26 de agosto é Aniversário de Campo Grande e Dia do Catequista. Veja as datas comemorativas de hoje, sexta

Também é Dia Internacional da Igualdade da Mulher e do orixá Oxalá. Veja celebrações de 26 de agosto para compartilhar nas redes sociais!

montagem feita para o dia 26 de agosto com escrita neon em um caderno e mãos segurando um marca-texto laranja. O fundo é azul turquesa
Compartilhe

Hoje é dia 26 de agosto! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 26 de agosto?

Montagem com  5 "Bom dias" e uma frase sobre a vida abaixo
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 26 de agosto cai em uma sexta-feira. Trata-se do 238º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 127 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos no inverno. Nascidos em 26 de agosto são do signo de Virgem.

Assim sendo, estamos no final do oitavo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de agosto de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 26 de agosto?

Ilustração com o signo de Virgem, com uma mulher de cabelos ao vento, uma costelação e a data "23 de agosto a 22 de setembro"
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 26 de agosto são de Virgem. Sem dúvida, os virginianos são conhecidos por serem organizados, detalhistas, inteligentes e dedicadas.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características perfeccionistas e costumam ser muito críticos. Além disso, os virginianos também são pessoas muito é no chão. Por isso, sempre vão pelo caminho mais seguro e racional.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões exigem atenção aos detalhes e organização. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como escritor, jornalista, analista de sistemas, costura e nutrição.

O que se comemora no dia 26 de agosto?

Você não sabe o que se comemora no dia 26 de agosto? Então, confira mais a seguir sobre o Aniversário de Campo Grande, Dia do Catequista, Dia Internacional da Igualdade da Mulher, Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

  • Além disso, confira Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Aniversário de Campo Grande

No dia 26 de agosto, celebra-se o Aniversário de Campo Grande. Fundada em 1899, devido a emancipação do Arraial de Santo Antônio, pedida por José Antônio Pereira, a cidade completa 123 anos em 2022.

Dessa forma, apesar da data não ser considerada um feriado municipal, a cidade organiza eventos para celebrar o aniversário. Este ano, a programação acontece entre os dias 15 de agosto e 15 de setembro e a prefeitura da cidade já disponibilizou o a programação completa!

Foto da vista aérea da cidade de Campo Grande, MS, com mensagemd e parabéns em destaque
Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Catequista

O Dia do Catequista é celebrado no último domingo de agosto, este ano, no dia 26. Assim, a data tem como objetivo homenagear todos os catequistas, que se dedicam diariamente ao trabalho de evangelizar crianças, jovens e adultos.

Ilustração de catequista ensinando criança
Fonte: Canva (adaptado)

Dia Internacional da Igualdade da Mulher

Hoje, dia 26 de agosto, se comemora o Dia Internacional da Igualdade da Mulher. O início da comemoração se deu em 1920, quando foi aprovada a 19ª emenda à Constituição dos Estados Unidos, na qual, atribuía às mulheres o direito ao voto.

Dessa maneira, o dia foi criado com o objetivo de promover reflexões na sociedade sobre a igualdade de gêneros, assim como celebrar as conquistas das mulheres ao longo da história.

Ilustração com 4 mulheres viradas para o lado direito. com a frase "Dia Internacional da Igualdade da Mulher" e a data 26 de agosto em destaque
Fonte: Canva (adaptado)

  • Em seguida, leia As sufragistas: do direito ao voto à emancipação da mulher

Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

No dia 26 de agosto, celebra-se o Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. A data é uma comemoração da aprovação, em 1789, durante a Revolução Francesa, deste documento que é considerado um marco da democracia.

Os ideais da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão serviram como inspiração para tantas outras que surgiram depois, como, por exemplo, a Declaração Universal dos Diretos Humanos, de 1948, promulgada pela ONU.

Ilustração com 11 bonecos de desenho e a frase "Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão" em destaque
Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de agosto

  • 27 de agosto – Dia do Psicólogo, Dia do Corretor de Imóveis, Dia de São Celestino I e Dia de Santa Mônica;
  • 28 de agosto – Dia dos Bancários, Dia Nacional do Voluntariado, Dia da Avicultura, Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento e Dia de Santo Agostinho de Hipona;
  • 29 de agosto – Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, Dia Nacional de Combate ao Fumo, Dia Internacional do Gamer, Dia Internacional contra Testes Nucleares e Dia de Santa Joana Maria da Cruz.

Sexta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a sexta-feira é dia de 1 orixá: Oxalá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é o Oxalá?

Oração para Oxalá.
Oração para Oxalá. Fonte: Canva (adaptado)

Considerado o orixá mais poderoso de todos, Oxalá foi o primeiro a ser criado. Assim, é ele quem rege toda vida na terra. Com o objetivo de homenageá-lo, acenda velas na cor branca

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Ebô, uma comida feita com milho branco bem lavado e cozido sem tempero ou sal.

Qual o santo do dia 26 de agosto?

No dia 26 de agosto, a Igreja Católica celebra o dia de São Zeferino, Santo Alexandre e São Maximiliano.

São Zeferino

No dia 26 de agosto, celebra-se o Dia de São Zeferino. Zeferino era filho de Abôndio e assumiu a Cátedra de Pedro, no século II, sendo considerado o primeiro Papa da Igreja Católica.

Durante seu papado, Zeferino enfrentou um período de grande perseguição aos cristãos, porém, foi ainda, capaz de organizar diversos trabalhos em prol da Igreja, como, por exemplo, as catacumbas de Calisto.

Dessa maneira, São Zeferino foi martirizado no dia 20 de dezembro de 217 e sua Festa Litúrgica é celebrada anualmente no dia 26 de agosto.

Oração a São Zeferino

“Ó Deus, nosso Pai, nós Te pedimos que, mediante teu Espírito Santo, nos concedais o dom do discernimento, para percebermos os sinais de teu amor e de tua ação na história humana. E que, a exemplo de São Zeferino, sejamos capazes de exercer a solidariedade para com todos os homens, sem levar em consideração raça, cultura e religião. Amém. São Zeferino, rogai por nós.”

Ilustração com foto de plantação abaixo e a Oração a São Zeferino em destaque
Fonte: Instagram

Santo Alexandre

Hoje, dia 26 de agosto, a Igreja Católica celebra o Dia de Santo Alexandre. Santo Alexandre viveu na virada dos séculos III e IV e pertencia ao comando da Legião de Tebas.

Durante a perseguição, recebeu ordens de rastrear e entregar cristãos, mas, visto que ele também era convertido, se recusou. Diante da recusa, Alexandre foi martirizado em Bérgamo, onde, hoje, é considerado padroeiro.

Pintura de Santo Alexandre segurando uma bandeira da Inglaterra
Fonte: Wikipedia

São Maximiliano

O Dia de São Maximiliano Maria Kolbe é celebrado em 26 de agosto. Maxilimiliano nasceu em 8 de janeiro de 1894, na Polônia.

O Santo é considerado o fundador da “Milícia Imaculada”, que tinha como missão espalhar a palavra de Cristo pelo mundo.

Maxilimiano fundou a “Milícia Imaculada”, que tinha a missão de espalhar a palavra de Cristo pelo mundo através de Maria Imaculada. O padre trabalhou como professor por muito tempo, dedicando-se a espalhar o evangelho para o maior número de países possível.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Maximiliano foi preso duas vezes e em 1941, foi transferido para o campo de concentração de Auschwitz, onde se voluntariou para morrer de fome no lugar de outro prisioneiro.

São Maximiliano faleceu em 14 de agosto e foi canonizado por Papa João Paulo II, que lhe deu o título de “Padroeiro do nosso difícil século XX”

Oração a São Maximiliano Maria Kolbe

Ó São Maximiliano, seguidor fidelíssimo do Pobrezinho de Assis, que inflamado de amor a Deus transcorreste a vida na prática assídua das virtudes heróicas e na obras santas do apostolado, volta o teu olhar a mim, teus devoto, que confio na tua intercessão.

Tu que, irradiado da luz da Virgem Imaculada, atraístes inúmeras pessoas aos ideais de santidade, chamando-as em diversas formas de apostolado para o triunfo do bem e da dilatação do Reino de Deus, obtenha a mim a luz e força para operar o bem e atrair muitas pessoas ao amor de Cristo.

Tu que, na perfeita conformidade ao divino Salvador, alcançaste alto grau de caridade para oferecer, em sublime sacrifício de amor, a tua vida para salvar a um irmão prisioneiro, suplique do Senhor a graça que ardentemente te peço… (coloca-se a intenção)

E, animado pelo mesmo ardor de caridade, possa também eu com a fé e com obras testemunhar Cristo aos irmãos, para alcançar contigo a beatificante possessão de Deus na luz da glória. Amém.”

Oração de Oração a São Maximiliano Maria Kolbe escrito em preto com detalhes azuis
Fonte: Canva (adaptado)

26 de agosto: conclusão

Embora 26 de agosto não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco o Aniversário de Campo Grande, Dia do Catequista, Dia Internacional da Igualdade da Mulher, Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Ao mesmo tempo, é o São Zeferino, Santo Alexandre e São Maximiliano.. . Fora que toda sexta-feira é dia do orixá Oxalá.

Compartilhe

Stories

Matérias Similares