Comportamento do Consumidor – Geeks

Começo hoje a escrever aqui no Fashion Bubbles e vou iniciar falando daquilo que mais sei e gosto: comportamento do consumidor. Mudanças sociais, tecnológicas e…

Compartilhe

consumidor-1.jpg

Começo hoje a escrever aqui no Fashion Bubbles e vou iniciar falando daquilo que mais sei e gosto: comportamento do consumidor.

Mudanças sociais, tecnológicas e comportamentais criam novos tipos de personalidade, mas principalmente novos hábitos, atitudes e novos tipos e perfis pessoais. Nas últimas décadas vimos surgir novos grupos de comportamento e novas tribos de afinidade. Em torno dos novos interesses, práticas e valores nascem novos estilos de vida e perfis psicográficos.

Convivemos diariamente com estas mudanças. Elas são cada vez mais constantes, múltiplas, instáveis e aceleradas. As escolhas e experimentações alargam nosso campo de ação e o peso da tradição ou do costume já não nos impede de circular em frêmito pelos múltiplos corredores dos supermercados de estilos.

Novos grupos de indivíduos e consumidores surgem e ganham força no cenário atual. Ron Rentzel em seu recente livro Karma Queens, Geek Gods & Innerpreneurs, nos relata um pouco do universo de práticas e valores de nove tipos estratégicos de consumidores.

O que caracteriza os novos consumidores é sua capacidade de se conectar com outros a partir de certos elementos e valores comuns. Os segmentos se formam a partir de interesses ou práticas compartilhadas, objetos ou marcas comuns. Chamo estes pontos de conexão de pontos C (pontos de conexão). Eles podem ser um valor ou idéia, uma prática ou interesse, um meeting point ou lugar, um produto ou marca. Eles demarcam intersecções, unem pessoas de perfis sócio-econômicos e demográficos muitas vezes bem diferentes entre si. Os pontos C são as fronteiras de encontro, interação e identificação entre indivíduos e grupos na vida contemporânea.

Entre os Geeks o ponto C são basicamente os computadores. Nem todo internauta é um geek, pois todo geek além de navegar horas ainda deve ser um profundo aficionado pela linguagem complexa dos hard & softwares. Os Geeks, também conhecidos como Techies, se identificam pelos seus interesses e práticas comuns, seus hábitos de mídia e consumo e pela forma que organizam e vivenciam seu tempo.

abotoaduras_geek.jpg

Eles cada vez mais alcançam postos de liderança e fama, fazem fortuna e moldam o futuro. Em geral é uma tribo predominantemente masculina, entre 20 e 40 anos, solteiros ou recém-casados e sem filhos, com ótimo nível cultural e renda elevada.

Já fazem parte do metaverso e do mundo da banda larga há anos e navegam pela rede há mais de uma década. Nesta tribo wi-fi, quase todos idolatram a Apple, tem um IPod e um arrojado notebook, fazem suas compras online, passam longas horas plugados nos seus websites e blogs favoritos, se conectando as redes sociais, buscando as melhores oportunidades, inventando ferramentas e criando inovações e facilidades domésticas auxiliados pelos seus eficientes computadores.

O desafio para eles é estar adiante do que o mercado lhes oferece, querem estar à frente de seu tempo e dos outros consumidores. Para eles o presente já é passado. Para os geeks é diversão garantida ficar até altas horas, depois de um dia extenuante de trabalho, chegar em casa e ainda jogar contra o seu computador, navegar madrugada adentro atrás de novos atalhos e em busca de informações e descobrir qual a lógica dos algoritmos do Google. Querem chegar antes a informação e ter o prazer de ser um maven, sendo o primeiro a informar e influenciar os demais.

Hoje conhecimento é poder e este tipo de conhecimento técnico-digital lhes garantem um poder revolucionário e grandes conquistas profissionais. Cada vez eles são mais jovens, mais ricos e em maior número. Eles dominam um recurso e uma linguagem cada vez mais valorizada, mas que ainda é expertise de poucos.

annecasselman.jpg

Por Sérgio Lage

( O Sérgio Lage é mestre em Sociologia e Publicidade e Marketing pela USP.
Professor Universitário nas áreas de Antropologia do Consumo e Cultura Material, Tendências, Comportamento e Consumo, Posicionamento Estrátégico de Marca e Consumidores. Sérgio tem ainda uma consultoria na área de Comportamento e Tendências chamada What´Z´on – estudos e idéias. Nas horas vagas, adora escrever textos e crônicas sobre a vida moderna nos blogs
Alto Valor Agregado e Vidas no Singular. E-mail: [email protected] .)

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias