, ou comecem a considerar aspectos e detalhes aos quais nunca deram atenção…

FB: Pode citar um exemplo?

LL: Claro que sim. Falando de moda masculina, cito como exemplo o “odioso” costume de muitos brasileiros de passar os colarinhos de suas camisas como se tivesse ficado debaixo de um trator tipo rolo compressor, e, fazer nós de gravata que parecem feitos por uma máquina de controle numérico, de tão precisos e simétricos que ficam… isso é terrível!

Dicas de elegância e estilo na Moda Masculina por Luca Locci, empresário italiano radicado no BrasilDicas de elegância e estilo na Moda Masculina por Luca Locci, empresário italiano radicado no Brasil

Para Luca, os nós das gravatas NÃO devem ser tão simétricos e precisos. Enquanto os colarinhos das camisas NUNCA devem parecer com envelopes postais de tão retos – elegância e estilo na Moda Masculina

O colarinho deve ser passado com delicadeza, de preferência com ferro à vapor, sempre no verso, ou seja aberto e por trás, e DEVE ser dobrado por cima da gravata de maneira que forme uma curva doce, nunca um envelope postal!

O nó da gravata deve ser feito de uma aba só, e deve ficar torto para um lado (qualquer similitude é meramente casual…), como se a pessoa tivesse feito este nó de pressa, sem se olhar no espelho, e melhor ainda se no meio da pá (a gravata debaixo do nó), fique uma fenda tipo pince (outra similitude nada casual…).

Dicas de elegância e estilo na Moda Masculina por Luca Locci, empresário italiano radicado no BrasilElegância e estilo na Moda Masculina

FB: Meu Deus… tudo isso para colarinho e nó da gravata… então nem imagino o que deve ter de dicas para resto do visual…

LL: Muitas, realmente, para um italiano geralmente são reflexos condicionados, gestos habituais, mas no resto do mundo nem sempre… mas antes que você me tache de “porco chauvinista” (expressão que as feministas adaptaram para os homens excessivamente machistas),  te adianto que na Itália também tem MUITA gente mal vestida ou de mal gosto, isso não é privilégio de ninguém!

De todas formas, se você achar interessante para teus leitores e seguidores, com prazer poderei te passar “blocos de anotações” e dicas para o homem estar sempre bem arrumado, à prova de olhar italiano, da cabeça aos pés… e olha que tem muito pra falar hein…

FB: Vamos adorar! Seja bem vindo e vamos aguardar as próximas dicas!

 Dicas de elegância e estilo na Moda Masculina por Luca Locci, empresário italiano radicado no Brasil
O nó da gravata deve ser feito de uma aba só, e deve ficar torto para um lado, como se a pessoa tivesse feito este nó de pressa, sem se olhar no espelho, e melhor ainda se no meio da pá (a gravata debaixo do nó), fique uma fenda tipo pince (outra similitude nada casual…). Já  o colarinho deve ser passado com delicadeza, de preferência com ferro à vapor, sempre no verso, ou seja aberto e por trás, e DEVE ser dobrado por cima da gravata de maneira que forme uma curva doce, nunca um envelope postal – elegância e estilo na Moda Masculina

Veja mais dicas de moda masculina no Manual do Homem Moderno.

 Inspire-se com mais imagens de looks masculinos

Para fotos ampliadas, clique na imagem.

 Imagens via Pinterest

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Publicação: 26 de junho de 2015

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Batom marsala – Sua boca mais chique com a cor do ano

No inverno os tons sempre ficam mais fechados, não só nas roupas, mas também na maquiagem. Por conta disso, a...

Fechar