Inspiramais Inverno 2013 – 6º edição do evento traz Aconchego como tema

107

Tendo como objetivo apresentar tudo o que existe de mais moderno e diferenciado neste segmento, a 6ª edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Componentes –, que acontece entre os dias 24 e 26 de julho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, expõe inspirações e lançamentos em matérias-primas para o inverno 2013.

Nesta edição, o Inspiramais destaca mais de 500 novos materiais com diferenciais de tecnologia e design – entre couros, fivelas, laços, pedrarias, solados, cabedais, tecidos, produtos feito à mão, materiais sintéticos entre outros aviamentos e componentes – que poderão ser aplicados em bolsas, roupas, acessórios e calçados das principais empresas, designers, estilistas e profissionais da moda.

Os visitantes terão acesso à programação do Inspiramais, que conta com as Oficinas de Criação, Palestras de Inspirações, Exposição de Componentes, entre outros. Com a curadoria da stylist e consultora de moda Chiara Gadaleta, o Espaço Mix By Brasil busca valorizar a cultura brasileira seja em suas cores, texturas ou materiais, além de estimular as empresas nacionais a agregarem estes conceitos de design e sustentabilidade em seus produtos. As entidades beneficiadas com o projeto atualmente são: Aldeia do Futuro (Americanópolis/ SP), Art D’Mio (Brás Pires/ MG), Instituto Bantu (Recife/ PE),  ONG Florescer  (Paraisópolis/ SP), Palhas Fashion (Birigui/ SP) e Pólo Veredas (Arinos/ MG). Os componentes produzidos por estas comunidades serão aplicados em protótipos de calçados, que serão expostos no Inspiramais.

 Projeto Referências Brasileiras

A próxima edição do projeto Referências Brasileiras focou seus estudos na herança cultural dos povos indígenas que vivem na região do descobrimento do Brasil. Os acessórios serão produzidos com materiais e componentes confeccionados com exclusividade pelos índios pataxós.

As imagens e os materiais recolhidos serão fonte de inspiração para o estilista Jefferson de Assis em parceria com as empresas Arena, Julia Pinheiro, Thofet e Ykebana, todas do polo de Nova Serrana, criarem os acessórios. Os itens serão expostos no espaço do projeto durante o Salão Inspiramais com apoio do SEBRAE e da Apex-Brasil.

 Preview do Couro – verão 2014

Mais de 40 peles desenvolvidas pelas empresas Corium Química, Senai – CT Couro, Skinner e Arte da Pele com o apoio do Centro das Industrias de Curtumes do Brasil (CICB) serão expostas nesta edição do Inspiramais, trazendo uma mostra do que será utilizado no verão 2014.  O Inspiramais é realizado pela Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos e Footwear Components by Brasil.


Walter Rodrigues

INSPIRAMAIS

Você também pode gostar!

Mix by Brasil: Chiara Gadaleta viaja pelo país e acompanha o artesanato brasileiro

O Mix by Brasil é uma iniciativa que tem como objetivo valorizar nossa cultura por meio do artesanato brasileiro, unindo esse tipo de trabalho aos movimentos da moda atual e gerando renda para as comunidades artesãs ao redor do país. Integrado com a Assintecal, o Salão Inspiramais, que também acompanha a finalidade de reconhecer o mercado nacional, atribuiu espaço para esse projeto que tem Chiara Gadaleta como curadora.

O diário de bordo da stylist começou primeiramente na ONG Aldeia do Futuro em Americanópolis, São Paulo. Foi acompanhado de perto técnicas como crochê com sacolas plásticas e a reciclagem de materiais que são utilizados para elaborar acessórios, sem deixar de lado as tendências atuais. A segunda parada foi em Biriguí, onde a equipe conferiu por dois dias a produção das mulheres no projeto Palhas Fashion, desde o plantio do milho até as peças finais como brincos, bolsas, colares e sapatos.

Seguindo a viagem ainda em São Paulo, a ONG Florescer, em Paraisópolis, mostrou trabalhos que reaproveitam resíduos têxteis com técnicas feitas à mão, principalmente o macramê. Mudando de região, Chiara Gadaleta e sua equipe passaram por Brasília Teimosa, em Recife. O projeto Bantu busca jovens carentes para aprender trabalhos com metais e materiais naturais e tornar-se ourives futuramente. O projeto foi criado para ajudar no desenvolvimento de produtos sustentáveis para evitar desperdício, mas com detalhes comparados a itens de luxo e sofisticação. Confira todos esses trabalhos no Inpiramais – Salão de Design e Inovação.

Chiara Gadaleta

Chiara Gadaleta em visita a ONG Aldeia do Futuro

Chiara Gadaleta em visita a ONG Aldeia do Futuro

Serviço:

Inspiramais

De 24 a 26 de Julho de 2012

Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo/SP.

http://www.inspiramais.com.br/

Via Officecomm – Assessoria de Imprensa e Comunicação

 

 

 

você pode gostar também