·

38º Encontro da Moda – Outono/Inverno 2010 – Propostas e tendências

De 26 a 29 de janeiro de 2010, o Centro de Exposições Frei Caneca, em São Paulo, hospedou o 38º Encontro da Moda Feminina, tradicional…

Compartilhe

De 26 a 29 de janeiro de 2010, o Centro de Exposições Frei Caneca, em São Paulo, hospedou o 38º Encontro da Moda Feminina, tradicional evento promovido pela S V Eventos, Congressos e Promoções Ltda, empresa de Belo Horizonte, Minas Gerais, conduzida por Sarah Veintraub, para os lançamentos de outono-inverno 2010.

Diferente de outras manifestações que apresentam coleções conceituais de moda (São Paulo Fashion Week, Casa dos Criadores, Dragão Fashion), a roupa mostrada pelos expositores do Encontro da Moda Feminina prima pelo espírito comercial, razão do contínuo sucesso do evento.

Ser comercial não implica em falta de criatividade nos vestidos de festa – um dos setores mais fortes do evento – na malharia, jeanswear, activewear ou urbanwear.

Moda Festa

A moda festa invernal sofre poucas modificações em relação à modelagem comparada aos artigos para verão. Para driblar o frio, os trajes incluem echarpes e estolas, complementos ideais que acrescentam mais charme aos modelos “tomara-que-caia” ou de alças. As cores mais contidas – beges e marrons, verdes escurecidos, bordeaux e roxos, e sem dúvida o eterno preto (que transita em todas as temporadas) – marcam a paleta invernal. Bordados em paetês, miçangas e pedrarias tornam-se mais comedidos, e são substituídos por pregas, nervuras, transpasses, drapés e flores – muitas flores que envolvem os decotes e descem em cascata pelas saias.

Atualmente estão muito em voga os “tubinhos” longos, com alças muito finas, que deslizam sensualmente sobre o corpo… das mais esbeltas!

Para a mulher mais rechonchuda, são oferecidos modelos evasês que disfarçam imperfeições sem descartar o “sex-appeal” que a moda festa precisa sempre, valorizar.

Os vestidos curtos, geralmente em comprimentos que deixam à mostra os joelhos, apelam para repuxados criativos, falso-balonés, decotes fantasia decorados, abados, “ruffs” (gola rente ao pescoço plissada, pregueada, engomada dos trajes históricos do renascimento), pseudo-fuxicos.

Moda Malha


As sugestões apreciadas no 38º Encontro da Mosa Feminina são ecléticas e atendem a todos os gostos da consumidora e às condições climáticas – mais ou menos – rigorosas de nosso país continental.

Sweaters e Cardigans ora são propostos em tricôs delicados que lembram os antigos cashmeres de outros tempos, ora se tornam rústicos adotando fios grossos aplicados em tranças, pontos Aran ou arroz, Argyles, tweeds, capitonnés, (vejam a moda imitando a decoração), “bouillonés”, chevrons graúdos, ilustrados em varias modelagens.

A dublagem – isto é, duas camadas de materiais unidos por resina, espuma ou adesivo, está presente nas peças que se destinam ao guarda-roupas active e urbano como agasalhos, blusões, jaquetas, parkas, casacos estruturados.

T shirts, sweatshirts e pólos revelaram-se com motivos em silk-screen listrados, novas camuflagens e reproduções up dated de peles de animais selvagens em coloridos sóbrios.

Moda Jeans

O jeanswear está presente em todas as estações do ano representado pelas clássicas “5 pockets” e outras calças em estilo contemporâneos, além de coletes, saias shorts, blusões, vestidinhos chemisier, etc, etc, etc.

O eterno denim apela para inumeráveis tingimentos, desbotamentos, lavagens, acabamentos químicos e mecânicos, sendo um aliado incansável no desenvolvimento da criatividade dos estilistas.

Destacamos o Brazil Roxx, participando do evento pela primeira vez, empresa brasileira de criação e coração que conquistou o mercado exterior antes de se aventurar no solo pátrio. Entre os clientes da Brazil Roxx contam-se Madonna e Hillary Clinton (que encomendou toda uma coleção) entre outros nomes famosos da terra do Tio Sam, da Europa, Oriente Médio e Ásia.

A marca deve sua popularidade à qualidade dos tecidos exclusivos (da Vicunha), aos bordados suntuosos em pedraria, tachas, fios metálicos, fios de seda, galões, e pelo patchwork em couro, camurça, pele de cobra, jacaré, tilápia.

Brazil Roxx, participando do evento pela primeira vez, empresa brasileira de criação e coração que conquistou o mercado exterior

Acessórios

Foto: Moça Prendada

Bijuteria, semi-jóias, bolsas, sapatos, echarpes, xales, enfim todos os itens que complementam a elegância, participaram do 38º Encontro da Moda.

O trabalho artesanal da Moça Prendada, de Curitiba, merece menção especial, não apenas pela beleza e criatividade dos lenços, faixas, echarpes, bolsas, minuciosamente elaboradas em fitas, fitilhos, fios, monocromáticos ou multicoloridos, mas também pelo aspecto social, empregando senhoras carentes para executar o trabalho.

Vejas mais fotos 38º Encontro da Moda

39º edição Encontro da Moda

A 39º edição Encontro da Moda para lançamento das coleções primavera-verão 2011 será realizada de 21 a 24 de junho de 2010 no Expo Center Norte, Pavilhão Verde, apresentando Encontro da Moda Denim, um salão especializado dentro do evento.

Paralelamente, serão realizados o Salão de Lingerie e Moda Praia e o Salão da Moda Masculina, reunindo em um só local e na mesma data várias mostras que, eventualmente, poderão clonar a velha e saudosa Fenit de Caio de Alcântara Machado.

Imagens:

–  [MAC] Maquinário Assessoria de Comunicação
Gestão em comunicação integrada, marketing e relações públicas

Blog 38 EMF

-Cariátides

Por Laís Pearson

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias