Hoje é dia 25 de março! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 25 de março?

Frase de bom dia
Nese sentido, confira o cartão virtual de bom dia que você pode compartilhar nas suas rede sociais. Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 25 de março cai em uma sexta-feira. Trata-se do 84º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 281 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos no outono. Nascidos em 25 de março são do signo de Áries.

Assim sendo, estamos no final do terceiro mês o ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de março de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o santo do dia 25 de março?

No dia 25 de março, a Igreja Católica celebra o dia de São Dimas.

São Dimas

Hoje, dia 25 de março, a Igreja Católica celebra o dia de São Dimas. São Dimas foi um dos ladrões que foi crucificado com Jesus Cristo.

A história conta que Dimas reconheceu o Messias antes de morrer e pediu perdão por seus pecados. Assim, Jesus, teria respondido: “Hoje estarás no Paraíso comigo” (Lc. 23:43).

Com isso, São Dimas é reconhecido como “O Bom Ladrão”, o primeiro a entrar no céu.

Dessa forma, o santo é o padroeiro dos prisioneiros que estão no corredor da morte, dos pobres agonizantes e dos condenados.

Oração a São Dimas

São Dimas, que tivestes a felicidade de ouvir dos lábios de Jesus Crucificado esta palavra d salvação: hoje estarás comigo no Paraíso, e que cheio de uma grande confiança no amor misericordioso de Jesus, ousaste pedir: ‘Senhor, lembrai-Vos de mim quando entraste em Vosso reino’ e alcançaste a num santo e num mártir; glorioso São Dimas, a vossa fé viva e a nossa contradição na hora derradeira, vos valeram tamanha graça.

Também nós pobres pecadores, pelas chagas de Jesus crucificado e pelas dores de vossa Mãe, Maria Santíssima, vos rogamos e esperamos alcançar a divina misericórdia na vida, e sobretudo na hora da morte.

E para que tamanha graça nos seja concedida, imploramos a vossa valiosa proteção.

Ó Dimas, fostes o bom Ladrão que, roubando o céu e conquistando o Coração agonizante e misericordioso de Jesus, vos tornaste o modelo da confiança, e dos pecadores, arrependidos.

Valei-nos, São Dimas, em todas as nossas aflições e necessidade temporais e espirituais! Sobretudo naquela hora derradeira, quando chegar nossa agonia, pedi a Jesus crucificado e morto para nossa salvação, possamos Ter o vosso arrependimento e confiança, e também, como vós, ouvir a consoladora promessa: ‘Hoje estarás comigo no paraíso’“.

Oração a São Dimas 25 de março
Fonte: Canva (adaptado)

O que se comemora no dia 25 de março?

Você não sabe o que se comemora no dia 25 de março? Então, confira mais a seguir sobre o Dia da Constituição, Dia do Especialista de Aeronáutica, Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos, Dia Nacional do Oficial de Justiça, Dia Nacional do Orgulho Gay e Dia Nacional da Comunidade Árabe.

Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia da Constituição

No dia 25 de março, se celebra o Dia da Constituição. A data é comemorada no dia em que foi outorgada a primeira Constituição do Brasil, em 1824 e está relacionada à consolidação da nação brasileira após a independência.

Dessa forma, entende-se por Constituição, o conjunto de normas, leis e regras que norteiam um país. A Constituição Federal tem como objetivo regular e organizar as responsabilidades do Estado, de modo a organizar o país e a população.

Além disso, também é importante saber que o Brasil teve 6 constituições anteriores à nossa atual, a de 1988. Sendo assim, saiba quais foram as Constituições do Brasil:

  • 1ª- Constituição de 1824: A Constituição do Império do Brasil;
  • 2ª- Constituição de 1891: A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil.;
  • 3ª-Constituição de 1934: Promulgada no Governo de Getúlio Vargas;
  • 4ª- Constituição de 1937: Conhecida como “Polaca”;
  • 5ª- Constituição de 1946: Promulgada durante o governo do militar Eurico Gaspar Dutra;
  • 6ª- Constituição de 1967: Promulgada no governo do militar Humberto Castelo Branco;
  • 7ª- Constituição de 1988: “Constituição Cidadã”

Dia da Constituição 25 de março
Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Especialista de Aeronáutica

No dia 25 de março, se comemora o Dia do Especialista de Aeronáutica. A data tem como objetivo homenagear todos os profissionais especializados nas mais diversas áreas que incorporam a Força Aérea Brasileira (FAB).

Sendo assim, o dia também comemora a data de criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), que foi fundada em 25 de março de 1941.

Dia do Especialista de Aeronáutica
Fonte: Canva (adaptado)

Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos

Hoje, dia 25 de março, é o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos. A data foi proclamada através da Resolução 62/102 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2007.

Assim, de acordo com as Nações Unidas, mais de 15 milhões de pessoas foram vítimas do tráfico transatlântico de escravos durante mais de 400 anos.

Dessa forma, o dia tem como objetivo conscientizar a população acerca dos perigos do racismo e do preconceito que persiste até hoje, além de lembrar de todos que foram vítimas deste crime contra a humanidade.

Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos
Fonte: Canva (adaptado)

  • Veja mais Moda Livre – ONG brasileira cria aplicativo que revela marcas que utilizam trabalho escravo

Dia Nacional do Oficial de Justiça

No dia 25 de março, se comemora o Dia Nacional do Oficial de Justiça. A data foi instituída pela Lei Federal nº 13.157/2015, porém em estados como São Paulo e Paraíba, o dia é comemorado em 5 de setembro.

Dessa forma, o Dia Nacional do Oficial de Justiça presta homenagem a todos os profissionais que com muita coragem e dedicação, são responsáveis por concretizar os atos judiciários. Assim, alcançando a aplicação da lei e fazendo a justiça acontecer.

Dia Nacional do Oficial de Justiça
Fonte: Canva (adaptado)

 Dia Nacional do Orgulho Gay

No dia 25 de março, celebra-se o Dia Nacional do Orgulho Gay. A data foi criada em homenagem a um dos momentos mais marcantes da comunidade gay pela igualdade civil: A Revolta de Stonewall.

Assim, o Dia Nacional do Orgulho Gay, também conhecido como Dia Nacional do Orgulho LGBTIQIA+, visa aumentar a conscientização da população acerca do combate à homofobia.

Afinal, é de extrema importância evoluirmos para uma sociedade que respeite a igualdade de gêneros e seja livre de preconceitos.

Dia Nacional do Orgulho Gay
Fonte: Canva (adaptado)

Dia Nacional da Comunidade Árabe

O Dia Nacional da Comunidade Árabe é celebrado no dia 25 de março. A data foi instituída através do projeto nº 11.764/08, que virou lei federal ao ser sancionada pelo vice-presidente da República, José de Alencar.

Com isso, o Dia Nacional da Comunidade Árabe, é uma singela homenagem aos povos de origem árabe, muçulmanos e cristãos, que tanto colaboraram para o desenvolvimento do Brasil.

Dessa forma, vale lembrar também que as comunidades árabes começaram a chegar no país durante o final do século XIX, com esperança de riqueza e trabalho. Então, atualmente, a eles possuem um papel super importante na nossa cultura, culinária, política e muito mais.

Dia Nacional da Comunidade Árabe 25de março
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de março

  • 26 de março – Aniversário de Porto Alegre, Dia do Cacau, Hora do Planeta, Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia e Dia do Mercosul;
  • 27 de março – Dia do Circo e Dia Mundial do Teatro;
  • 28 de março – Dia do Diagramador e Dia do Revisor;
  • 29 de março – Aniversário de Salvador e Aniversário de Curitiba;
  • 30 de março – Dia Mundial do Transtorno Bipolar e Dia Mundial da Juventude;
  • 31 de março – Dia da Integração Nacional e Dia da Saúde e Nutrição.

25 de março: conclusão

Embora 25 de março não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco celebra-se o Dia da Constituição, Dia do Especialista de Aeronáutica, Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos, Dia Nacional do Oficial de Justiça, Dia Nacional do Orgulho Gay e Dia Nacional da Comunidade Árabe.