mulher segurando papel onde se lê o texto em espanhol hablas español

Você sabia que o espanhol é a segunda língua mais falada no Brasil?

Além de ser uma das línguas que mais cresce no mundo, o idioma também é muito popular em nosso país. Mas será que é fácil de aprender espanhol?

Compartilhe

Aprender uma segunda língua possui muitos benefícios, tanto para o desenvolvimento pessoal quando para melhorar profissionalmente. O estudo de novos idiomas obriga as pessoas a pensar de formas diferentes, oferece novos horizontes e perspectivas sobre o mundo e a possibilidade de tirar proveito de infinitas oportunidades para mudar de vida.

Além disso, aquelas pessoas que falam mais de uma língua possuem uma maior capacidade cognitiva, melhor memória e tolerância com os outros e até mesmo tomam melhores decisões do que aqueles que somente falam uma. Simplificando, aprender idiomas é uma das estratégias mais bem-sucedidas para impulsionar a inteligência cognitiva e emocional e proteger a mente do envelhecimento. 

Para aqueles em busca de aprender uma língua estrangeira, tomar a decisão certa sobre qual estudar é a chave. Embora a decisão seja completamente individual e dependa dos motivos específicos pelo qual a pessoa queira se tornar fluente em uma segunda língua, vamos falar aqui sobre quais as melhores opções e os aspectos para levar em conta na hora da escolha.

Leve em consideração que, seja qual for o idioma que escolha, o processo de aprendizagem exigirá um enorme esforço pessoal que certamente tornará a questão difícil em algum momento, mesmo escolhendo um idioma com uma estrutura semelhante à sua língua materna. Portanto, não se comprometa com estudar uma língua apenas por fazê-lo, pois não terá sucesso. Qualquer tipo de curso exige um nível de comprometimento do aluno para que o aprendizado acabe sendo rápido e eficiente.

Um dos aspectos que iremos mencionar é as diferentes formas de aquisição de uma nova língua. Nesse sentido, vamos deixar aqui um spoiler: considere estudar espanhol em Madrid para acelerar o processo de aprendizagem através da imersão cultural. A cidade possui dezenas de estabelecimentos de ensino de alta qualidade para todos os tipos de níveis (e orçamentos!).

O idioma espanhol

A importância do espanhol, o idioma do Cervantes, é inegável. Com quase 450 milhões de falantes nativos e mais de 20 países diferentes usando-o como idioma oficial, é o segundo idioma mais falado no mundo (perdendo apenas para o mandarim), e o mais falado nas Américas.

foto de pontos turísticos de Madrid, na Espanha, onde se fala espanhol
Fonte: Alex Quezada/Unsplash

É considerado um dos idiomas mais úteis para aprender no mundo de hoje. Afinal de contas, quem poderia discutir com estatísticas e números? Além disso, sendo um dos idiomas oficiais da ONU, não é de surpreender que ele sempre esteja em destaque nas listas dos idiomas mais aprendidos e existam muitas escola de espanhol, já que melhora muito as perspectivas de carreira e oferece a possibilidade de comunicar com muitas culturas.

Aprender espanhol no Brasil

O espanhol é uma das línguas oficiais do Mercosur, desempenhando um papel de muita importância para qualquer pessoa que queira ter acesso ao principal mercado da América Latina e conquistar o emprego que tanto deseja, já que desde a criação do Mercado começou um grande fluxo de profissionais de empresas que começaram a ser transferidos para as principais capitais dos países membros. 

Como curiosidade, é importante ressaltar que todos os países que fazem fronteira com o Brasil falam espanhol, o que já significa um motivo suficiente para ter interesse em aprender a língua dos Hermanos, além de familiarizar com sua cultura e costumes.

Os argentinos, por exemplo, adoram receber turistas que estão transitando o processo de aprendizagem do espanhol. Se bem na Argentina o idioma denomina-se castelhano, com diferenças gramaticais e fonéticas se comparado ao espanhol falado em outros lugares da América Latina e na Espanha (possui muitos sotaques e regionalismos), os porteños entendem tudo, é só falar de forma natural e pausada para que possam compreender sem nenhum problema.

Um bom conhecimento de espanhol faz toda a diferença para aproveitar oportunidades de do mercado de trabalho e estabelecer amizades ou relações um pouco mais formais.

A boa notícia é que como o espanhol e o português derivam da mesma língua romance, o latim, muitas palavras de ambos os vocabulários são semelhantes, se bem isso não significa que qualquer pessoa pode compreender o idioma sem maiores inconvenientes. Se fosse assim, ninguém aprenderia espanhol de maneira formal. 

Como aprender espanhol

Embora existam diferentes formas de aprender espanhol, incluindo aplicativos, aulas particulares com tutor, livros didáticos ou aulas com professores online, não há como negar que a maneira mais fácil, divertida e rápida de se tornar fluente é através de uma experiencia de estudos no exterior.

foto de sala de aula vazia
Fonte: Jeffrey Hamilton/Unsplash

A imersão é altamente eficaz para aprender idiomas, pois permite interagir e se conectar com falantes nativos para compreender sua cultura. Se o aluno estiver rodeado por sua língua-alvo eventualmente termina absorvendo os conhecimentos de uma forma longe das tradicionais.

Dessa forma, fazer cursos de espanhol em Buenos Aires ou em alguma outra capital do América Latina é certamente uma opção a ser considerada para aqueles alunos que desejem obter mais conhecimentos na língua dos Hermanos. O país do mate, do vinho tinto (não deixe de visitar as bodegas em Mendoza!) e dos alfajores de chocolate possui uma variada quantidade de estabelecimentos que se especializam no estudo da língua, com diferentes opções em termos de orçamentos e duração dos cursos (os mais populares costumam ser os cursos intensivos, com uma carga horária de aproximadamente 20 horas semanais).

Algumas conclusões

O espanhol é uma das línguas que mais cresce no mundo. Compreendê-lo o ajudará a entender letras de músicas e filmes, a não se perder em países hispano-falantes, a treinar o cérebro, a conquistar a vaga de trabalho que tanto sonhou, e, claro, a facilitar o entendimento de outras línguas românicas, como o italiano ou o francês.

Se após ler esse artigo estiver convencido da importância de aprender espanhol, não hesite e comece já o seu aprendizado. O ideal, em todos os casos, é fazer uma pequena pesquisa e ver quais as opções que mais se adaptam ao seu estilo, e ao tempo disponível para a viagem. Por exemplo, existem cursos para fazer durante os meses de verão, especialmente criados para turistas com vontade de tirar o máximo proveito do destino.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias