FalaBonito – A Construçao de um Imaginário Lingüístico

Procurando notícias para o site me deparei com este blog sobre construção lingüística. Achei bárbaro, pois como tudo, as palavras também tem seus ciclos: nascem…

Compartilhe

Procurando notícias para o site me deparei com este blog sobre construção lingüística. Achei bárbaro, pois como tudo, as palavras também tem seus ciclos: nascem e caem em desuso, entram e saem da moda…

No FalaBonito você verá artigos sobre etmologia, sobre a história das palavras, significado e origem do seu nome e muito mais, vale a per conferida!Segue uma colher de chá:

17- Alguns termos científicos têm origens bem pouco científicas. A palavra “bactéria”, por exemplo, vem de backterion, que é o diminuitivo em grego de baktron, galho. Ao observar pela primeira vez as bactérias no microscópio, aproximadamente em 1847, os cientistas acharam-nas muito parecidas com galhinhos, e resolveram batizá-las de acordo.

18- As garrafas plásticas recicláveis de refrigerantes são chamadas garrafas PET. Esse termo, apesar de ter se originado do inglês, nada tem a ver com “pet” no sentido de animal de estimação. PET é uma sigla para Poly Ethylene Terephthlate ou, em português, politereftalato de etileno. Explicou-me o prof. Marcos L. Dias que um polímero é um material formado de moléculas muito grandes, que tem na sua estrutura química unidades que se repetem (poli=muitos e mero=partes). Os plásticos, borrachas e fibras sintéticas (as chamadas fibras de poliéster) são polímeros.

“Os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo.”

Matéria retirada do blog FalaBonito.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias