3 de maio é Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. As datas comemorativas de hoje, quarta

Hoje é o terceiro dia do quinto mês do ano, Dia do Sertanejo e Dia do Pau-Brasil. Confira as celebrações de 3 de maio e cartões para compartilhar

Hoje é dia 3 de maio! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 3 de maio?

Fonte: Canva (adaptado)

Em 2023, 3 de maio cai em uma quarta-feira. Trata-se do 123º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 242 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é nova e estamos no outono. Nascidos em 3 de maio são do signo de Touro.

Assim sendo, estamos no início do quinto mês o ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de maio de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 3 de maio?

Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 3 de maio são de Touro. Sem dúvida, os taurinos são conhecidos por serem inteligentes, sociáveis, exigentes, gulosos e um pouco teimosos.

Similarmente, pessoas desse signo são estratégicos e por isso precisam avaliar e pensar duas vezes antes de fazer alguma coisa. Sendo assim, tendem a gostar de profissões estáveis e consolidadas e por esse motivo são mais propensos a trabalharem em áreas como contador, engenheiro, chef de cozinha, gestor público e economista.

O que se comemora no dia 3 de maio?

Você não sabe o que se comemora no dia 3 de maio? Então, confira mais a seguir sobre o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, Dia do Sertanejo, Dia do Pau-Brasil, Dia do Parlamento, Dia Nacional do Taquígrafo e Dia Mundial de Combate à Asma.

  • Saiba ainda mais Planner 2022: 10 modelos gratuitos para se organizar para o novo

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

No dia 3 de maio, celebra-se o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. A data foi criada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), através da Decisão A/DEC/48/432, em 20 de dezembro de 1993.

A Liberdade de Imprensa é o direito à informação. Isto é, o direito dos meios de comunicação de fazerem circular livremente as informações e o direito do cidadão de ter o acesso a diversas fontes de dados.

Dessa forma, o contrário da liberdade de imprensa é a censura, ou seja, a tentativa de controlar os meios de comunicação, o que é muito comum em regimes ditatoriais não democráticos.

Sendo assim, o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa foi criado para celebrar o direito de investigar e publicar, desses profissionais tão importantes.

Além disso, também visa conscientizar e alertar a população acerca dos diversos crimes cometidos contra jornalistas e que permanecem impunes.

Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Sertanejo

Hoje, dia 3 de maio, celebra-se o Dia do Sertanejo. A data foi criada na década de 60, a partir da Rádio Aparecida, para homenagear os violeiros do sertão que visitam as missas na cidade de Aparecida do Norte, São Paulo.

Dessa maneira, em 1964, Geraldo Meireles, o “Marechal da Música Sertaneja” propôs que todos os sertanejos se encontrassem no dia 3 de maio, anualmente, em Aparecida, para celebrar a música sertaneja.

Por esse motivo, este dia tem como objetivo homenagear toda a tradição sertaneja, principalmente, a música.

Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Pau-Brasil

No dia 3 de maio, celebra-se o Dia do Pau-Brasil. A data é uma homenagem ao dia em que o pau-brasil foi decretado como árvore oficial nacional, ou seja, no dia 7 de dezembro de 1978, através da Lei nº 6.607.

Dessa forma, o Dia do Pau-Brasil tem como objetivo homenagear a árvore que deu o nome ao país. Além disso, também visa organizar ações de reflorestamento e conscientizar a população acerca da importância desta árvore para a história do Brasil.

Afinal, apesar de estar protegida por uma lei que a impede de ser cortada, o Pau-Brasil está na lista brasileira de risco de extinção desde 1992.

Fonte: Canva (adaptado)

Dia do Parlamento

No dia 3 de maio, se comemora o Dia do Parlamento. A data foi instituída em 27 de julho de 1975, através da Lei nº 6.230, assinada pelo então presidente do Congresso Nacional, Magalhães Pinto.

Dessa forma, este dia tem como objetivo reconhecer a primeira Assembleia Constituinte e a criação do Poder Legislativo, em 1824.

Além disso, também visa homenagear o Parlamento, que em todo mundo, é conhecido como a representação do povo e suas propostas.

Fonte: Canva (adaptado)

Dia Nacional do Taquígrafo

No dia 3 de maio, celebra-se o Dia Nacional do Taquígrafo. A data foi instituída durante o 1º Congresso Brasileiro de Taquigrafia, em 1951, em São Paulo.

Related Post

Dessa maneira, a Taquigrafia é a área que define um tipo de escrita desenvolvida para ser tão rápida quanto a fala. Nela, se usam símbolos e abreviações para registrar conversas e discursos.

Utiliza-se a Taquigrafia no Tribunal Superior, no Congresso Nacional e nas Assembleias Gerais, afinal, lá eles registram, de forma rápida e eficaz, tudo o que é discursado.

Além disso, também é utiliza-se a Taquigrafia em eventos, congressos e palestras, que precisam registrar tudo o que foi dito.

Fonte: Canva (adaptado)

Dia Mundial de Combate à Asma

Todos os anos, na primeira quarta-feira do mês de maio, celebra-se o Dia Mundial de Combate à Asma. Nesse sentido, em 2023, este dia cai no dia 3.

Sendo assim, a asma é uma doença inflamatória crônica, que acomete as vias respiratórias, principalmente os brônquios. Então, isso pode causar dificuldade de respirar, tosse e aperto no peito.

Dessa forma, o Dia Mundial de Combate à Asma visa conscientizar a população acerca da prevenção do agravamento dos sintomas da asma. Afinal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 275 milhões de pessoas sofram de asma em todo o mundo.

Fonte: Canva (adaptado)

Quarta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Para agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 3 de maio?

No dia3 de maio, a Igreja Católica celebra o dia de São Filipe e São Tiago .

São Filipe

Hoje, dia 3 de maio, a Igreja Católica celebra o dia de São Filipe. São Filipe nasceu em Betsaida, na Galileia e foi um dos 12 apóstolos de Jesus, estando em 5º lugar na hierarquia.

Dessa forma, ele é mencionado nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Então, Filipe estava presente no Milagre da multiplicação dos pães e, também, na Última Ceia.

Sendo assim, São Filipe é conhecido por ter evangelizado, primeiramente, a Grécia e depois encaminhou para Frígia, em Hierópolis. Na cidade, São Filipe foi martirizado, no dia 3 de maio, após desmascarar um culto maléfico da população local.

Oração a São Filipe

Ó Deus, que destes a São Felipe e sua família a graça de anunciar o Evangelho não só com palavras, mas também com o precioso testemunho e demonstração de amor total a vós a ponto de sacrificarem suas vidas pela causa de Jesus Cristo, dai também a nós a graça da fidelidade e do testemunho cristão onde quer que estejamos. Por Cristo, Senhor nosso, amém. São Felipe, rogai por nós.”

Fonte: Canva (adaptado)

São Tiago

No dia 3 de maio, se comemora o dia de São Tiago. Tiago nasceu em Betsaida, na Galileia, por volta do ano 5 e foi um dos 12 apóstolos de Jesus, estando entre os três mais próximos, junto com Pedro e João.

Dessa forma, São Tiago, que é conhecido por ser o primeiro apóstolo a derramar seu sangue em nome de Cristo, foi martirizado no ano 44 e tem sua morte citada na Bíblia.

“Nesse tempo, o rei Herodes Agripa começou a perseguir alguns membros da Igreja, e mandou matar à espada Tiago, irmão de João”.

Sendo assim, Tiago Maior é padroeiro da Espanha e santo protetor dos cavaleiros, farmacêuticos, veterinários, alquimistas e do exército Espanhol e Português.

Oração a São Tiago

“Apóstolo São Tiago, escolhido entre os primeiros, tu foste o primeiro a beber no cálice do Senhor, e és o grande protetor dos peregrinos; faz-nos fortes na fé e alegre na esperança, em nosso caminhar de peregrino seguindo o caminho da vida de Cristo e alenta-nos para que finalmente, alcancemos a glória de Deus Pai. Que Assim seja. Amém.”

Fonte: Canva (adaptado)

Próximas datas comemorativas do mês de maio

  • 4 de maio – Dia de Star Wars e Dia do Calculista Estrutural;
  • 5 de maio – Dia da Língua Portuguesa, Dia Mundial de Higienização das Mãos, Dia Internacional da Parteira, Dia Nacional do Líder Comunitário, Dia Nacional das Comunicações, Dia Nacional do Expedicionário, Dia do Marechal Rondon e Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos;
  • 6 de maio – Dia do Cartógrafo, Dia do Psicanalista, Dia da Coragem e Dia da Matemática;
  • 7 de maio – Dia do Oftalmologista, Dia do Silêncio, Dia Nacional de Prevenção da Alergia, Dia Mundial da Espondilite Anquilosante e Dia Internacional da Luta contra a Endometriose;
  • 8 de maio – Dia das Mães, Dia Nacional do Turismo, Dia do Profissional de Marketing, Dia do Artista Plástico, Dia da Vitória, Dia Internacional da Cruz Vermelha, Dia da Talassemia, Dia Nacional das Hemoglobinopatias, Dia do Aniversário do Buda Shakyamuni e Dia Mundial do Câncer de Ovário;
  • 9 de maio – Dia da Europa e Aniversário da Fundação de Mato Grosso;
  • 10 de maio – Dia da Cozinheira, Dia do Guia de Turismo, Dia da Cavalaria, Dia do Campo e Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus.

3 de maio: conclusão

Embora 3 de maio não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco celebra-se o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, Dia do Sertanejo, Dia do Pau-Brasil, Dia do Parlamento, Dia Nacional do Taquígrafo e Dia Mundial de Combate à Asma.

Montagem: Paulo Costa

Ao mesmo tempo, veja Calendário 2023: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Thamyres Barbosa: Estudante de Letras na UFRJ, apaixonada por literatura, por moda e pelo mundo.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais