Designer da Nissan Alfonso Albaisa faz palestra exclusiva no IED – A experiência de transformar sonhos em realidade
Foto: Flickr O executivo e designer Alfonso Albaisa, que começou a trabalhar como design de carros em 1988 depois de se formar em desenho industrial…
Foto: Flickr
O executivo e designer Alfonso Albaisa, que começou a trabalhar como design de carros em 1988 depois de se formar em desenho industrial no Pratt Institute, de Nova York, é responsável pelas formas dos carros da Nissan. Visitando o Brasil para o Salão do Automóvel 2010, em São Paulo, Albaisa partilhou suas experiências em palestra exclusiva no Istituto Europeo di Design (IED).
Alfonso falou com coração e alma e iniciou sua palestra refletindo sobre quem é e o que é um designer de carros. Ele fez um paralelo com a experiência de gestação do qual podemos pensar na geração de um profissional (designer) e também das ideias em um processo criativo. Sua narrativa é envolvente fazendo-nos acompanhar cada etapa de desenvolvimento deste ser. Ele descreveu este profissional como uma criança isolada das outras, um adolescente absorto em suas ideias, um jovem excêntrico que somente na universidade encontra-se com seus semelhantes em estilo, comportamento e criatividade. Acho que ele nos revelou muito sobre sua trajetória de vida e profissional em um maneira metafórica.
Ele foi construindo o ambiente do profissional de design cujo principal desafio é transformar sonhos em realidade – “something magical happens” – (algo de mágico acontece). No tema – Onde este profissional trabalha?, ele aproveitou para nos apresentar a estrutura global da Nisan Design com base em 5 diferentes localidades: Na Asia – Nissan Global Design Center, Atsugi-shi, Kanagawa, Japan (Matriz) onde trabalham 200 profissionais de design; Creative Box Inc., Jingumae, Shibuya-Ku, Tokyo, Japan; Nissan Design China, Beijing, China (o mais novo estúdio). Na Europa: Nissan Design Europa Paddington, Londre, Reino Unido e na America: Nissan Design America Inc., San Diego, California, Estados Unidos – veja as os estúdios de design no site http://www.nissan-global.com/EN/DESIGN/BASE/.
É impressionante conhecer as instalações que também foram pensadas com design arrojado, como Alfonso diz “where we make dream real” – (onde fazemos os sonhos realidade). Um exemplo foi o Nissan LEAF – (Zero Emission Vehicle) (carro com zero emissão) o primeiro carro popular com zero emissão em compromisso com questões ambientais desenvolvido na unidade Americana de San Diego. A missão da Nissan Design é criar designs atrativos para proporcionar satisfação de seus cliente a cada dia, para isso há mais de 900 profissionais dedicados em design e que não trabalham somente com carros.
Uma experiência interessante foi da profissional Brenda Parkin, Designer – Color Expert, também presente no evento, que trabalhou no design de um trailler de aluminio por 1 ano e meio e teve que viver dentro do veiculo para entender a experiência completa. Brenda me disse que sendo uma profissional expert em cor, muitos pensam que ela fica olhando as cartelas de cores para ver o que combina com o que, mas seu trabalho é muito mais complexo e compreende olhar para um painel de um carro e fazer com que todos aquele infinito número de peças produzidas em diferentes localidade e de diferentes tamanhos, possam se juntar e harmonizar.
Alfonso nos contou também sobre como este profissional trabalha e, sem prejudicar todo seu discurso, ele fala sobre uma palavra: experiência – o que eles (consumidores) precisam? A partir deste questionamento surgem as ideias, sketches, materiais e os modelos vão ganhando corpo. É um trabalho de transposição do virtual para o real (maquetes) – “We want to make art” (nós queremos fazer arte). O processo final é construir um modelo em tamanho real. O grande desafio nesta etapa é uma questão humana básica – “how to deal with frustration?” (como lidar com frustrações).
A audiência esteve muito atenta e participante. Algumas questões muito interessantes nos chamaram a atenção:
1) Como você se sente ao perder uma ideia? – é muito difícil como toda perda, você tem que se recuperar emocionalmente e partir para a próxima.
2) Como gerenciar sonhos versus orçamentos e metas? – Faz parte de nossa atividade negociar, defender, ganhar e perder. A comunicação é fundamental principalmente entre os designers e engenheiros que avaliam a viabilidade dos materiais, formas dentre outros pontos, pois todos querem que seja um sucesso.
3) Como você começou como designer – ele conta sobre sua trajetória.
4) Como é a seleção das cores e materiais? – Apesar de todo conhecimento, experiência e técnica a escolha vem do coração.
5) Qual o maior desafio de trabalhar em e para um mercado global e competitivo. – Os desafios são muitos, pois levamos em consideração aspectos culturais e determinado modelo pode ser apreciado por um público (genero, idade, classe social, estilo) e em outro localidade por outro grupo totalmente diferente, pois é puro desejo. Por essa razão é que é difícil fazer um design para um carro comum pois não há desejo comum. Os carros esportivos entretanto, são aceitos de maneira geral por todos os públicos que apreciam este modelo. O maior desafio é que hoje não há mais tempo para errar, pois os ciclos estão cada vez menores. Por exemplo o carro elétrico tinha um ciclo de 3 anos que foi reduzido para 8 meses.
O evento foi um sucesso, teve a abertura de Carlos Murilo Moreno e contou com a presença de Juliana Cabrini, Communications Manager da Nissan Brasil, Brenda Parkin, Designer – Color Expert – Nissan Design America, Inc., Pricilla Favero, responsável por Marketing & Comunicação no IED, Andre Luiz Moreira, Diretor de Produção de Caminhões, Mercedes Benz, Vinicius Moura, empresário do setor automotivo, e um seleto público composto de alunos do IED e convidados.
Pricilla Favero (direita), Relações Públicas da IED reforçou o compromisso do Instituto Europeu de Design na promoção de eventos como este para os alunos, profissionais de mercado e convidados. Ela conta com o apoio dos executivos de Marketing e Comunicação Paola Martinelli e Roberio Xavier. “Nós estamos trabalhando em novos eventos similares que logo serão divulgados”.
Andre Luiz Moreira, Diretor de produção de caminhões da Mercedez Benz, gostou da palestra e disse que o Salão do Automóvel é um importante evento no segmento automotivo e por isso acontece anualmente. O setor de caminhões possui seu próprio evento bi-anual – Fenatran, que aconteceu o ano passado. “O mercado de caminhões também se preocupa com o design, entretanto o perfil do consumidor é muito diferente bem como suas motivações de compras – preço, vida útil do veículo, economia de combustível e pneus, tamanho, adequação a legislações e especificidade dos produtos a serem transportados”.
Brenda Parkin, Designer – Color Expert – Nissan Design America, Inc. (a esquerda)
Alfonso Albaisa e Carlos Alberto Alves e Silva (a direita)