Vale a pena “alimentar” o cabelo?
Como se não bastasse a preocupação em ter uma alimentação saudável e correta, também nos preocupamos em oferecer proteínas e vitaminas ao nosso cabelo. Parece…
Como se não bastasse a preocupação em ter uma alimentação saudável e correta, também nos preocupamos em oferecer proteínas e vitaminas ao nosso cabelo. Parece que há uma “dieta do cabelo” dentro de cada potinho de shampoo. Mas será que vale mesmo a pena gastar fortunas para o nosso fio ficar bem alimentado? Ou melhor, será mesmo que o nosso fio “sente fome” e, se sente, ele sente fome de quê?
Produtos com frutas
Pois bem. Entender a estrutura do nosso fio é um bocado complexo. Resumidamente, “o cabelo é pura proteína e, sendo assim, necessita de aminoácidos, vitaminas e sais minerais”, explica Ana Beatriz Schmidt, dermatologista do IPTCP (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele).
Porém, antes de sair à caça de cosméticos que contenham esses ingredientes, cuidado! Segundo a especialista, nada como a ingestão via oral dessas substâncias: “esse negócio de que é bom colocar ampolas de vitaminas nos produtos é mito. Os produtos de aplicação tópica têm um efeito muito limitado em termos de nutrição do fio. Por isso, o melhor mesmo é investir na ingestão oral, tendo uma alimentação equilibrada”, justifica Ana Beatriz Schmidt.
Então, em poucas e objetivas palavras, a resposta da dermatologista é não: não vale a pena investir muito dinheiro em produtos que contenham todos esses ingredientes. “Não há dúvida. A melhor forma de se colocar vitaminas no fio é através da via oral, ingerindo os nutrientes. Na verdade, o ideal é alimentar as células totipotentes, que fazem crescer os fios e que se encontram dentro do folículo piloso”, explica a especialista.
Segundo Rosely Grossmann, engenheira química especializada em cosméticos, há sim como melhorar a aparência do cabelo nutrindo os fios com a ajuda de cosméticos de alta tecnologia. (…)
De acordo com a engenheira, isso ocorre porque o fio que está do lado externo do couro cabeludo não está morto e precisa de constante hidratação, nutrição e proteção para não se danificar e não ganhar cutículas abertas.
É, parece que nesse caso, o melhor mesmo é contar com as duas fontes de nutrição: a via oral e os bons cosméticos. Afinal, cuidar da nossa beleza nunca é demais, certo?
Deixamos um cardápio todo especial :(…)
– Frutas, carnes, peixes, vegetais e cereais integrais são essenciais e devem fazer parte da dieta diária da pessoa.
– Se seus cabelos estiverem muito danificados, apele para a ajuda da hidratação profunda, da cauterização e da queratinização.
– Consuma vitaminas do complexo B, B12, ácido fólico e também sais minerais como o ferro, zinco, cobre, biotina. Mas sempre de um modo equilibrado, ok? Se for preciso, procure a orientação de um especialista.
– Se o seu problema for o frizz, invista também em silicones com vitaminas e filtro solar.
Por Nadia Heisler
Leia matéria completa no site Cristiana Arcangeli.