Dia 19 de abril datas comemorativas

19 de abril é Dia do Indígena. As datas comemorativas de hoje, quarta

Hoje é o décimo nono dia do quarto mês do ano, Dia do Exército Brasileiro. Confira as celebrações de 19 de abril, frases e cartões para compartilhar

Compartilhe

Hoje é dia 19 de abril! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 19 de abril?

Frasede bom dia 19 de abril
Nesse sentido, confira o cartão virtual de bom dia que você pode compartilhar nas suas rede sociais. Fonte: Canva (adaptado)

Em 2023, 19 de abril cai em uma quata-feira. Trata-se do 109º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 256 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos na outono. Nascidos em 19 de abril são do signo de Áries.

Assim sendo, estamos na metade do quarto mês o ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de abril de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 19 de abril?

Áries março
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 19 de abril são de Áries. Sem dúvida, os arianos são conhecidos por serem pessoas sinceras, competitivas, corajosas e impacientes.

Similarmente, pessoas desse signo amam um novo desafio e por isso não gostam tanto de repetição. Sendo assim, tendem a ser líderes natos e por isso são mais propensos a trabalharem em áreas como empresário, bombeiro, cirurgião ou até mesmo de forma autônoma.

O que se comemora no dia 19 de abril?

Você não sabe o que se comemora no dia 19 de abril? Então, confira mais a seguir sobre o Dia do Índio e Dia do Exército Brasileiro.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia do Indígena

No dia 19 de abril, celebra-se o Dia do Indígena. A data foi instituída durante o Governo Vargas, através do Decreto de Lei nº 5.540, de 1943.

Dessa forma, este dia tem como principal objetivo homenagear os mais diversos povos indígenas, que tanto contribuíram para a formação da cultura e etnia brasileira.

Por outro lado, a data também visa conscientizar a população acerca da importância de garantir e preservar o direito dos Indígenas.

Sendo assim, que tal compartilhar um cartão virtual sobre o Dia dos Indígnas nas redes sociais? Veja a seguir uma inspiração, que você pode copiar e enviar para amigos e familiares!

Dia do Índio
Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Exército Brasileiro

No dia 19 de abril, celebra-se o Dia do Exército Brasileiro. A data é uma homenagem à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 1648, em Pernambuco.

Dessa forma, o exército brasileiro é uma das três forças armadas, que são responsáveis por defender o Brasil.

Dia do Exército Brasileiro 19 de abril
Fonte: Canva (adaptado)

Por outro lado, o exército também realiza campanhas sociais, que levam comida e atendimentos médicos a localidades que não tem acesso.

Assim, para ingressar a esta força, é preciso participar do alistamento militar, que é obrigatório para todos os homens ao completar dezoito anos. No entanto, também há vagas para mulheres.

Além disso, é preciso saber que o exército é composto por algumas divisões e entre as principais, estão: a cavalaria, a infantaria, a artilharia e a engenharia.

Quarta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Para agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 19 de abril?

No dia 19 de abril, a Igreja Católica celebra o dia de Dia de Santo Expedito.

Dia de Santo Expedito

Hoje, dia 19 de abril, a Igreja Católica celebra o Dia de São Expedido. São Expedito é conhecido por ser o “Santo das Causas Justas e Ugentes”.

Isso porque, o Santo, de forma rápida e decisiva, ganhou uma batalha contra o demônio quando ia se converter.

Dessa forma, Expedido foi martirizado em 19 de abril de 303, pois não renegou sua fé diante do imperador Dioclesiano.

Assim, atualmente, ele também é considerado o padroeiro dos jovens, estudantes e enfermos.

Oração a Santo Expedito

“Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao nosso Senhor Jesus Cristo, socorre-me nesta hora de aflição e desespero. Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me, ajuda-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atenda ao meu pedido.

Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja-me de todos que possam me prejudicar, proteja a minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a Paz e a tranquilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Muito obrigado. Amém”.

Oração a Santo Expedito
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de abril

  • 20 de abril – Dia do Diplomata e Dia do Disco;
  • 21 de abril – Aniversário de Brasília, Dia do Metalúrgico, Dia da Latinidade, Dia da Polícia Civil, Dia do Têxtil, Dia Mundial da Criatividade e Inovação, Dia do Funcionário Policial Civil e Dia de Tiradentes;
  • 22 de abril – Descobrimento do Brasil, Dia do Planeta Terra, Dia do Agente de Viagem, Dia da Comunidade Luso-Brasileira, Dia da Aviação de Caça, Data Festiva da Força Aérea Brasileira e Dia Nacional da Tontura;
  • 23 de abril – Dia de São Jorge, Dia Mundial do Escoteiro, Dia Nacional da Educação de Surdos, Dia do Serralheiro, Dia Nacional do Choro e Dia Mundial do Livro;
  • 24 de abril – Dia do Penitenciário, Dia do Boi, Dia do Chimarrão, Dia Internacional do Jovem Trabalhador, Dia Internacional do Milho, Dia do Samurai, Dia Mundial de Combate à Meningite, Dia Nacional da Família na Escola e Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais;
  • 25 de abril – Dia do DNA, Dia da Contabilidade, Dia Mundial da Luta contra a Malária e Dia do Despachante Aduaneiro;
  • 26 de abril – Dia do Goleiro,  Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão, Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl, Dia do Engraxate, Dia do Juiz Trabalhista e Dia Mundial da Propriedade Intelectual.

19 de abril: conclusão

Embora 19 de abril não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Dia 19 de abril datas comemorativas
Montagem: Paulo Costa

Em resumo, é neste marco celebra-se o Dia de Santo Expedito, Dia do Indígena e Dia do Exército Brasileiro.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias