28 de outubro é Dia do Flamenguista. As datas comemorativas de hoje, sábado

Hoje é o vigésimo oitavo dia do décimo mês doa no, Dia do Servidor Público. Veja celebrações de 28 de outubro para compartilhar nas redes sociais!

Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Equipe Fashion Bubbles

Hoje é dia 28 de outubro! Não é feriado nacional, porém um dia com celebrações importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a importância das datas especiais.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais, dicas de postagens e frases que podem ser compartilhadas nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 28 de outubro?

Fonte: Pexels. Montagem: Laila Lopes

Em 2023, 28 de outubro cai em um sábado. Trata-se do 301º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 64 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é cheia e estamos na primavera. Nascidos em 28 de outubro são do signo de Escorpião.

Hoje é o vigésimo oitavo dia do décimo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de outubro de 2023. Por lá você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

#actampads1#

Qual o signo de quem nasce em 28 de outubro?

Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos no dia 28 de outubro são de Escorpião. Sem dúvidas, os escorpianos são conhecidos por serem intensos, misteriosos e afetivos. Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características seletivas e por isso, costumam selecionar bem as amizades. Além disso, também são pessoas “oito ou oitenta”, o que pode gerar decisões precipitadas.

Sendo assim, escorpianos tendem a gostar de profissões que exigem a capacidade de ser decidido ou até mesmo emotivo. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como médicos, comunicadores e cientistas.

O que se comemora no dia 28 de outubro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 28 de outubro? Então confira mais sobre o Dia da Engenharia da Aeronáutica, Dia do Flamenguista, Dia do Servidor Público e Dia Mundial do Judô.

Dia da Engenharia da Aeronáutica

Em 28 de outubro celebra-se o Dia da Engenharia da Aeronáutica. A data faz referência ao Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, que é idealizador do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica).

#actampads1#
Fonte: Pexels. Montagem: Laila Lopes

Marechal, além de pioneiro é visionário, é considerado o Patrono da Engenharia da Aeronáutica. Isso porque ele sempre atuou com empreendedorismo e contribui para o setor aeronáutico. Marechal acreditava que investir na formação de profissionais de alto nível era o único meio de desenvolver a indústria aeronáutica no Brasil.

Assim, nosso país acabou ganhando projeção no cenário aeroespacial. Com evidência, destaca-se a nossa capacidade de produzir e exportar aviões, sistemas de armas e equipamentos de comunicação e navegação.

  • Enquanto isso, leia Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Confira, em seguida, frases para homenagear os profissionais da Engenharia da Aeronáutica:

  • Parabéns a você que estudou e aprendeu muito sobre a elaboração, manutenção e fabricação de aeronaves. Hoje é seu dia! Feliz Dia da Engenharia da Aeronáutica.
  • Engenheiros da Aeronáutica, o caminho para chegar onde vocês chegaram certamente não foi fácil. Por isso, vocês merecem essa data comemorativa. Feliz Dia da Engenharia da Aeronáutica.
  • A todos os profissionais da Engenharia da Aeronáutica, parabéns pela belíssima profissão!

Dia do Flamenguista

28 de outubro é mais um dia que a torcida do Flamengo tem para comemorar. Não só pelo bom momento do time, que se encontra na terceira posição no Brasileirão Série A, mas pelo Dia do Flamenguista, comemorado nesta data.

#actampads1#
Fonte: Torcedores. Montagem: Laila Lopes

Não houve conquistas grandes do time neste dia, nem mesmo um placar memorável. Contudo, a torcida rubro negra comemora porque é o dia do padroeiro do clube, São Judas Tadeu. A data comemorativa faz parte do calendário oficial do Rio de Janeiro desde 2007. O então prefeito César Maia sancionou o decreto que o vereador Jorge Mauro propôs.

Quem aí é flamenguista? Hoje é mais um dia para usar aquela camisa do time do seu coração! Aproveite para tirar uma foto com ela e postar nas suas redes sociais. Para interagir, você pode até fazer uma enquete perguntando aos seguidores qual o time que eles torcem, que tal?

Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público é celebrado em 28 de outubro todos os anos. Esta data não é um feriado, embora seja um ponto facultativo. Isto é, quanto o governo pode decidir dispensar os profissionais da área do trabalho nesse dia. Grande parte dos estados e municípios do Brasil consideram o marco facultativo.

Related Post

O Dia do Servidor Público no Brasil foi aprovado pelo artigo 236 da lei n.º 8112, de 11 de dezembro de 1990. A motivação da criação da data, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938.

#actampads1#
Fonte: Freepik. Montagem: Laila Lopes
  • Para homenageá-los, preparamos um super especial Dia do Servidor Público com 40 mensagens e frases para compartilhar, além de cartões para enviar no WhatsApp.

Confira, em seguida, frases sobre o marco para compartilhar:

  • Servidor público, hoje (28 de outubro) é seu dia! Mas, em todos os outros, você também merece gratidão pelo trabalho que presta! Que sua data seja feliz!
  • Meus sinceros parabéns a todos os servidores públicos que são dignos e responsáveis de sua profissão!
  • A aqueles que assumem a nobre tarefa de servir à sociedade, todo o meu respeito. Acima de tudo, Parabéns pelo dia!

Dia Mundial do Judô

Fonte: Canva (adaptado)

No dia 28 de outubro, celebra-se o Dia Mundial do Judô. A data é uma em homenagem ao Sensei Jigoro Kano, o fundador do judô. Assim, todos os anos a Federação Internacional do Judô escolhe um tema principal para incentivar os valores educacionais do esporte.

Sábado é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do amor, Oxum representa a pureza e a feminilidade. Para homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

#actampads1#

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Quem é Iemanjá?

Oração para Iemanjá. Fonte: Canva (adaptada)

Deusa dos mares e oceanos, Iemanjá é muito conhecida no Brasil. Assim, para fazer uma homenagem à entidade, as melhores opções de velas são branca, azul clara, rosa e verde-clara. Dessa maneira, a comida para a orixá é o Ebó, feito com milho branco, azeite, sal e cebola.

Qual o santo do dia 28 de outubro?

No dia 28 de outubro, a Igreja Católica celebra o dia de Dia de São Judas Tadeu.

Dia de São Judas Tadeu

Neste 28 de outubro também é comemorado o Dia de São Judas Tadeu. A comunidade católica celebra a data homenageando o “santo das causas impossíveis”: São Judas, que é um dos 12 discípulos de Jesus Cristo. No Dia de São Judas Tadeu, fiéis costumam fazer romarias e novenas celebrando o santo. A data remete ao dia da morte de São Judas (28 de outubro de 70 d.C), um dos santos mais venerados pelos brasileiros católicos.

#actampads1#

Oração de São Judas Tadeu

Fonte: Pexels. Montagem: Laila Lopes

“Senhor Jesus, Tu escolheste São Judas entre os teus Apóstolos e fizeste dele, para o nosso tempo, o Apóstolo das causas desesperadas. Agradeço-Te por todos os benefícios que me concedeste por sua intercessão e peço-Te que me concedas a Tua graça nesta vida para que possa participar um dia, na Tua glória, na alegria eterna. Amém.”

“Oh São Judas Tadeu, recordo-vos a felicidade que sentistes quando o bom Mestre vos ensinou, a vós e aos outros Apóstolos, a oração do Pai Nosso. Por essa alegria, peço-vos que me obtenhais a graça de ser, até o fim, um fiel discípulo do Salvador. (rezar um Pai Nosso)”.

  • Ao mesmo tempo, veja Frases de bom dia: 70 mensagens e 50 cartões virtuais para compartilhar

Dia de São Simão

Hoje, dia 28 de outubro, a Igreja Católica celebra o Dia de São Simão. Simão é um dos mais conhecidos apóstolos de Jesus Cristo.

Depois do Pentecostes, Simão dedicou sua vida a pregar o evangelho pela África e Grã- Bretanha enquanto realizava milagres, curando enfermos e limpando leprosos. Dessa maneiro, São Simão também é conhecido como “Caneneu”, palavra hebraica que se traduz para “zeloso”

#actampads1#

Oração a São Simão

“Simão, apóstolo de Jesus, entra em meu coração, ilumina minha vida com a luz da tua fé. Ensina-me, como vós, a amar Jesus e a seguir suas leis de amor, caridade e verdade. Coloca em meu coração a paz e a paciência, e equilibra meu espírito. Ó São Simão apóstolo, fazei com que eu tome sempre as decisões certas, livrai-me das dúvidas e das incertezas, faça com que eu possa compreender e servir o meu próximo. São Simão, eu (diga seu nome completo) vos peço (faça seu pedido). Esclarece minha alma se esse é o melhor para mim. E se não for, dê-me a compreensão necessária para aceitar os desígnios de Deus. Amém.”

Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de outubro

  • 29 de outubro – Dia Nacional do Livro, Dia Mundial da Psoríase, Dia Mundial do AVC, Dia do Cerimonialista e Dia Nacional da Prevenção da Lavagem de Dinheiro;
  • 30 de outubro – Dia do Comerciário, Dia do Ginecologista, Dia da Decoração, Dia do Designer de Interiores, Dia do Fisiculturista, Dia do Balconista, Dia da Merendeira Escolar e Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo;
  • 31 de outubro – Halloween, Dia do Saci, Dia Mundial da Poupança, Dia Mundial das Cidades, Dia Nacional da Poesia, Dia da Dona de Casa, Dia Mundial do Comissário de Voo, Dia da Reforma Protestante e Dia Nacional da Proclamação do Evangelho.

Relacionadas

28 de outubro: conclusão

Embora não seja feriado, 28 de outubro possui celebrações importantíssimas. Em resumo, neste dia se comemora: Dia da Engenharia da Aeronáutica, Dia do Flamenguista e Dia do Servido Público, Dia Mundial do Judô. Ao mesmo tempo, é o Dia de São Judas Tadeu.

Fonte: Freepik. Montagem: Laila Lopes
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Equipe Fashion Bubbles
Laila Lopes: 26 anos, mineira (atualmente morando na região serrana do RJ) e amante de seus bichos: 2 cachorros e muitos peixinhos. Redatora digital há 4 anos, com mais de 2000 artigos publicados na internet
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais