20 de agosto é Dia do Maçom. Veja as datas comemorativas de hoje, sábado

Também é dia de São Bernardo e dia dos orixás Oxum e Iemanjá. Veja celebrações de 20 de agosto, frases para compartilhar

Imagem com "20 de agosto" em letras rosas sob fundo de bloco de notas em cima de uma mesa com plantas e despertador
Compartilhe

Hoje é dia 20 de agosto! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 20 de agosto?

Ilustração com frase de bom dia em preto com o fundo rosa e um buquê de flores
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 20 de agosto cai em um sábado. Trata-se do 232º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 133 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos na inverno. Nascidos em 20 de agosto são do signo de Leão.

Assim sendo, estamos no final do oitavo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de agosto de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 20 de agosto?

Signo de Leão
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 20 de agosto são de Leão. Sem dúvida, os leoninos são conhecidos por serem vaidosos, bem-humorados, animados e generosos.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características autoritárias e gostam de ser o centro das atenções. Além disso, os leoninos também são pessoas amorosas e corajosas. Por isso, sempre defendem, com unhas e dentes, àqueles que amam.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões onde conseguem liderar e trabalhar a criatividade. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como gerente, ator ou atriz, design, executivo ou publicitário.

Sábado é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum
Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do amor, Oxum representa a pureza e a feminilidade. Com o objetivo de homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

Além disso, a comida ritual da orixá se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Quem é Iemanjá?

Oração para Iemanjá
Oração para Iemanjá. Fonte: Canva (adaptada)

Deusa dos mares e oceanos, Iemanjá é muito conhecida no Brasil. Assim, para fazer uma homenagem à entidade, as melhores opções de velas são branca, azul clara, rosa e verde-clara.

Dessa maneira, a comida para a orixá é o Ebó, feito com milho branco, azeite, sal e cebola.

Qual o santo do dia 20 de agosto?

No dia 20 de agosto, a Igreja Católica celebra o dia de Dia de São Bernardo, Dia de Santa Maria de Mattias e Dia de São Samuel.

Dia de São Bernardo

Hoje, dia 20 de agosto, a Igreja Católica celebra o Dia de São Bernardo. Bernardo nasceu em 1090, em Borgonha, na França.

Aos 22 anos, entrou para a Abadia de Cister e, lá, conseguiu convencer mais de trinta homens a entrarem para a ordem. Por isso, ele é considerado o segundo fundador da Ordem de Cister, além de abade do Mosteiro Claraval.

São Bernardo faleceu em 20 de agosto de 1153 e foi considerado Doutor da Igreja, pelo Papa Pio VIII

Oração de São Bernardo à Virgem Maria

“Lembrai-Vos, Oh! puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à Vossa proteção, implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e gemendo sob o peso de meus pecados me prostro a vossos pés.

Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Amém”.

Ilustração com a a Oração de São Bernardo à Virgem Maria e detalhes azuis ao fundo
Fonte: Canva (adaptado)

Dia de Santa Maria de Mattias

No dia 20 de agosto, celebra-se o Dia de Santa Maria Mattias. Maria Mattias nasceu em Vallercosa, em fevereiro de 1805.

Maria foi criada em uma família cristã, por isso, desde muito nova já seguia os ensinamentos da Igreja. Assim, quando teve certeza do chamado de Deus para sua vida, passou a cumprir a vontade divina. Assim, junto com o Bispo Anagni, fundou a Congregação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo, em 1834.

Santa Maria Mattias faleceu em 20 de agosto de 1866, foi beatificada em 1950, pelo Papa Pio XII e canonizada em 2003, pelo Papa João Paulo II.

Fotografia de Santa Maria de Mattias vestida de freira
Fonte: Pinterest

São Samuel

O Dia de São Samuel é celebrado anualmente em 20 de agosto. Samuel viveu durante o século XI e é considerado o primeiro dos profetas, depois de Moisés.

Também conhecido como o último Juíz de Israel, sua história é citada no primeiro livro da Bíblia. Além disso, a pedido do Senhor, ele ungiu Saul, o primeiro rei, e depois Davi, o maior dos reis de Israel.

Oração de São Samuel

“Todo-Poderoso Deus, em tua misericórdia tu deste a Samuel a coragem de chamar Israel ao arrependimento e renovar a sua dedicação ao Senhor. Chama-nos ao arrependimento como Natã chamou Davi ao arrependimento, e então pelo sangue de Jesus, o Filho de Davi, possamos receber o perdão de todos os nossos pecados; através de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Foto de flores outonais com a Oração de São Samuel em destaque no centro
Fonte: Canva (adaptado)

O que se comemora no dia 20 de agosto?

Você não sabe o que se comemora no dia 20 de agosto? Então, confira mais a seguir sobre o Dia do Maçom.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia do Maçom

Hoje, dia 20 de agosto, celebra-se o Dia do Maçom. A data celebra o dia em que, segundo a história maçônica, houve uma sessão histórica entre as lojas de Maçonaria “Comércio e Artes e “União e Tranquilidade”, em 1822, no Rio de Janeiro.

Sendo assim, durante a sessão o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso pedindo a Independência do Brasil, o que inspirou Dom Pedro II, que declarou a Independência em menos de 1 mês, em 7 de setembro de 1822.

Foto do símbolo da Maçonaria no canto direito e no canto esquerdo a data 20 de agosto e a frase "Dia do Maçom" em destaque
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de agosto

  • 21 de agosto – Dia Nacional da Habitação, Início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, Dia Internacional de Recordação e Homenagem às Vítimas do Terrorismo,
  • 22 de agosto – Dia do Folclore, Dia do Coordenador Pedagógico, Dia do Supervisor Escolar e Dia de Nossa Senhora Rainha;
  • 23 de agosto – Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição, Dia da Intendência, Dia do Aviador Naval e Dia Mundial de Combate à Injustiça;
  • 24 de agosto – Dia da Infância, Dia dos Artistas, Dia Nacional da Comunidade Ucraniana e Dia de São Bartolomeu;
  • 25 de agosto – Dia do Soldado, Dia do Feirante, Dia da Legalidade e Dia Nacional da Educação Infantil;
  • 26 de agosto – Aniversário de Campo Grande, Dia do Catequista, Dia Internacional da Igualdade da Mulher, Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e Dia de São Zeferino;
  • 27 de agosto – Dia do Psicólogo, Dia do Corretor de Imóveis, Dia de São Celestino I e Dia de Santa Mônica;
  • 28 de agosto – Dia dos Bancários, Dia Nacional do Voluntariado, Dia da Avicultura, Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento e Dia de Santo Agostinho de Hipona;
  • 29 de agosto – Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, Dia Nacional de Combate ao Fumo, Dia Internacional do Gamer, Dia Internacional contra Testes Nucleares e Dia de Santa Joana Maria da Cruz;
  • 30 de agosto – Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla e Dia de São Cesário de Arles;
  • 31 de agosto – Dia do Nutricionista, Dia Internacional do Blog e Dia de São Raimundo Nonato.

20 de agosto: conclusão

Embora 20 de agosto não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Dia do Maçom.

Ao mesmo tempo, é o dia de Dia de São Bernardo, Dia de Santa Maria de Mattias e Dia de São Samuel. Fora que todo sábado é dia das orixás Oxum e Iemanjá.

Compartilhe

Stories

Matérias Similares