Cuidados com a pele no inverno: precauções e dicas de produtos

Veja quais são os principais cuidados com a pele no inverno para ficar sempre saudável e evitar o ressecamento

Fonte: GettyImages

Com a frente fria que acometeu boa parte do país, as pessoas começaram a se preocupar cada vez mais com os cuidados com a pele no inverno. Afinal, quais são as precauções que você deve tomar quando a temperatura cai? Existe alguma diferença com o skincare no verão?

A verdade é que, sim, existem algumas particularidades nas quais você deve prestar atenção para manter a pele sempre saudável – mesmo quando o clima está frio e seco. Adaptar a sua rotina de acordo com o clima é a melhor forma de proteger a sua barreira cutânea e preservar a aparência jovem e saudável da pele.

Então, vamos ver como você pode fazer isso e até mesmo conferir indicações de produtos?

Quais são os cuidados com a pele no inverno?

Fonte: Canva

Use sabonetes hidratantes

No inverno e nos dias mais frios do ano, o clima costuma ficar muito seco. Dessa forma, a falta de umidade do ar pode fazer com que a pele fique mais ressecada – mesmo se você tiver a pele oleosa.

Dessa forma, apostar em sabonetes com fórmulas hidratantes durante esse período pode ser uma excelente opção. Deixe de lado o gel de limpeza com ácido na fórmula (como é o caso de produtos como o Normaderm, da Vichy, e o Effaclar, da La-Roche Posay, queridinhos dos brasileiros), e invista em fórmulas menos agressivas.

Aliás, vale ressaltar que sabonetes hidratantes ainda são capazes de fazer uma limpeza profunda e manter a pele livre de impurezas. Portanto, não tenha medo de investir!

Indicação de produto: limpador facial hidratante da Sallve.

Related Post

Use um tônico hidratante

Fonte: Canva

A mesma dica do sabonete vale também para o tônico. Os tônicos adstringentes são conhecidos por, muitas vezes, conterem ácidos e até mesmo álcool na formulação. Afinal, é assim que eles conseguem reduzir a oleosidade em dias mais quentes.

Porém, os cuidados com a pele no inverno envolvem o máximo de hidratação possível. Então, o ideal é que você opte por fórmulas menos agressivas e com agentes hidratantes na composição. O tônico é o segundo passo da rotina e pode fazer toda a diferença!

Indicação de produto: tônico hidratante da Vult.

Cuidados com a pele no inverno – Evite a esfoliação!

Outra dica muito importante para evitar o ressecamento da pele no inverno é reduzir a frequência da esfoliação. Isso porque a pele fica mais seca nos dias mais frios. Sendo assim, ela fica também mais sensível e a esfoliação pode acabar prejudicando a pele.

O ideal é que você esfolie a pele no inverno uma vez por semana – ou até mesmo uma vez a cada quinze dias. Tudo vai depender da sua pele!

Além disso, evite esfoliantes com muitos ácidos na fórmula, já que eles têm uma ação mais profunda. O ideal é apostar em produtos com agentes hidratantes, como o ácido hialurônico.

Indicação de produto: Derm Scrub, da The Skin Soul – dica: tem resenha completa no link Resenha Glambox abril: produtos, valores e primeiras impressões

Como hidratar a pele do rosto no inverno?

Fonte: Canva

A pele exige uma hidratação mais profunda nos dias mais frios. Logo, cremes mais densos e até mesmo óleos faciais podem reforçar a barreira de proteção da pele, evitando o ressecamento e garantindo uma cútis muito mais hidratada.

Lembre-se de hidratar a pele sempre duas vezes ao dia – preferencialmente de manhã e antes de dormir. Além disso, beba muita água para manter a hidratação de dentro para fora.

Indicações de hidratantes potentes para cuidados com a pele no inverno:

  • Creme nutritivo – Nívea
  • Hidratante facial – Sallve
  • Hidratante calmante – Creamy
  • Loção facial hidratante – CeraVE
  • Skin food – Weleda

Como evitar o ressecamento da pele no inverno?

Fonte: Canva

Os cuidados com a pele no inverno envolvem o máximo de hidratação e a redução do uso de produtos agressivos – como aqueles que contém ácido na fórmula e que são esfoliantes. Por isso, invista em cremes mais densos e até mesmo óleo facial, como o óleo de rosa mosqueta, para manter a pele hidratada.

Além disso, beber água é um cuidado que deve ser tomado em qualquer estação do ano. A ingestão de água garante a hidratação de dentro para fora, ajudando o corpo a realizar suas funções básicas e ficar sempre saudável.

Da mesma forma, deixe o esfoliante de lado nos dias mais frios e dê preferência aos sabonetes e tônicos hidratantes. Com essas dicas simples, você já vai conquistar uma pele muito mais saudável!

E aí, gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro de todas as dicas de cuidados com a pele, cabelo e maquiagem, continue acompanhando o canal de Beleza e Cuidado Pessoal do Fashion Bubbles. Além disso, aproveite também para compartilhar as dicas nas redes sociais!

Beatriz Garcea: Beatriz Garcea é jornalista de beleza desde 2013 e maquiadora desde 2019. Além de atuar como redatora de diferentes nichos - de empreendedorismo a moda -, trabalha também com o segmento de beauty advertising e atendimento em domicílio. Quando não está escrevendo ou embelezando, está sempre com um livro em mãos. É também apaixonada por música e por conhecer o mundo.
Posts Relacionados