Logo

Beyoncé – Biografia, estilo e carreira

Beyoncé   Biografia, estilo e carreira
Foto de Shopping Blog

Beyoncé é certamente uma artista completa. A norte-americana consegue combinar como ninguém um vozeirão, com performances, coreografias alucinantes e figurinos vanguardistas. Não é para menos que a cantora conquistou seis prêmios Grammy em 2010. Além desses, Beyoncé já recebeu outras 88 estatuetas, referentes a outras premiações, entre elas os BRIT Awards e o Peoples Choice Awards.

A cantora desembarca no Brasil para shows da turnê “I am…” e promete impressionar. O espetáculo terá duaração de duas horas e meia e contará com dez trocas de roupa – o figurino dos shows no Brasil totaliza 58 looks – medley dos hits da época do Destiny’s Child e voo, sustentado por cabos de aço, obviamente.

Beyoncé   Biografia, estilo e carreira

Foto de Beyoncé World

História da diva do Rhythm&Blues

Natural de Houston, Texas, Beyoncé Giselle Knowles é hoje uma das cantoras mais respeitadas e relevantes do cenário musical mundial.

Filha de Mathew Knowles e Tina Knowles, produtor musical e estilista, respectivamente; Beyoncé teve contato com música e dança desde cedo. Na St. Mary’s Elementary School, a cantora teve aulas de balé, dança e jazz. Foi durante uma aula de dança que foi descoberto seu talento para o canto. O professor começou a cantarolar uma música e Beyoncé o acompanhou. Qual foi a surpresa do tutor ao ver que a menina acertava todas as notas altas!

Passou dois anos cantando como solista no coral da igreja. Deixou o posto para cuidar da carreira de cantora. Beyoncé tinha nove anos na época.

A partir de então, Beyoncé, apesar de sua timidez, passou a participar de vários shows de talentos da escola, chegando a ser premiada por uma versão da canção “Imagine”, de John Lennon. A jovem cantora foi ganhando notoriedade, tanto que chegou a ser citada no jornal Houston Chronicle como candidata da região para prêmio local.

Ainda aos nove anos, juntou-se à amiga Kelly Rowland e fez um casting para encontrar meninas que pudessem integrar com as duas um conjunto musical. Logo depois, as duas entram em um grupo chamdo Girl’s Tyme, composto por seis garotas. O grupo adquiriu certa fama e foi levado a um estúdio na Califórina. Os produtores queriam Beyoncé nos vocais, pois viam que a garota tinha muito talento. Todavia, o Girl’s Tyme não foi muito longe.

Em 1990, Beyoncé se matricula na Parker Elementary School. Lá, cantava com o coro da escola. Depois, entra na High School for Performing and Visual Arts e na Alief Elsik High School.

Beyoncé   Biografia, estilo e carreira
Beyoncé jovem – Foto de Fan Pop

Apresentação do Girl’s Tyme de 1993

Beyoncé e o Destiny’s Child

Ainda em 1990, Beyoncé se junta à prima, Kelly Rowland e a mais duas amigas – LaTavia Roberson e LaToya Luckett – e lança o Destiny’s Child, banda que a levou ao estrelato.

O pai de Beyoncé, Mathew Knowles – à época, vendedor de suprimentos médicos – largou o emprego em 1995 para gerenciar a carreira da filha. Nessa época, Beyoncé conhece a cantora Alicia Keys. Em 2009 as duas gravaram em parceria a música “Put it in a love song”.

No ano de 1997 o grupo assina contrato com a Columbia Records e grava a música “Killing Time”, que vira trilha sonora do sucesso de bilheteria “MIB – Homens de Preto”. No ano seguinte é lançado o primeiro álbum do conjunto, mas é somente após do lançamento do segundo disco, “The Writing’s on the Wall”, que as Destiny’s Child alcançam a fama.

No ano 2000 Beyoncé é acusada por LaTavia Roberson e LaToya Luckett de estar sendo beneficiada por Mathew Knowles. As duas saem do grupo, dando lugar a Michelle Williams e Farrah Franklin. Antes do fim do grupo, em 2001, foram lançados os sucessos “Survivor” e “Bootylicious”.

Beyoncé   Biografia, estilo e carreira
Foto de R7

Beyoncé   Biografia, estilo e carreira
Foto de Superior Pics

Carreira Solo

Beyoncé estrela, em 2001, o longa-metragem da MTV “Carmen – A Hip Hopera” e no ano seguinte co-estrela ao lado do comediante Mike Myers o filme “Austin Powers e o Homem do Membro de Ouro”.

Em junho de 2003 é lançado o primeiro álbum solo da cantora, “Dangerously in Love”. O disco contou com a colaboração de grandes nomes da música, como Missy Elliot e Jay-Z. O álbum estreiou em primeiro lugar na Billboard 200, vendendo 317 mil cópias em apenas uma semana. Dois singles desse disco alcançaram o primeiro lugar da Billboard, Crazy in Love – escolhido pelo semanário inglês New Musical Express como a música da década de 2000 – e Baby Boy.

Em novembro de 2004, depois de jejum de 3 anos, Kelly Rowland, Michelle Williams e Beyoncé se juntam e gravam uma coletânea.

Em 2006, Beyoncé co-estrela o filme “A Pantera Cor de Rosa” ao lado do consagrado ator Steve Martin. Ela grava uma música para o longa, “Check on It”, que também alcança o primeiro lugar da Billboard.

Beyoncé adia a produção de seu segundo álbum – B’day- para se dedicar às gravações do filme “Dreamgirls”, adaptação de um sucesso da Broadway inspirado na carreira do grupo feminino da Gravadora Motown, The Supremes. Beyoncé interpreta a portagonista, Diana Jones e recebe duas indicações para o Globo de Ouro.

Em 4 de setembro de 2005 é lançado o disco B’day, que vende mais de 541 mil cópias em sua primeira semana.

No ano de 2008, Beyoncé interpreta a consagrada cantora de blues Etta James, no filme Cadillac Records que obtém sucesso de crítica.

Beyoncé   Biografia, estilo e carreira
Capa do primeiro CD solo – Foto de Onoocio

Beyonce “At Last” de Etta James no filme Cadillac Records

Em 18 de novembro do mesmo ano, é lançado o mais recente álbum da cantora “I am… Sasha Fierce”. O disco duplo contém baladas, músicas de inspiração folk e faixas dançantes. Os singles “If I Were a Boy” e “Single Ladies” foram lançados ao mesmo tempo nas rádios e se tornaram sucesso absoluto. O clipe de “Single Ladies” causou furor pela coreografia e impressionou pela produção simples.

A parceria com Lady Gaga, em 2009, com as músicas Telephone e Video Phone fizeram destacar ainda mais a carreira de Beyoncé.

Na edição dos Prêmios Grammyem 2010, Beyoncé conquistou seis estatuetas – Melhor Música do Ano, Melhor Performance Vocal Feminina de R&B e Melhor Música de R&B pelo hit “Single ladies (Put a ring on it)”, Melhor Cantora de Música Pop, por “Halo”, Melhor Performance Vocal Tradicional de R&B, com “At last”, e Melhor Álbum de R&B Contemporâneo, pelo CD “I am… Sasha fierce”.

Beyoncé   Biografia, estilo e carreira

Beyoncé desembarca no Brasil para shows da turnê “I am…” o primeiro deles acontece no dia 4 de fevereiro em Florianópolis, depois a cantora voa para São Paulo para apresentação no Estádio do Morumbi, no dia 6; vai para o Rio de Janeiro no dia 7 e para Salvador no dia 10 para apresentar-se com a musa do axé, Ivete Sangalo.

Recentemente, o periódico britânico The Guardian elegeu Beyoncé como sendo a Artista da Década. Não é à toa que seus fãs a chamam de “Queen B”.

Beyoncé   Biografia, estilo e carreira
Foto de Gossip on This

Beyoncé   Biografia, estilo e carreira
Foto de Beyoncé in Life

Beyoncé   Biografia, estilo e carreira
Foto de Concrete Loop

Beyoncé   Biografia, estilo e carreira
Foto de The Insider

Beyoncé e as solteiras

Odiada pelas feministas e amada pelo resto do mundo, a música “Single Ladies” se tornou febre mundial. O ritmo é contagiante e a letra divertida. Nela, Beyoncé convoca todas as mulheres solteiras a exigirem de seus namorados anéis de noivado. Ela diz: “Se você gostasse [de mim] deveria ter colocado um anel [no meu dedo]“. A coreografia é um dos fatores que tornou a música tão famosa. O elenco do Saturday Night Live – Tradicional programa humorístico norte-americano – fez uma paródia divertidíssima. Muitos tentaram copiar a corografia, mas poucos conseguiram. Logo abaixo, uma ótima versão da dança em estilo oriental

Beyoncé – Single Ladies

Paródia do Saturday Night Live com Justin Timberlake

Versão asiática de Single Ladies

Alicia Keys feat. Beyonce – Put It In A Love Song

Beyoncé e a Moda

Beyoncé tornou-se notória por seu vocal potente e danças energéticas, mas, a princípio, a diva do R&B impressionou os fashionistas por outra razão: Ela só usa roupas feitas pela mãe. Desde os figurinos dos clipes às roupas usadas em programas televisivos, todos os looks eram desenhados e costurados por sua mãe, Tina Knowles. Logicamente, com o tempo, a filha de Tina começou a ser assediada por diversas grifes e passou a vestir peças assinadas por estilistas famosos, como Armani e Versace, em eventos públicos.

Hoje, Tina Knowles assina as criações da House of Deréon, grife da família.

Inspirada em Agnez Deréon, avó de Beyoncé, A house of Deréon tem em Beyoncé uma musa e colaboradora.

O objetivo da marca é fundir o glamour das celebridades com a praticidade de uma marca global. “Um lugar de aspiração e inspiração, onde entretenimento e moda surgem juntos.”

Beyoncé   Biografia, estilo e carreira
Foto de Beyoncé World

Estilo Beyoncé

Beyoncé   Biografia, estilo e carreira
Foto de Hub

Beyoncé   Biografia, estilo e carreira
Foto de Hub

Beyoncé   Biografia, estilo e carreira
Foto de Hub

REFERÊNCIAS – Beyoncé Online, House of Deréon, Vagalume e Beyoncé Now

Por Augusto Paz

Beyoncé   Biografia, estilo e carreira