Hamburguer de Lombo Suíno no Prato
Seis e meia da manhã em pleno feriado e eu, acordada. Impressionante como o nosso organismo se adapta às mudanças, né? Acordar cedo, pra mim, sempre foi um drama, uma agressão. Mas desde que conheci o Ciro, tenho acordado antes das seis. Ele vai cedo pro trabalho e gosto de fazer café e tomar com ele. No começo, voltava a dormir mais um pouco. Agora não consigo mais. Nossa rotina
Seis e meia da manhã em pleno feriado e eu, acordada. Impressionante como o nosso organismo se adapta às mudanças, né? Acordar cedo, pra mim, sempre foi um drama, uma agressão. Mas desde que conheci o Ciro, tenho acordado antes das seis. Ele vai cedo pro trabalho e gosto de fazer café e tomar com ele. No começo, voltava a dormir mais um pouco. Agora não consigo mais.
Nossa rotina mudou. Estamos juntos todos os dias e, vez ou outra, pego o Ciro se referindo à minha casa como se fosse dele também. Não deixa de ser. Por todos os lados, coisas nossas. No quarto, no closet, na cozinha, no banheiro. Primeiro foram uma escova de dentes, um desodorante, um par de chinelos. Depois, alguns cabides pra calças, uma gaveta pra camisetas, meias… Essa semana ele ganhou mais uma. Solange, que me ajuda em casa, reclamou que as roupas não cabiam mais em uma só e tudo que ela tinha passado ia ficar espremido e amarrotado.
O lugar dele à mesa. O lado dele na cama. Os temperos na geladeira. As facas novas na cozinha. Os chocolates Kit Kat no congelador. O xampu e o sabonete no box. A toalha de banho pendurada ao lado da minha. As roupas limpas no varal.
Estava quase terminando o texto e ele acordou. O dia ia começar. Duas canecas de café, conversa, risada, planos do que fazer pro almoço, qual vinho iamos experimentar… A nova (e gostosa) rotina na casa que, cada vez mais, é nossa.
O que usamos
½ cebola
Filé de lombo (450g, mais ou menos)
Bacon
Farinha de trigo
Sal
Pimenta-do-reino
2 laranjas
1 limão
Azeite
Manteiga
Como fizemos
Fatiamos o bacon. Picamos bastante na ponta da faca os filés de lombo. Montamos o hambúrguer e passamos na farinha de trigo. Reservamos. Em uma panela pequena, derretemos a manteiga e misturamos um pouco de azeite. Adicionamos a cebola com um pouco de sal e pimenta-do-reino e refogamos em fogo baixo. Colocamos o suco da laranja e do limão. Deixamos em fogo baixo até secar. Numa frigideira, fritamos o hambúrguer com um pouco de azeite e manteiga. Na mesma frigideira, colocamos as fatias de bacon.
Pra mim, servimos o hambúrguer no prato com mix de folhas. Pro Ciro, no pão.
O que bebemos
Inspira Carmenère
Na cozinha tocou
Red Hot Chili Peppers e John Frusciante