Abertura da Exposição de Abelardo da Hora – MASP

55

exposiacao masp abelardo da hora
A Exposição Itinerante do Mestre Escultor Pernambucano Abelardo da Hora  já foi realizada em Brasília e Rio de Janeiro. Percorrerá as capitais brasileiras e será exibida em Caracas, na Venezuela. Cyro del Nero é o Criador da exposição e Renato Magalhães Gouveia é o seu Curador. A Iniciativa é do Instituto Abelardo da Hora de Recife.
Por Cyro del Nero

Sob a concepção do Instituto Abelardo da Hora, esta é uma grande mostra retrospectiva, idealizada para celebrar as seis décadas da primeira exposição deste mestre, um dos marcos fundamentais da arte moderna brasileira que, aos 85 anos, é um dos poucos escultores expressionistas de vulto em plena atividade no Brasil. Apresentando diversas fases do artista, a mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer de perto as várias faces de um gênio das artes plásticas brasileiras, suas temáticas e suas preocupações como criador e como cidadão.
Instituto Abelardo da Hora

Renato Magalhães Gouvêafala sobre Abelardo da Hora

“Sua obra é que me deslumbra e, para mim, a verdadeira obra de arte sempre supera seu autor, como no caso presente isso acontece. É preciso vê-lo mostrando suas esculturas, dispensando o clássico “modéstia à parte” ao apontar uma peça dizendo “veja que maravilha, que força, que traços!”. É a superação de si mesmo. […] É tudo naturalmente monumental, pois segue o que está dentro dele, um gigante de talento, persistência, trabalho incorruptível, coerência, coragem absoluta que não transige em nenhuma circunstância. Sua obra é ele, pois, sendo forte, tem a doçura e a delicadeza do bem querer a humanidade. Por isso recebeu sempre apoio e admiração de ricos e pobres, governantes e governados, respeito a sua obra e ao homem que ele sempre foi.”

Você também pode gostar!

Renato Magalhães Gouvêa – Curador da Exposição Abelardo da Hora (2009) – Instituto Abelardo da Hora

masp abelardo da hora
Imagem Instituto Abelardo da Hora

amor e solidariedade
Imagem Instituto Abelardo da Hora

amor e solidariedade abelardo da hora
Imagem Instituto Abelardo da Hora

exposicao abelardo da hora masp
Imagem Instituto Abelardo da Hora

você pode gostar também