Exposição “Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga” chega a São Paulo

- Continue depois da Publicidade -


De 1º de abril a 26 de junho, o Pavilhão das Culturas Brasileiras, espaço expositivo da Secretaria Municipal de Cultura, recebe a mostra Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga: Cultura Popular, Moda e História. A estréia da exposição aconteceu em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, onde ficou em cartaz até dezembro de 2010 com recorde de público.

Depois de levar o tema para a passarela por meio da sua coleção para o verão 2009, apresentada na São Paulo Fashion Week, o estilista decidiu montar a exposição, principalmente por conta do vasto material de pesquisa que reuniu.

Dez ambientes, muitas histórias, surpresas e emoções sobre o São Francisco

- Continue depois da Publicidade -

No início do percurso, o visitante assistirá a um vídeo gravado por Ronaldo Fraga às margens do rio São Francisco, em Pirapora (MG), em recente viagem no vapor Benjamin Guimarães, no qual o estilista explica a proposta da exposição. O ambiente “Cidades Alagadas” apresenta um vídeo documentário sobre as cidades alagadas para a construção de hidrelétricas, gravado e dirigido pelo ator Wagner Moura, nascido em Salvador, mas criado na pequena cidade de Rodelas (Bahia), inundada quando o ator ainda era criança. No espaço “Lendas do rio” vestidos musicais ecoam a voz de Maria Bethânia declamando o poema “Águas e Mágoas do Rio São Francisco”, da obra Discurso de Primavera e Algumas Sombras, de Carlos Drummond de Andrade, escrito em 1977.

A coleção apresentada por Ronaldo Fraga na São Paulo Fashion Week em 2008 também compõe a mostra, acrescentada de peças exclusivas. Mas Ronaldo reforça: “Na exposição, a coleção não é o tema central, e sim mais um elemento fruto do legado do rio, que conta a sua história”. Neste ambiente, a memória das bordadeiras, ofício muito presente nas cidades ribeirinhas, principalmente na região de Pirapora (MG), recebe homenagem por meio de grande parede simulando os bastidores de bordados.

- Continue depois da Publicidade -

Você também pode gostar!

O percurso se encerra com um ambiente dedicado às crianças, intitulado “Pescaria do Saber”, onde os pequeninos poderão conhecer sobre os peixes do Velho Chico.

Serviço: Pavilhão das Culturas Brasileiras. Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº. Vila Mariana. Zona Sul. Abertura: dia 31, 19h. Até dia 26/6. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

- Continue depois da Publicidade -

Mais informações no hotsite do evento


Fotos: Saofranciscoronaldofraga

Foto de abertura: Cinderelafitas

Via NaMídia Assessoria

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes