Dia Internacional da Mulher – Veuve Clicquot

78

180px-veuve-clicquot.jpg

Na história do vinho, houve mulheres fortes que deixaram sua marca num meio tradicionalmente dominado por homens. Um exemplo clássico: Nicole-Barbe Clicquot-Ponsardin, a veuve Clicquot, que, viúva aos 27 anos e mãe de uma filha de 3 anos, revolucionou a casa de champanhe da família no início do século 19 e ficou conhecida como a inventora do remuage, procedimento destinado a retirar as borras de levedura das garrafas de champanhe.

Você também pode gostar!

Como adoramos tudo que borbulha, gostaríamos de homenagear todas as mulheres, no Dia Internacional da Mulher, através de Madame Nicole-Barbe Ponsardin Clicquot, mais conhecida como Veuve Clicquot.

Leia a matéria Mulheres do Vinho. Em homenagem ao Dia Internacional das Mulher, comemorado no próximo dia 8 de março, esta matéria conta um pouco da trajetória de quatro enólogas, três brasileiras e uma francesa, de distintas gerações. Elas falam de eventuais preconceitos que tiveram de enfrentar para seguir sua vocação e sobre as características dos vinhos feitos por mãos mais delicadas que as dos homens. Seriam esses vinhos, por definição, mais femininos que os demais, elaborados por seus colegas do sexo oposto? Com a palavra, as enólogas.

você pode gostar também