“Tenet – Tecendo na Net” expõe diálogo sobre arte têxtil contemporânea

55

Exposição na A CASAmuseu do objeto brasileiro reúne obras de artistas de todo o país

Abertura: 9 de junho, quinta-feira, das 19h30 às 22h
Visitação: de 10 de junho a 8 de julho de 2011

“TENET – Tecendo na Net”, exposição que A CASA museu do objeto brasileiro abre no próximo dia 9 de junho, em São Paulo, apresenta trabalhos em arte têxtil de 50 designers, artesãos e artistas plásticos de todo o país, reunidos por meio de um reencontro proporcionado pelas redes sociais. A foto de um grupo postada no Facebook no final de 2010, despertou lembranças de mais de duas décadas e iniciou um diálogo sobre a arte têxtil contemporânea no Brasil. A imagem trazia estudantes de artes têxteis durante o evento “Tecendo na Rua”, organizado pelo designer e tecelão Renato Imbroisi em 1989.

A partir do reencontro virtual, surgiu a ideia de produzir um trabalho que expressasse a diversidade de experiências e formações do grupo, buscando retomar o mesmo entusiasmo de 1989. Novamente com a orientação de Renato Imbroisi, decidiram montar um kit com materiais de tecelagem que pudesse ser enviado aos 50 artistas reunidos pela internet, com o qual poderiam desenvolver intervenções que refletisse a leitura de cada um deles sobre o material.

O fio condutor da exposição é revelar qual o olhar contemporâneo de cada artista que esteve no evento de 1989 sobre a tecelagem, e qual o impacto da trajetória pessoal de cada um nestes 22 anos na sua relação com a arte têxtil. “Em nosso diálogo por e-mail e nas redes sociais, percebemos uma diversidade de percursos e de expressões que cada um de nós desenvolveu e que revela, de certo modo, os caminhos dessa expressão artística no Brasil nestas duas décadas”, afirma Juan Ojea, um dos articuladores do grupo.

O kit, com três bobinas de fios de diferentes espessuras, cinco novelos para bordados e três cortes de tecido, todos brancos, foi enviado para cada participante com o compromisso de que eles deveriam usar no mínimo 80% do material em suas criações. Tecelagem, pintura em tecido, estamparia e modelagem foram alguns dos suportes utilizados pelo grupo, resultando em esculturas têxteis, estampas, tapeçarias, pinturas e peças de figurino que serão exibidas na exposição.

Entre os artistas, há nomes com perfis e carreiras tão diversos quanto Eva Soban, Marina Lafer, Goya Lopes, Juan Ojea, Marta Meyer e RossanaCilento. “Os participantes formam um mosaico das influências, estilos e produções em arte têxtil em cenas como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina”, afirma Ojea.

Serviço:

 

TENET – Tecendo na Net

Você também pode gostar!

Exposição com 50 artistas

Abertura: 9 de junho, quinta-feira, às 19h30

Visitação: de 10 de junho a 8de julho

De segunda a sexta, das 10h às 19h, com entrada franca

Local: A CASA museu do objeto brasileiro

R. Cunha Gago, 807, Pinheiros

Tel. (11) 3814-9711

http://www.acasa.org.br/

Artistas participantes:

Alexandre Heberte, Baby Gras, Beth Thomé, Bia Cunha, Circe Bernardes, Cláudia Araújo, Clarice Borian, Claudia Azeredo, Cris Barreto, Cristina Sant’Anna, Cyra Lobo, Eva Soban, Eber Lopes Ferreira, Gabriela Ricca, Goya Lopes, Glaucia Amaral, Gustavo A. Serpa Rocha, Helena Carvalhosa, Helena Watanabe, HedvaMegged, Hisako Kawakami, IvoneRigobello, Jac Bara, João Vilares, Juan Ojea, Liana Bloisi, Liliam Barboza, Malu Vianna, Manuel Guglielmo, Maria Eugênia Nobre, Maria Luiza Coimbra, Maria Carmen Von Linsingen, Maria Rita Webster, Marilena Novo, Mara Doratiotto, Marina Lafer, Marta Meyer, Mayumi Ito, Mercedes Montero, MuckiSkowronski, Paola Abiko, Paula Yne, Renato Imbroisi, RossanaCilento, Rosana Ebini, Renata Meirelles, Sylvia Ribeiro de Almeida, Tânia Stahl, TherezaCorbettGarcez, TiyokoTomikawa, ZoraviaBettiol.

Via Solange Viana

você pode gostar também