Alex Atala conta suas experiências pessoais e gastronômicas no Roda Viva

Proprietário do D.O.M., que conquistou a posição de sétimo melhor restaurante do mundo no ranking organizado pela revista britânica Restaurant, o aclamado chef de cozinha…

Compartilhe

Proprietário do D.O.M., que conquistou a posição de sétimo melhor restaurante do mundo no ranking organizado pela revista britânica Restaurant, o aclamado chef de cozinha Alex Atala esteve no centro do Roda Viva em nove de maio na TV Cultura.

Durante a entrevista, o paulistano da Mooca, criado em São Bernardo do Campo, falou, entre outros assuntos, sobre a juventude, o começo da carreira, sua relação com a cozinha e com o papel de gestor, as experiências gastronômicas e o reconhecimento da crítica e do público.

Alex diz que apesar do prêmio, o D.O.M. deve ser o mesmo restaurante de sempre. “A nossa trajetória não foi feita para ganhar prêmios, que são bem-vindos e nos deixa orgulhosos”.

O chef de cozinha concorda com Marília Gabriela que São Paulo é uma das cidades mais caras do mundo para se comer. “O custo Brasil é um ingrediente importante nessa fração custo”, enfatiza.

Sobre seu famoso restaurante, Alex comenta que as pessoas não vão ao D.O.M. somente para jantar, mas para ter experiências: “Você recebe informações de todos os lados… Você sai do D.O.M. com o direito de gostar ou não gostar, mas leva uma mensagem”.

 

Via Achados e Perdidos

 

Atala ressalta que um grande desafio para a profissão [chefs de cozinha], nos próximos anos, é conseguir rentabilizar pelo menos uma parte da imagem projetada.

No que se refere à utilização de produtos nacionais em seus restaurantes, ele diz: “Quando a gente usa ingrediente brasileiro, a gente está valorizando a cultura. Nós podemos estar colaborando com o desenvolvimento econômico de uma região. Isso é importante”.

Ao perguntarem sobre as misturas diferentes que dão origem às suas iguarias, como o prato de arraia com jiló, ele explica: “Acho que os ingredientes que muitas vezes colocamos num prato são para provocar… às vezes provocar o aroma, provocar o paladar, às vezes provocar o intelecto. Por que não te confrontar com um prato? Por que não te desafiar?”.

Segundo Atala, uma das novidades do D.O.M. é um prato com canjiquinha e leite queimado. “A nota remissiva de sabor é aquela de café da manhã que a gente esquece a leiteira. Aquilo é um sabor que beira o desagradável. Mas essas coisas de muita personalidade quando usadas com precisão podem ser um diferencial”.

Quando o assunto são as críticas que recebe, ele diz que a fase mais difícil já passou: “No começo do D.O.M., nos primeiros anos, nós não éramos unânimes. Eu sofri muita pressão da crítica”, conta.

A utilização e o peso do marketing no mundo dos restaurantes também foram abordados durante o programa. Alex diz que existem várias formas de pensar em marketing no setor. “Vou falar no meu caso, que eu vejo acusações recorrentes, que o Alex Atala é marqueteiro. Se ser marqueteiro é ter a capacidade de racionalizar o meu processo e transmitir meu conhecimento, eu quero ser marqueteiro sim”.

Alex diz que existem alguns restaurantes brasileiros que o “emocionam em comer”, entre eles o Mocotó e Maní, em São Paulo.

O Roda Viva, apresentado por Marília Gabriela, conta com uma bancada de entrevistadores formada por Augusto Nunes (jornalista fixo), Paulo Moreira Leite (jornalista fixo), Josimar Melo (crítico gastronômico) e Robert Halfoun (diretor de redação da revista Gula), além do cartunista Paulo Caruso. Sem classificação indicativa.

Por Alexani Barbosa
Assessoria de Comunicação

Via Luiz Mendonça da High Society Magazine

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias