Editora Memória Visual lança guia de ateliês de moda do Rio de Janeiro

46

Reunir em um mesmo lugar informações dos ateliês mais relevantes do Rio: esse é o intuito de Marina Ivo, que durante dois anos de pesquisa visitou mais de 100 ateliês. Com 80 endereços, o livro reúne desde estilistas especializadas em moda praia até em vestidos de noivas. Ateliês de sapatos, jóias e bijuterias também são destaque no livro, que traz uma opção alternativa ao consumo massificado das grandes marcas e shoppings da cidade. “A moda de ateliê é mais artesanal e personalista. Esses lugares têm uma atmosfera intimista e trazem um gostinho das modistas e costureiras de antigamente. Normalmente, o cliente é atendido pela própria estilista”, explica a autora.

Nomes consagrados como Adriana Barra, Antonia Bernardes, Isabela Capeto, Marta Macedo e Carlos Tufvesson marcam presença. Há também um pessoal novo e cheio de gás que vem renovando a moda carioca como Carol Hungria, Carol Nasser, as irmãs Juliana e Ana Beatriz Suassuna da Muggia e Daniela Hoory do Gaina. O guia tem o objetivo de mostrar quem é quem, o que fazem e onde estão.

“Durante esses dois anos, percebi que os ateliês são os bastidores da moda, o começo de tudo. Eles são o início do trajeto de muitos estilistas e também fornecedores de grandes marcas. Não se pode desprezar a sua relevância econômica, os ateliês formam novos empreendedores e levam a moda carioca para países como França, Estados Unidos, Arábia Saudita, Kuwait e Japão”, conta a jornalista, cuja principal motivação para escrever o guia foi popularizar esses lugares secretos.

São quatro capítulos que reúnem bairros vizinhos da cidade: Leblon e Ipanema; Copacabana, Botafogo e Humaitá; Jardim Botânico e Gávea; e Outros Bairros. No início de cada um, há sugestão de roteiro para passeios de um dia inteiro, destacando os endereços mais quentes e dicas de restaurantes para tomar café da manhã e almoçar, além disso, cada ateliê vem com uma dica de guloseima. Torta de morango da confeitaria Kurt, brigadeiro da Colher de Pau, suco de frutas silvestres do Bibi Sucos e picolé de tangerina do Sorvete Itália são algumas das dicas.

Você também pode gostar!

O Guia de ateliês de moda do Rio de Janeiro, publicado pela Memória Visual, é o segundo de uma série de títulos que tem a cidade como pano de fundo. O Guia de brechós foi o pioneiro da coleção. O objetivo é ajudar os amantes da moda na aventura que é visitar endereços mais descolados da cidade.

O coquetel de lançamento acontecerá no dia 23 de novembro, terça-feira, às 19 horas na Blooks Livraria (Praia de Botafogo 316, dentro do cinema Artplex).

Sobre a autora

Marina Ivo é formada em jornalismo pela UFRJ e cursou pós-graduação em Marketing pelo Instituto Coppead da mesma instituição, atualmente trabalha com assessoria de comunicação nas áreas de entretenimento e esporte. Já atuou também na divulgação de vinícolas, restaurantes e eventos culturais.

você pode gostar também