“Novo – Expressão de Moda” – Exposição propõe novas visões

97


Painel de Ana Vicente

Projeto “Novo – Expressão de Moda”, no Espaço Aeiou, propõe novas visões
“A moda é tudo: pintura, escultura etc.” Disse Cacá Semiathz, uma das idealizadoras do evento. O “Novo”, evento de curadoria de Maurício Ianês e Ronaldo Fraga, vem com o intuito de ser uma plataforma para novos talentos da moda. Segundo Cacá, o que eles querem é mostrar uma “moda diferente”.

Ronaldo Fraga endossa as palavras de Cacá. De acordo com ele, vivemos uma Cultura do Novo, uma histeria coletiva que acaba por tornar a moda uma coisa efêmera. Segundo ele: “O novo pelo novo é muito novo”. Para ele o Novo é uma ótima oportunidade para se discutir moda e representa uma oxigenação do assunto, conferindo-lhe certo frescor.

De fato, foi proposta uma nova maneira de se olhar e de se pensar na Moda. As instalações eram bastante inusitadas. Um lúdico vestido balão estava suspenso e parecia flutuar. Seu movimento revelava o excelente trabalho de modelagem de Erika Souto, aluna do Senac.


“Vestido Balão” de Erika Souto.

Havia também bela escultura composta por peças de crochê banhadas a gesso nos levava a refletir sobre os limites da arte e da moda. A delicadeza dos pontos crochetados contrastava com o aspecto rústico do gesso seco, lembrando um grande e artesanal recife de corais.

As ilustrações eram diversas e as técnicas usadas para suas composições eram também muito diferentes. Havia trabalhos em aquarela, grafite, nanquim, entre outros. Thiago Phelipe, aluno do curso de Têxtil e Moda da USP apresentou aquarela que remete às pinturas do mestre da Art Nouveau Gustav Klimt.


Escultura de Fepe Camargo

Você também pode gostar!


Ilustrações e croquis diversos


Ilustração de Thiago Phelipe inspirada em Gusatv Klimt

No campo do grafitti, destaque para os trabalhos de Ana Vicente, também aluna de Moda da USP e da artista paulistana Yá.
Ana Vicente, intercambista de Portugal, pintava um enorme mural composto por sandálias Havaianas brancas, que foram dadas aos convidados no final do evento.

Yá, curadora do Espaço Aeiou, grafitava uma parede com motivos tropicais. Segundo ela, seu trabalho é bastante autobiográfico e agora sofre muita influência de sua experiência como mãe.


Grafitti de Yá

O Novo – Expressão de Moda, idealizado por Cacá Semiathz, produzido por Teca Pasqua e apadrinahdo por Maurício Ianês, Cristiane Mesquita e Ronaldo Fraga propõe que vejamos a moda com novos olhos e serve como trampolim para novos criadores. Não poderia haver nome melhor para descrever o projeto, senão “Novo”!


Cacá Semiathz, Ronaldo Fraga e Teca Pasqua

As atividades vão até o dia 24/3.

Endereço

Espaço Aeiou
Rua Fidalga, 548 – Vila Madalena, São Paulo

Por Augusto Paz

você pode gostar também