Cuidados com a pele seca: como manter o viço e a beleza o ano todo

Os cuidados adequados com a pele seca protegem e hidratam de acordo com necessidades específicas desse tipo de pele, recuperando a saúde e beleza perdidos.

- Continue depois da Publicidade -

1.326

Os cuidados com a pele seca vão muito além dos produtos que escolhemos. Afinal, a hidratação da pele ocorre tanto de fora para dentro, quanto de dentro para fora.

Além disso, de acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), a pele seca pode ser causada por fatores genéticos ou hormonais. Sendo assim, algumas pessoas terão a pele naturalmente mais ressecada.

No entanto, isso não é uma sentença. Afinal, entendendo as causas do problema, os cuidados com a pele seca adequados garantem o viço e saúde que todos queremos. Logo, o Fashion Bubbles preparou um guia pra você saber tudo de que uma pele seca precisa.

 

cuidados com a pele seca 2
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Cuidados com a pele seca – Hidratar e proteger

 

- Continue depois da Publicidade -

Primeiramente, os cuidados com a pele seca devem tratar a origem do problema. Segundo a SBD,  o que caracteriza a pele seca é a perda excessiva de água.

Sendo assim, devemos focar em hidratação e proteção. Ou seja, tenta-se tanto oferecer mais umidade para a pele, além de evitar a perda da umidade natural.

 

Hidratação

 

Antes de mais nada, os cuidados com a pele seca devem incluir hidratação tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro. Logo, podemos hidratar a pele através de nossa dieta e de produtos para uso tópico.

 

cuidados com a pele seca 3
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Dieta

 

Primeiramente, a ingestão de no mínimo 2 litros de água por dia é fundamental. Para isso, além de beber muita água, uma alimentação rica em frutas e vegetais crus é uma grande aliada. No artigo “Cuidados com a pele no inverno”, a SBD lista algumas sugestões para incluir na dieta, que podem combater o ressecamento da pele:

 

  • Frutas ricas em vitamina C, como morango, laranja, mexerica, limão, cereja. Veja ainda vitamina c para o rosto, saiba como usar.
  •  Vegetais fontes de vitaminas e minerais que combatem os radicais livres, como o brócolis, o repolho e a cenoura.
  • A soja, por ser rica em isoflavonas, substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele.
  • Castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes.

 

Produtos para uso tópico

 

Por outro lado, a hidratação de fora para dentro também é fundamental para os cuidados com a pele seca. Provavelmente, você precisará de hidratantes diferentes para corpo e rosto. Além disso, um hidratante em embalagem menor para levar na bolsa e reaplicar é fundamental.

Em artigo para a SBD do Rio Grande do Sul, a dermatologista Fernanda Lauermann recomenda hidratantes sem perfume à base de uréia, ácido lático, e óleos vegetais.

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

cuidados com a pele seca
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Ademais, óleos vegetais e águas termais podem ser de grande ajuda. Por um lado, os óleos vegetais podem ser aplicados às partes mais secas do corpo, como joelhos e cotovelos.  Enquanto, a água termal ajuda a manter a hidratação de áreas sensíveis sem sobrecarregar a pele, causando o entupimento dos poros.

 

Proteção

 

Como já foi dito, o grande problema da pele seca é a perda excessiva de umidade. Sendo assim, os cuidados com a pele seca também devem incluir algum tipo de proteção contra essa perda.

A SBD ensina que tanto fatores ambientais quanto hábitos inadequados podem contribuir para esse quadro. Logo, é preciso proteger a pele do tempo frio, seco, vento e radiação solar. Da mesma forma, banhos demorados, com água muito quente e sabonetes inadequados também podem ser a causa do problema.

 

Proteção solar

 

Sendo assim, o início de tudo deve ser um bom protetor solar. De fato, um protetor solar adequado, reaplicado ao longo do dia, cobre boa parte dos cuidados com a pele seca. Com fator UV acima de 50 e ingredientes hidratantes. a proteção contra fatores ambientais está garantida.

 

Cuidados no banho

 

O outro momento em que os cuidados com a pele seca são muito importantes é o banho. Para proteger a pele da perda excessiva de umidade nesse momento, evite banhos demorados e água muito quente. Essa é a maior causa do ressecamento da pele no inverno, por exemplo.

 

cuidados com a pele seca 5
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Além disso, em seu artigo, a doutora Fernanda Lauermann aponta que todos os sabonetes ressecam a pele, “pois retiram a camada de gordura que tem função de barreira contra a perda de umidade.” Sendo assim, a dermatologista sugere o uso do sabonete apenas nas áreas de dobras. Por exemplo, axilas, nádegas, pés e área genital.

Para o rosto, os cuidados com a pele seca são mais exigentes.  A médica recomenda sabonetes faciais líquidos específicos. Além disso, nunca devemos lavar o rosto com água quente. Na verdade, a água mais fria possível é o ideal para essa região.

 

Cuidados com a pele seca quando nada parece funcionar

 

É importante salientar que se você já está fazendo tudo isso e continua sentindo a pele desconfortavelmente seca, é hora de procurar um profissional da área. Afinal, a pele seca também pode ser sintoma de outra enfermidade ou decorrência de efeitos colaterais de alguma medicação.

Logo, um bom dermatologista será capaz de fazer uma avaliação completa da sua situação, considerando fatores internos e externos. Assim, esse profissional será capaz de lhe orientar corretamente sobre o melhor tratamento para o seu caso específico.

 

 

 

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes