KPop – A música pop coreana que você precisa conhecer!

KPop   A música pop coreana que você precisa conhecer!

Quem é super antenado já conhece e provavelmente já é fã, mas quem ainda não ouviu falar, é bom já ir conhecendo o KPop. O nome é uma abreviação de Korean Pop, ou pop coreano. É um gênero musical que mistura música eletrônica, electropop, rock, hip hop e R&B – e claro, também tem sua própria dança.

O fenômeno vem da Coreia do Sul, mas não é de agora que ele existe. Começou lá em 1992, com a dupla de rap Seo Taiji & Boys. O estilo não era comum no país, então o sucesso da dupla marcou o início do KPop moderno.

Hoje o estilo é muito presente no universo teen, e isso inclui tanto os fãs quanto os artistas. São músicas dançantes, clipes cheios de coreografia e gente com o visual super produzido – algo mais ou menos na linha de Lady Gaga, Katy Perry e Ninki Minaj, bem colorido e fantasioso, mas com o toque e exagero asiático que a gente ama. São tão produzidos que muitos parecem uma personificação dos animes.

Leia também: Fashion Passion – Encontro: Moda, Paixão & KPop Uniu Brasil e Coreia do Sul em super evento

Os cabelos são super coloridos, os meninos não têm medo de usar maquiagem e os looks também não economizam nas cores e estampas. São girlsbands e boybands que não surgem do nada – como era de se esperar da educação asiática, para se tornar um artista de KPop é preciso muita disciplina. As agências de talentos coreanas treinam seus artistas por pelo menos dois anos antes de eles serem lançados no show business. Sem deixar a escola de lado, os meninos e meninas do KPop afinam suas vozes, aprendem a dançar e esculpem o corpo antes de pisar nos palcos ou aparecer na TV – um treinamento que custa em torno de meio milhão de dólares para cada futuro talento. Um investimento que têm valido a pena, uma vez que o KPop ultrapassou a barreira do eixo Coreia-Japão e ganhou mercados como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Brasil, Argentina e Peru.

Se os artistas são completamente comprometidos com o KPop, os fãs são ainda mais. Muitos deles tratam suas bandas como verdadeiras religiões. Cada fã-clube é identificado com uma cor e os fãs chegam a fazer abaixo-assinados para expulsar algum membro da banda que não tem agradado. Há casos envenenamento de membros de bandas rivais, bullying e cyber-bullying entre fãs e até mesmo boicote de álbuns.

Pra você que está chegando agora no KPop, confira quais são as bandas mais populares (via Tudo Isso):

TVXQ: ou Dong Bang Shin Ki (algo do tipo “Deuses do Leste que Se Elevam”) foi criado em 2003. O quinteto é formado por Hero JaeJoong, Micky YooChun, YunHo U-Know, Xiah Junsu e Max ChangMin.

KPop   A música pop coreana que você precisa conhecer!

BIG BANG: Formado por G-Dragon, T.O.P., TaeYang, SeungRi e DaeSung. O trabalho de estreia do quinteto foi em 2007. As reboladas e o estilo hip-hop dos garotos caíram no gosto do público, mas o que impulsionou a carreira do grupo foi o mini-álbum “Always”.

KPop   A música pop coreana que você precisa conhecer!

GIRLS GENERATION: O Girl’s Generation (So Nyeo Shi Dae, em coreano) é formado por nove garotas, desde 2007 (TaeYeon, Jessica, YoonA, SeoHyun, SooYoung, Sunny, Tiffany, HyeoYeon e Yuri). O maior sucesso do grupo, “Gee”, dominou as paradas de sucesso, se tornou um fenômeno e fez todo mundo aprender (ou tentar) dançar a música.

KPop   A música pop coreana que você precisa conhecer!

SUPER JUNIOR: apelidado de SuJu, começou em 2005 e em 2006 sua formação passou a ser de 13 integrantes (LeeTeuk, HeeChul, YeSung, KangIn, ShinDong, SiWon, HanGeng, SungMin, DongHae, EunHyuk, RyeoWook, KyuHyun e KiBum). Vale destacar também as 4 sub-unidades do Super Junior (Super Junior K.R.Y, Super Junior T, Super Junior M e Super Junior Happy). Atualmente, o SuJu conta com 10 integrantes em sua formação.

KPop   A música pop coreana que você precisa conhecer!

WONDER GIRLS: surgiu também em 2007 e hoje é formado por Sunye, YeEun, SoHee, YooBin e HyeLim. Nos Estados Unidos, elas abriram os shows da turnê dos Jonas Brothers e estrearam no Hot 100 da Billboard. No início de 2010, o grupo fez sua primeira turnê nos EUA, com 20 shows nas grandes cidades do país. Duas ex-integrantes do grupo são HyunA, que atualmente integra a banda 4Minute, e SunMi, que se afastou dos holofotes para se dedicar aos estudos.

KPop   A música pop coreana que você precisa conhecer!

4MINUTE: O grupo de cinco membros surgiu em 2009 e é liderado pela vocalista, JiHyun, a mais velha do grupo, mas a maior parte da popularidade vem de HyunAh, a ex-membro do grupo Wonder Girls. Neste ano elas lançaram seu terceiro single japonês “First”, que ganhou o apelido de “dancing tapping” (Dança do Tapinha) dos fãs japoneses.

KPop   A música pop coreana que você precisa conhecer!

RAIN: O popstar Rain (ou Bi, que significa “chuva” em coreano) estreou em 2003 como cantor. Além disso, ele atuou em filmes norte-americanos como “Speed Racer” e também protagonizou o longa-metragem “Ninja Assassino”, que lhe rendeu um prêmio no MTV Movie Awards de 2010. Recentemente, Rain voltou à Coreia com o mini-álbum “Back To Basics” e está envolvido com as gravações de seu próximo drama, “Fugitive”.

KPop   A música pop coreana que você precisa conhecer!

2NE1: Tem pouco mais de um ano de carreira e é formado por CL, Minzy, Sandara e Park Bom. Criado como a “versão feminina do Big Bang”, as garotas estrearam ao lado do grupo em um comercial. Recentemente chamaram a atenção no cenário internacional depois que Will.I.Am, do Black Eyed Peas, demonstrou interesse em produzir a estreia norte-americana da banda.

KPop   A música pop coreana que você precisa conhecer!

SHINee: cinco garotos (Onew, JongHyun, Key, MinHo e TaeMin) conquistaram o público desde sua estreia, em 2008, com a música “Noona Neomu Yeppeo (Replay)”. O visual inspirado nos looks dos anos 80 se tornou uma das marcas do grupo e lançou moda entre os jovens da Coreia. Atualmente, o quinteto finalizou as divulgações do single “Lucifer”, que mostrou um lado mais sexy dos garotos, e já promovem seu novo trabalho, a canção “Hello”.

KPop   A música pop coreana que você precisa conhecer!

BoA: É impossível falar de k-pop sem citar BoA. A cantora é uma das principais responsáveis pela divulgação da música coreana. Famosa desde os 14 anos na Coreia, ela conseguiu reconhecimento no mercado nipônico deixando de lado a histórica rixa entre Japão e Coreia. Mais tarde, BoA se lançou no mercado da música norte-americana com um visual mais maduro. Este ano, BoA lançou o álbum “Hurricane Venus”.

KPop   A música pop coreana que você precisa conhecer!

Vale a pena também conhecer um mini-dicionário de KPop (via Ligação Teen):

CF: Sigla de “commercial film”, anúncio, comercial.

MV: Sigla de “music video”, videoclipe.

Daebak: Usa-se muito para desejar sucesso a um artista.

Fancam: Vídeos gravados por fãs de shows, eventos etc.

Fighting/hwaiting: Palavra de apoio; é como dizer “Força!”.

Gayo: Pop coreano.

Jib: Álbum, em termos de 1.º álbum (1jib), 2.º álbum (2jib), e por aí em diante.

Jjang: O melhor. Ex.: Os Big Bang são jjang!

NG: Sigla de “no good”, outtake, blooper. Usa-se nas filmagens, quando um take não corre bem e portanto não pode ser aproveitado no trabalho final.

Sasaeng fan: Sasaeng vem de “sasaenghwal”. As fãs sasaeng investigam detalhes pessoais dos ídolos e intrometem-se de uma forma ou de outra na sua vida privada. Os sataek são táxis alugados pelas fãs sasaeng que as ajudam a perseguir os ídolos e que as acompanham nas suas investigações durante o dia.

Selca: Formado a partir da junção de “self” com “câmera”. Refere-se a fotos que uma pessoa tira a si própria, as famosas selfies.

UCC: Sigla de “user-created content”. Costuma referir-se a vídeos criados por utilizadores de sites como o YouTube, Daum etc.

Annyeong Haseyo: Olá, Oi.

Saranghae: Eu te amo.

Aegyo: Ato de ser extremamente fofo. Algo com o Kawaii, do Japonês.

Omo/ Omona: Uma expressão de surpresa.

Aigoo!: Ai Meu Deus!

Publicação: 4 de maio de 2015

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
Fashion Passion – Encontro: Moda, Paixão & K – Pop uniu Brasil e Coreia do Sul em super evento

Em um super evento organizado  no Sheraton WTC em São Paulo no dia 25 de abril, Brasil e Coreia do...

Fechar