Dia 16 de julho: as datas comemorativas

16 de julho é Dia do Comerciante e Dia de Nossa Senhora do Carmo. Veja as datas comemorativas de hoje, sábado

Também é dia dos orixás Oxum e Iemanjá. Veja celebrações de 16 de julho, frases e cartões para compartilhar

Hoje é dia 16 de julho! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 16 de julho?

Veja também…

Frase de bom dia do dia 16 de julho
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 16 de julho cai em um sábado. Trata-se do 197º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 168 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é cheia e estamos na inverno. Nascidos em 16 de julho são do signo de Câncer.

Assim sendo, estamos na metade do sétimo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de julho de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 16 de julho?

Signo Câncer
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 16 de julho são de Câncer. Sem dúvida, os geminianos são conhecidos por serem dramáticos, intensos, românticos e simpáticos.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a sentir tudo em excesso, seja amor, tristeza, dor ou saudade. Além disso, cancerianos também possuem um grande apego pela família e por isso, gostam de ficar em casa, junto as pessoas amadas.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões onde conseguem cuidar de outras pessoas e por esse motivo são mais propensos a trabalharem em áreas como enfermagem, medicina, odontologia, veterinária.

Por outro lado, por ter personalidade sonhadora, profissões como designer escritor e decorador, também combinam com as pessoas desse signo!

Sábado é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum
Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do amor, Oxum representa a pureza e a feminilidade. Com o objetivo de homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

Além disso, a comida ritual da orixá se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Quem é Iemanjá?

Oração para Iemanjá
Oração para Iemanjá. Fonte: Canva (adaptada)

Deusa dos mares e oceanos, Iemanjá é muito conhecida no Brasil. Assim, para fazer uma homenagem à entidade, as melhores opções de velas são branca, azul clara, rosa e verde-clara.

Dessa maneira, a comida para a orixá é o Ebó, feito com milho branco, azeite, sal e cebola.

Qual o santo do dia 16 de julho?

No dia 16 de julho, a Igreja Católica celebra o dia de Nossa Senhora do Carmo.

Nossa Senhora do Carmo

No dia 16 de julho, a Igreja Católica celebra o Dia de Nossa Senhora do Carmo. A devoção a santa tem origem no século XII, quando um grupo de eremitas começou a se formar no Monte Carmelo, na terra Santa, Palestina.

Nessa época, os eremitas iniciaram um estilo de vida simples e pobre, ao lado da fonte do profeta Elias. Assim, este estilo de vida se estendeu por todo o mundo.

A partir desse acontecimento, se formou a Ordem dos Carmelitas, com o profeta Elias como patriarca. Além disso, eles também veneram a Virgem Maria, com o título de Bem Aventurada Virgem do Carmo.

Dessa maneira, foi criada uma igreja em homenagem a Nossa Senhora do Carmo próximo ao Monte Carmelo, no entanto, com a perseguição dos mulçumanos, eles precisaram fugir para a Europa, o que fez com que a Ordem se espalhasse mais ainda.

Oração a Nossa Senhora do Carmo

“Senhora do Carmo, Rainha dos anjos, canal das mais ternas mercês de Deus para com os homens. Refúgio e advogada dos pecadores, com confiança eu me prostro diante de vós, suplicando-vos que obtenhais a graça que necessito, (pede-se a graça). Em reconhecimento, solenemente prometo recorrer a vós em todas as minhas dificuldades, sofrimentos e tentações, e farei de tudo que ao meu alcance estiver, a fim de induzir outros a amar-vos, reverenciar-vos e invocar-vos em todas as suas necessidades.

Agradeço as inúmeras bênçãos que tenho recebido de vossa mercê e poderosa intercessão.

Continuai a ser meu escudo nos perigos, minha guia na vida e minha consolação na hora da morte. Amém. Nossa Senhora do Carmo, advogado dos pecadores mais abandonados, rogai pela alma do pecador mais abandonado do mundo. Ó Senhora, rogai por nós que recorremos a vós”.

Oração a Nossa Senhora do Carmo: Santo do dia
Fonte: Canva (adaptado)

O que se comemora no dia 16 de julho?

Você não sabe o que se comemora no dia 16 de julho? Então, confira mais a seguir sobre o Dia do Comerciante.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia do Comerciante

No dia 16 de julho, celebra-se o Dia do Comerciante. A data foi criada a partir da Lei nº 2.048, de 1953, em homenagem ao nascimento de José Maria da Silva Lisboa, o Patrono do Comércio Brasileiro.

Dessa maneira, o comerciante é o profissional que trabalha na área do comércio, isto é, geralmente na venda de produtos e serviços.

Sendo assim, você é comerciante? Então, poste uma homenagem aos seus clientes. A data também é uma boa oportunidade para trazer para o seu feed informações sobre seu trabalho!

15 de julho: Dia do Comerciante
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de julho

  • 17 de julho – Dia de Proteção às Florestas, Dia Mundial do Emoji e Dia do Curupira;
  • 18 de julho – Dia Internacional de Nelson Mandela, Dia Nacional do Trovador e Dia de São Francisco Solano;
  • 19 de julho – Dia da Caridade, Dia Nacional do Futebol e Dia de São Símaco;
  • 20 de julho – Dia do Amigo e Internacional da Amizade, Dia Nacional do Tatuador, Dia Nacional do Biscoito e Dia Pan-americano do Engenheiro;
  • 21 de julho – Dia Nacional do Garimpeiro e Memória aos Mortos da Marinha em Guerra;
  • 22 de julho – Dia Mundial do Cérebro, Dia do Cantor Lírico e Dia de Santa Maria Madalena;
  • 23 de julho – Dia do Guarda Rodoviário e Dia de Santa Brígida;
  • 24 de julho – Dia Nacional do Suinocultor e Dia de São Charbel Makhlouf;
  • 25 de julho – Dia Nacional da Mulher Negra, Dia do Motorista, Dia do Escritor, Dia do Colono, Dia Mundial de Prevenção do Afogamento, Dia de São Tiago Maior e Dia de São Cristóvão;
  • 26 de julho – Dia dos Avós, Dia do Recepcionista e Dia Nacional do Arqueólogo;
  • 27 de julho – Dia do Pediatra, Dia do Motociclista, Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço e Dia de São Pantaleão de Nicomédia;
  • 28 de julho – Dia do Agricultor e Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais;
  • 29 de julho – Dia da Identificação e Dia de Santa Marta;
  • 30 de julho – Dia Internacional da Amizade, Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas e Dia de São Pedro Crisólogo;
  • 31 de julho – Dia do Orgasmo, Dia Mundial do Guarda-Florestal e Dia de Santo Inácio de Loyola.

16 de julho: conclusão

Embora 16 de julho não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Dia do Comerciante.

Ao mesmo tempo, é o Dia de Nossa Senhora do Carmo. Fora que todo sábado é dia das orixás Oxum e Iemanjá.

Matérias Similares