Trilha sonora anos 80: Lambadas – Parte 2

Veja também – Trilha sonora anos 80: sucessos e ícones – Parte 1 – Trilha Sonora Anos 80 – Outros Hits Nacionais – Parte 3…

Compartilhe

Veja também
Trilha sonora anos 80: sucessos e ícones – Parte 1
Trilha Sonora Anos 80 – Outros Hits Nacionais – Parte 3
Trilha Sonora Anos 80 – Cantores que fizeram sucesso no Brasil – Parte 4
Trilha Sonora Anos 80 – Outros cantores que fizeram sucesso no Brasil – Parte 5
Trilha Sonora Anos 80 – Internacional – Michael Jackson, Madonna, Milli Vanilli e Phil Collins

A onda de revival anos 80 está com toda força na moda e na balada. E as festas temáticas dos anos 80 estão entre as mais divertidas!

As lambadas então entre as músicas que marcaram essa década e que não podem faltar em sua festa dos anos 80.

Kaoma


Beto Barbosa

00frontblogxx11

Adocica

Preta


Sidney Magal

Me Chama Que Eu Vou – Abertura de Rainha da Sucata

magal2


sidney-magal1

Um pouco da história da lambada

00lambada-15-anos

Diversos relatos de paraenses contam que uma emissora local chamava de “Lambadas” as músicas mais vibrantes. O uso transformou o adjetivo em nome próprio, batizando o ritmo cuja paternidade é controversa, motivo de discussão entre músicos e pesquisadores paraenses. Porém, é fato que o músico e compositor de carimbó Pinduca lançou, em 1976, uma música intitulada “Lambada(Sambão)”, faixa número 6 do LP “No embalo do carimbó e sirimbó vol. 5”. É a primeira gravação de uma música sob o rótulo de “Lambada” na história da música popular brasileira.

Há quem sustente a versão que o guitarrista e compositor paraense Mestre Vieira, o inventor da guitarrada , seria também o criador da lambada. Seu primeiro disco oficial, “Lambada das Quebradas”, foi gravado em 1976, mas lançado oficialmente dois anos depois, em 1978.

O novo nome e a mistura do carimbó com a música metálica e eletrônica do Caribe caiu no gosto popular, conquistou o público e se estendeu, numa primeira fase, até o Nordeste. O grande sucesso, no entanto, só aconteceu após a entrada de empresários franceses no negócio.

Com uma gigantesca estrutura de marketing e músicos populares, o grupo Kaoma lançou com êxito a lambada na Europa e outros continentes. Adaptada ao ritmo, a música boliviana (Llorando Se Fue) tornou-se o carro chefe da novidade pelo mundo. Também há uma vertente que diz que a dança da lambada provém do forró.

A lambada chega a Porto Seguro, e ali se desenvolve. Boas referências foram a Lambada Boca da Barra, em Porto, e o Jatobar no Arraial d’Ajuda, onde desde o início também zouks (lambadas francesas) serviram para embalar os lambadeiros.

Tudo isso acontece na época do apogeu do carnaval baiano, que ditava uma moda atrás da outra, e numa delas, apresentou a lambada ao Brasil. Essa segunda fase da dança durou apenas uma temporada e foi um pouco mais abrangente que a primeira, que só havia chegado até o nordeste. Até esse ponto a lambada tinha como principal característica os casais abraçados. Era uma exigência tão forte que, quando da realização de alguns concursos, aqueles que se separassem eram desclassificados. (Leia matéria completa na Wikipédia e também no MusicStyle)

lambada-dance-groups

Veja também
Trilha sonora anos 80: sucessos e ícones – Parte 1
Trilha Sonora Anos 80 – Outros Hits Nacionais – Parte 3
Trilha Sonora Anos 80 – Cantores que fizeram sucesso no Brasil – Parte 4
Trilha Sonora Anos 80 – Outros cantores que fizeram sucesso no Brasil – Parte 5
Trilha Sonora Anos 80 – Internacional – Michael Jackson, Madonna, Milli Vanilli e Phil Collins

Por Leonize Maurílio

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem vai vencer o programa?

Leidy foi eliminada com 88,33% de votos, e agora, nosso top 10 está formado! Qual dos dez brothers merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias