Carnaval de Veneza

- Continue depois da Publicidade -

carnavalveneza2.jpgcarnavalveneza5.jpg

O registro mais antigo do uso de máscaras no Carnevale di Venezia data do ano de 1268 – é um antigo regulamento proibindo o “jogo dos ovos” (imagino que os mascarados jogavam ovos uns nos outros!).

A partir do século 14, várias outras leis foram promulgadas visando a deter o “declínio moral” dos venezianos, que aproveitavam o anonimato das máscaras para praticar todo tipo de ato imoral! Como jogar mascarado para fugir dos credores, usar armas e até mesmo entrar nos conventos vestidos de mulher para atacar as pobres freirinhas. A bandalheira era tão grande que em 1608 uma lei declarou o uso de máscaras uma ameaça à República Sereníssima!

Hoje a coisa está mais tranquila (imagino!) e os venezianos aproveitam os dias de carnaval para exibir as máscaras e fantasias mais exuberantes que se pode imaginar.

Visite o Flickr para ver fotos do Carnaval de Veneza tiradas por turistas de todo o mundo ou veja um slideshow.

- Continue depois da Publicidade -

800px-venezia_carnevale_6

Origem do Carnal de Veneza

O Carnaval de Veneza surge a partir da tradição do século XVII, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval. Há no entanto registos de folguedos carnavalescos de 1268.

- Continue depois da Publicidade -

A festa carnavalesca de Veneza tem duração de 10 dias. Durante as noites realizam-se bailes em salões e as companhias conhecidas como compagnie della calza realizam desfiles pela cidade. Entre as mais conhecidas estão Os Antigos e Os Ardentes.
Mascarados do Carnaval de Veneza

Os trajes que se usam são característicos do século XVIII, e são comuns as maschera nobile, ou seja, máscaras nobre, caretas brancas com roupa de seda negra e chapéu de três pontas. Desde 1979 foram sendo somadas outras cores aos trajes, embora as máscaras continuem a ser brancas, prateadas e douradas.

Em 1797 Veneza passou a fazer parte do Reino Lombardo-Véneto, quando Napoleão Bonaparte assinou o tratado de Campo Formio. No que respeita ao Carnaval, os festejos foram proibidos. No ano seguinte os austríacos tomaram conta da cidade.

- Continue depois da Publicidade -

Os festejos só foram restabelecidos em 1979 de forma oficial, após quase dois séculos de ausência. Desde então a festa faz-se nos dias antes da Quaresma. ( Fonte: Wikipédia)

carnavalveneza1.jpg

carnavalveneza3.jpg

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

800px-venezia_carnevale_13

veneza

carnaval_de_venise

carnaval-de-veneza-01

carnaval-de-veneza

bl-pl-arte-fotografia-carnaval-venecia-02

549px-venezia-maschera_carnevale

carnavalveneza

450px-venezia_carnevale_3

mascasras-carnaval-de-veneza

ITALY-CARNIVAL-VENICEveneza-01

giallo_sensualeartigo66_clip_image002

Fontes: Fotos – Flickr e Google Imagens, Texto –  The Carnival History – Portale di Venezia e Wikipédia

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes