botox

O que é Botox e como ele atua no corpo humano?

O Botox é um medicamento extraído a partir de uma bactéria e pode ser usado para tratamento de condições e em procedimentos estéticos

Compartilhe

O Botox é um medicamento extraído a partir de um tipo de bactéria e ficou conhecido em todo o mundo por causa de seu auxílio para tratamentos estéticos.

Uma grande aliada contra as linhas de expressão, a toxina botulínica age bloqueando a transmissão do impulso neuromuscular que leva à contração e às rugas.

Portanto, saiba mais sobre como a substância funciona, seus efeitos e quanto custa a aplicação!

O que é o Botox ou toxina botulínica?

De modo geral, o Botox é uma toxina que consegue agir em contato com a pele durante procedimentos estéticos. Assim, é aplicada em determinadas regiões do rosto e também pode ser usado como tratamento para hiperidrose, síndrome que causa suor excessivo.

Para os tratamentos de estética facial, a dose é controlada e só pode ser administrada por profissionais. Do mesmo modo, é preciso um planejamento que pode levar um tempo para atingir o seu melhor efeito.

O procedimento de aplicação da toxina botulínica é procurado hoje em dia por homens e mulheres e se torna cada vez mais popular com o passar do tempo. Além disso, é obtido da bactéria Clostridium botulinum, por isso o seu nome.

Vale destacar que é preciso buscar um local confiável para fazer a aplicação do produto no seu corpo. Diante disso, a Estética FIT, uma clínica que atua na região de São Paulo, se preocupa em oferecer um serviço de qualidade e com foco total no paciente.

Como o Botox atua?

O Botox atua em contato com a pele e é capaz de causar uma paralisia nas células da região onde foi aplicado. De modo geral, veja a seguir mais detalhes sobre como a toxina age na pele:

  • Reduz linhas de expressão dinâmicas;
  • Impede a contração dos músculos;
  • Não causa dores fortes.

A ação do medicamento causa o bloqueio ou quebra de uma proteína chamada SNAP 25. Dessa forma, após quebrada, a mesma impede o envio de uma substância que faz os músculos se contraírem.

A toxina botulínica previne linhas de expressão?

O uso da toxina pode diminuir o aparecimento de linhas de expressão dinâmicas, causadas por movimentos bruscos ou fortes dos músculos. Assim, diminui linhas causadas por sorrisos e choros.

mulher fazendo aplicação de botox no rosto
O Botox é um procedimento que só deve ser feito por profissionais em estética. Fonte: Freepik

A aplicação do Botox serve também para prevenir traços de expressão mais gerais, causados pelas contrações dos músculos do rosto. Isso porque quanto mais esse último é contraído, mas as linhas podem aparecer, mesmo com os músculos relaxados.

Para evitar que as linhas voltem e se tornem estáticas, é ideal fazer o tratamento de forma periódica, para que alcance o melhor resultado possível em sua pele. Do mesmo modo, pode ser feito um procedimento estético preventivo, antes de surgirem mais e mais linhas.

Tempo de aplicação da toxina botulínica

O processo de aplicação da toxina pode levar até 10 minutos, ou um pouco mais, de acordo com a região e a pele do indivíduo. Dessa forma, existem cuidados que precisam ser tomados após a sua aplicação, como não se deitar sobre o rosto, para evitar que a pressão atrapalhe a ação da substância.

Após aplicação do Botox, os resultados podem ser vistos após 48 horas no mínimo. No entanto, é preciso aguardar alguns dias, de oito a 15, em média, para ter o resultado ideal com o uso da toxina em seu estado máximo de ação.

É preciso ainda fazer um retorno ao médico ou profissional após alguns dias para observar como a sua pele responde ao produto. Com isso, você garante melhor proveito do seu tratamento.

Onde aplicar a toxina botulínica?

Os locais mais indicados para fazer a aplicação do Botox podem mudar de acordo com a necessidade. Mas, geralmente a administração é feita em regiões como a testa, além das demais a seguir:

  • Glabela, que fica entre as sobrancelhas;
  • Lateral dos olhos;
  • Queixo (região do mento).

Alguns profissionais podem recomendar ainda o Botox para outras regiões que não estão entre as mais comuns. Contudo, é preciso uma análise prévia de cada caso e de cada paciente, para não injetar o produto em locais que não há necessidade.

Qual o efeito do Botox no rosto?

No rosto, a substância é capaz de amenizar os sinais de rugas e diminui as expressões e traços faciais. Com isso, ele evita a aparição e aumento de linhas no rosto e o desgaste da pele dessa região.

A dose recomendada da toxina no rosto é pequena e os resultados são bem discretos, para evitar reações no paciente. Porém, mesmo que o processo use agulhas, não deixa marcas na pele das pessoas, e por esse e outros motivos é um dos procedimentos estéticos mais procurados hoje em dia.

Durante o procedimento, alguns pacientes podem reclamar ainda de um pequeno incômodo. Entretanto, esse se dá apenas pela introdução das agulhas na pele e não necessariamente tem relação com o efeito do Botox no seu corpo.

Os riscos do Botox

Entre os riscos da toxina botulínica na pele está o do desenvolvimento do Botulismo. Por sua vez, a mesma aparece apenas em casos mais extremos de excesso de aplicação da substância, o que não é comum hoje em dia, caso o paciente siga o cronograma profissional e suas dicas.

Mesmo com algumas informações incorretas espalhadas, não há mais o risco do seu rosto ficar sem expressão, já que as doses são minuciosamente controladas. Desse modo, é necessário reforçar a busca por um local confiável para fazer o seu procedimento.

Quanto custa a aplicação de Botox?

O valor da aplicação da substância pode variar de acordo com a quantidade, marca e local de uso do medicamento. Em suma, pode-se considerar valores entre os R $700 até R$ 3,5 mil em média.

Desconfie sempre de valores muito baixos para realização deste e de outros procedimentos estéticos. Afinal, como o Botox é um medicamento e precisa de uma série de cuidados no seu manuseio e administração.

Qual a idade mínima para a aplicação de Botox?

A necessidade de aplicação da toxina varia entre cada pessoa e cada tipo de pele, em geral. Mas, profissionais afirmam que a partir dos 30 anos de idade já é uma boa idade para fazer a sua primeira sessão com o produto, embora outros afirmem que aos 25 anos você já possa receber a substância.

As marcas de Botox e suas diferenças

Hoje em dia é comum encontrar diversas marcas que produzem o Botox e as mais comuns são a Botox, Botulift e Dysport. As mesmas divergem entre si na proteína aliada à substância, o que é comum para este tipo de produto.

Algumas delas possuem uma grande cadeia proteica, que pode chegar à medida de 900 kda. Outras, no entanto, possuem um volume menor, em média 500 kda, e é preciso seguir as recomendações médicas antes de aplicar, já que devido ao tipo de proteína presente, alguns pacientes podem sentir reações alérgicas.

O tempo para voltar a aplicar Botox pode variar também de acordo com o medicamento escolhido. Porém, é o profissional quem deve te dar todas as orientações de como proceder nas aplicações.

Como escolher uma boa clínica para aplicar a toxina botulínica?

Busque sempre por locais consolidados no mercado e que disponham de pessoal qualificado para o serviço, como a Estética FIT. Ela oferece este e outros serviços e está entre os locais mais buscados pelo público.

Você pode conhecer este e outros procedimentos da clínica em seu site e agendar o seu horário. Assim, você terá a certeza de que a sua saúde estará em primeiro lugar e que os resultados serão os melhores possíveis.

Compartilhe

Enquete BBB 2024: Nanda, Lucas ou Rodriguinho: quem vai ser eliminado?

Fernanda, Lucas e Rodriguinho estão no Paredão, e você já pode votar para eliminar um deles na terça (27). Qual delas você acha que merece deixar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias