Classificando Estilos – Entenda a formação das tendências e dos temas da moda

- Continue depois da Publicidade -

Foto do site Coolpima

Em todas as manifestações de cunho artístico, o processo criativo adota determinados rumos ditados por várias fontes de inspiração.

A Moda não foge à regra: certos elementos criativos ocorrem com maior frequência, e, portanto, são mais fáceis de identificar e classificar. Por questões culturais marcam presença em todas as temporadas, revestindo-se de características atualizadas que ilustram o “zeitgeist” – o espírito dos tempos.

- Continue depois da Publicidade -

Etno – Elementos étnicos

Elementos étnicos representados por grupos raciais com hábitos, crendices, folklore diferenciados são inesgotável fonte de inspiração para a criação de moda. O vestuário concebido segundo esses elementos, repletos de conceitos básicos e sensoriais do ser humano, compreende o conjunto de roupas regionais étnicas, folkloricas, exóticas, coloniais. Tecidos, estampas, padrões, bordados, formas, modelagem saíram do passado, constam no presente e contribuirão para o futuro.

- Continue depois da Publicidade -

Atualmente, o estilo étnico ilustra também a consciência recém adquirida pelos povos do primeiro mundo da solidariedade humana. É a categoria etno da moda.

Foto do site Patrick Demarchelier

- Continue depois da Publicidade -

Retrô – O Passado

Como as ondas, imutáveis em seu eterno movimento e sempre diferentes, o passado vai e volta reformulado para entender às necessidades da moda no presente. O processo de criação se inspira na indumentária de todas as épocas de civilização e todas as épocas históricas da moda, adotando a nomenclatura retrô (de retrospectiva) para designar os trajes resultantes desta conceituação. O passado tornou-se uma religião do presente; museus e exposições tornaram-se os templos dos dias atuais voltados para este culto.

Ombreiras prontas para o século 21 – foto do site My Preview

SócioAs Múltiplas Atividades Sócio-Econômicas

As múltiplas atividades sócio-econômicas que representam um trabalho, abrangendo desde as mais humildes funções físicas, como a dos garis, às militares, religiosas, intelectuais, etc, sugerem estilos confortáveis, funcionais. O vestuário desenvolvido a partir desta fonte de inspiração è quase atemporal e foi sabiamente cognominado sócio pelos sociólogos da moda porque expõe uma função social bem definida.

Calça Clochard vinda dos uniformes – foto do site Women’s Fashion

Ado – A Criação Jovem

A criação jovem dedicada aos “teenagers”, gerada pelas culturas rock, pop, movimentos e tribos urbanas, apossa-se de qualquer elemento do universo adolescente para incorporá-los a moda. O activewear radical – da terra, mar e ar – sai de seu habitat natural para participar do dia a dia do guarda- roupa ado (de adolescente) ou “teenfashion”.

A moda teenager pela Teen Vogue – foto do site Teen Vogue

Tecno – O Vestuário do Futuro

A tendência tecnológica, espacial, cibernética, robótica, virtual, ou de qualquer outro nome que se queira dar a este conjunto da criação, representa a imagem que criamos em nossa imaginação sobre o vestuário do futuro. A verdadeira atualidade reside nos materiais têxteis  de ultima geração (nanotecnologia, acabamentos e tingimentos ultra atualizados) e nas avançadas técnicas de confecção que imprimem às roupas características do mais contemporâneo estilo “sciene fiction”. Classificamos esses trajes como tecno.

Look da passarela de McQueen – foto do site Style

Streetfashion

Ilustrada por criações pinçadas do guarda-roupa urbano do dia-a-dia de representantes de varias classes sociais, a “streetfashion” reflete os “lifestyles” do consumidor do século 21 e a estética e dinâmica da vida atual.


Foto do site Fashion Finds

Veja mais imagens e referências das diversa categorias de estilo

Etno


Foto do site Style

Fotos do site Trendnista

Você também pode gostar!

Publicidade

Retrô



Foto do site Le Petite Fahionista

SócioAs Múltiplas Atividades Sócio-Econômicas

Influência militar nas tendências para o Verão 2011 – Foto do site Fashion Feeds

Foto do site Fashion Feeds

O conforto e a funcionalidade nos anos 80 – foto do blog Denise Brian

Ado – A Criação Jovem

Moda teen com influência  dos anos 70 – Foto do site Teen Vogue

Foto do site Transa Tom

Releitura do estilo Chanel em linguajem jovem

Tecno:

Look da passarela de Marc Jacobs – foto do site Style

A moda futurista em 2010 – Lady Gaga e o seu estilo futurista – foto do site GNT


Influência futurista em vestido de festa – 2010 / Lady Gaga e o seu famoso vestido Armani – foto Fashion Bubbles

A modelo Twiggy e o exemplo de roupas futuristas nos anos 60 – foto do site Juta ta na Moda

Streetfashion:


Kate Moss e seu estilo cosmopolita – foto do blog Terra da Alice

A moda refletindo estilos de vida – Foto do site One Good Thing

A moda refletindo estilos de vida e tribos urbanas – Foto do site Our Surprising World

A moda e as tribos urbanas – estilo de vida – Foto do site Our Surprising World

Por Lais Pearson

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes