Foto de prancheta com folha de sulfite e data 11 de dezembro.

11 de dezembro é Dia do Engenheiro e Dia do Tango. As datas comemorativas de hoje, domingo

Também é Dia Internacional das Montanhas e Dia Nacional da Câmara Júnior. Veja as datas comemorativas de 11 de dezembro

Compartilhe

Hoje é dia 11 de dezembro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores.

Continue acompanhando!

Quando é dia 11 de dezembro?

Foto de buquê de flores e xícara com café. Escrito de rosa, "Good Morning".
Fonte: Canva

Em 2022, 11 de dezembro cai em um domingo. Trata-se do 345º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 20 dias para 2022. Além disso, a fase da Lua é quarto cheia e estamos na primavera. Nascidos em 11 de dezembro, são do signo de Sagitário.

Assim sendo, estamos no início do décimo segundo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de dezembro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

 

O que se comemora no dia 11 de dezembro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 11 de dezembro? Então, confira mais a seguir sobre o  Dia do Engenheiro, Dia Internacional das Montanhas, Dia Nacional da Câmara Júnior, Dia Nacional das APAEs e Dia do Tango.

Dia do Engenheiro

O dia do engenheiro é comemorado anualmente em 11 de dezembro, no Brasil.

A data homenageia os profissionais da Engenharia, uma área de exatas que abrange vários tipos, de acordo com as suas especialidades (engenharia civil, engenharia agrônoma, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia química, apenas para citar algumas).

O Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto-lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil.

Por isso, o dia 11 de dezembro comemora o dia do engenheiro e aniversário do Confea. Há ainda o Dia da Engenharia, que é celebrado em 10 de abril no Brasil.

  • Aproveite e leia também Dia do Engenheiro: 30 mensagens e frases para compartilhar!

11 de dezembro
Fonte: Fashion Bubbles. Montagem Laila Lopes.

Dia internacional das montanhas

A 11 de dezembro comemora-se anualmente o Dia Internacional das Montanhas. O seu objetivo é sensibilizar para a conservação das Montanhas, tendo em conta o seu papel nos ecossistemas, bem como os atuais problemas de sobrexploração e outros derivados das alterações climáticas que as afetam negativamente.

11 de dezembro
Fonte: Pinterest

Dia do Tango

Festeja-se o dia do Tango em 11 de dezembro, em homenagem às datas de nascimento dos criadores de duas vertentes da dança: Carlos Gardel (11 de dezembro de 1890) e Júlio de Caro, diretor de orquestra que assim como Carlos também nasceu no dia 11 de dezembro.

Gardel foi o maior propagador do tango no mundo. Faleceu aos 45 anos em acidente de avião, com toda sua orquestra.

11 de dezembro
Fonte: Pinterest

Próximas datas comemorativas do mês de dezembro

  • 12 de dezembro – Aniversário de Belo Horizonte, Dia Mundial da Cobertura Universal de Saúde, Dia Internacional da Criança na Mídia, Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, Dia do Plano Nacional de Educação e Dia da Bíblia;
  • 13 de dezembro – Dia do Marinheiro, Dia do Pedreiro, Dia de Santa Luzia, Dia do Cego, Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia, Dia do Marinheiro, Dia do Ótico, Dia do Lapidador e Dia Nacional do Forró;
  • 14 de dezembro – Dia Nacional do Ministério Público, Dia Nacional de Combate à Pobreza e Dia do Engenheiro de Pesca;
  • 15 de dezembro – Dia do Arquiteto, Dia do Jardineiro, Dia da Mulher Operadora do Direito (Dia da Advogada) e Dia Nacional da Economia Solidária;
  • 16 de dezembro – Dia do Reservista, Dia do Teatro Amador e Dia de Santa Adelaide;

Domingo é dia de qual orixá?



Foto Orixá Nanã.
Fonte: Tungra



Nanã Burukú é o orixá de domingo. Ela é o orixá dos mangues, do pântano. É a senhora da morte, responsável pela entrada (reencarnação) e saída (desencarnação) da alma. Nanã e Oxalá tiveram quatro filhos juntos: Omol/Obaluaiê, Oxumarê, Ewá e Ossaim.

Nanã é dona de um cajado, chamado ibiri. Suas roupas parecem encharcadas de sangue, orixá das águas calmas que mata na hora, e ela mata uma cabra sem usar faca. Seus fios de conta são lilás e branco.

Qual o santo do dia 11 de dezembro?

No dia 11 de dezembro, a Igreja Católica celebra o dia de São Dâmaso!

  • Logo após, veja Frases de bom dia: 70 mensagens e 50 cartões virtuais para compartilhar

São Dâmaso

Sabe-se que Dâmaso nasceu na cidade de Guimarães, em Portugal e que teve uma irmã também canonizada: Santa Irene. Possuía cultura elevadíssima, instrução primorosa, era poeta, arquivista e amava a arqueologia.

Desse modo, esses seus conhecimentos foram de grande importância para o futuro da Igreja. Não se sabe muito sobre sua trajetória até chegar a ser eleito Papa.

Sabe-se, porém, que ele deixou um legado que assegurou na Igreja a fidelidade aos textos sagrados e a conservação dos originais pela pureza da fé.

São Dâmaso foi o primeiro Papa a ordenar que se organizasse os arquivos da Igreja. Em seu ministério, procurou  conservar versões fiéis, originais e autênticas dos escritos dos pri­meiros Padres. Inclusive, ordenou a destruição de versões apócrifas e deturpa­das dessas obras, para que, nos tempos futuros, elas não fos­sem usadas e manipuladas por hereges.

Com a mesma intenção de conservar a santa Doutrina, São Dâmaso percebeu que a Igreja precisava de uma única ver­são oficial das Sagradas escrituras. Por isso, incumbiu seu secretário, o extraordinário poliglota São Je­rônimo, de trabalhar numa tradução la­tina da Bíblia, usando como fonte os textos originais gregos ou hebraicos.

Foi desse trabalho gigantesco de São Jerônimo que nasceu a famosa Bíblia em Latim conhecida como Vulgata. Esta assegurou aos católicos a certeza do acesso o mais direto possível aos textos sagrados originais durante vários séculos. Somente séculos mais tarde, surgiram outras versões.

Além disso, ele foi um dos primeiros Papas que definiu a autoridade do Papa sobre toda a Igreja como sendo uma au­toridade que lhe é dada diretamente por Jesus Cristo, e não por delegação advinda dos bispos ou concílios.

Sua influência era tanta que, por causa dele, retiraram a estátua da deusa Vitória do Senado Romano visando eliminar vestígios dos cultos pagãos oficiais.

“Senhor, por intercessão de São Dâmaso, concedei-me fidelidade aos Vossos ensinamentos. Livrai-me, Pai de Bondade, da preguiça espiritual e dai-me consciência de que, quanto mais eu Vos buscar em oração, maiores serão as bênçãos em minha vida. Amém.”

11 de dezembro
Fonte: Pinterest

 

11 de dezembro: conclusão

Embora  11 de dezembro não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade. Nesse sentido, a Igreja Católica celebra hoje o dia de São Dâmaso. Dessa forma, o orixá de domingo é Nanã Burukú.

Em resumo, é neste marco celebra-se o Dia do Engenheiro, Dia Internacional das Montanhas, Dia Nacional da Câmara Júnior, Dia Nacional das APAEs e Dia do Tango.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias