Como surgiu o Dia das Crianças? A história por trás da data

Veja como surgiu o Dia das Crianças e confira o porquê de outros países comemorarem a data em dia diferente do Brasil

- Continue depois da Publicidade -

O Dia das Crianças é comemorado em vários países. No Brasil, a comemoração ocorre no dia 12 de outubro. Porém, poucas pessoas sabem da onde e como surgiu o Dia das Crianças. Por isso, fizemos esta matéria para você saber informações e curiosidade deste dia.

 

Como surgiu o Dia das Crianças no Brasil

 

Para entender como surgiu o Dia das Crianças no Brasil, é preciso voltar um pouco no contexto histórico no país.

Em 1923, quando o Rio de Janeiro ainda era a capital brasileira, a cidade foi sede do 3º Congresso Sul-Americano da Criança. Na época, o Brasil era governado por Artur Bernardes.

Um ano depois, o então deputado federal, Galdino do Valle Filho, decidiu aproveitar a temática do evento e as reflexões acerca da infância para criar um projeto de lei no qual estabelecia o dia 12 de outubro como data comemorativa.

- Continue depois da Publicidade -

Foi então que no dia 5 de novembro de 1924, o Dia das Crianças foi dado como oficial por meio do registro nº 4.867. Nele, diz que: “Fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o território nacional, a festa da criança, revogadas as disposições em contrário”.

 

 

- Continue depois da Publicidade -

A popularização do Dia das Crianças

 

Brincadeira para o Dia das Crianças.
Fonte: Unsplash

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Por outro lado, foi somente em 1955 que a data se popularizou. Tudo aconteceu por conta de uma campanha de marketing elaborada pela marca de brinquedos, Estrela. Na ocasião, ela aproveitou a semana da criança para lançar a campanha “Semana do Bebê Robusto”, criada pelo diretor comercial, Eber Alfred Goldberg.

A partir daí, outras empresas do ramo infantil viram na data uma oportunidade de gerar um lucro maior nesta época do ano. Portanto, já no ano seguinte, com o sucesso da campanha, varejistas deste seguimento lançaram a campanha “Semana da Criança”.

Como resultado, após os ótimos resultados apresentados e o sucesso de aceitação do público, o Dia das Crianças entrou para o calendário de datas comemorativas brasileiro. Atualmente, a data é uma das principais do comércio.

 

 

Tentativa de mudança

 

Apesar do Dia das Crianças ter sido criado e aprovado para se comemorar no dia 12 de outubro, em 1940, o presidente, Getúlio Vargas, fez a instituição de um novo decreto inserido no Artigo 17, Capítulo VI.

Onde diz que: “Será comemorado, em todo o país, 25 de março de cada ano, o Dia da Criança. Constituirá objetivo principal dessa comemoração avivar na opinião pública a consciência da necessidade de ser dada a mais vigilante e extensa proteção à maternidade. à infância e à adolescência”.

Não existem bases concretas para provar o porquê da mudança da data. Porém, o fato é que esta tentativa de mudança não caiu no gosto popular.

 

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Curiosidades sobre como surgiu o Dia das Crianças

 

Brincadeira de criança.
Fonte: Unsplash

 

Você sabia que existem diversas curiosidades sobre esta data? Então, confira alguma delas e saiba mais sobre como surgiu o Dia das Crianças.

 

 

Dia das Crianças versus Feriado

 

Você sabia que o Dia das Crianças não tem nada a ver com o feriado? Pois é, isso não passa de uma grande coincidência. Isso porque o feriado nacional é a data de comemoração da padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida.

Apenas em 30 de junho de 1980 o então presidente, João Figueiredo decretou 12 de outubro como feriado nacional.

 

 

20 de novembro

 

Outra curiosidade sobre como surgiu o Dia das Crianças um tanto quanto interessante é o dia de comemoração do Dia das Crianças. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) escolheu o dia 20 de novembro como Dia Internacional das Crianças.

A motivação foi que apenas neste dia, o Unicef conseguiu oficializar a Declaração dos Direitos da Criança.

 

  • Veja também: Dia das Crianças – dicas de passeios e experiências inesquecíveis para surpreender seu filho!

 

1 de junho

 

Por fim, o dia 1 de junho é uma segunda data destinada ao Dia Internacional da Criança.

Assinalada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1950, o objetivo de estipular uma data para isso era fazer com que o mundo refletisse sobre os problemas que eram enfrentados pelas crianças na época.

“Nesse dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente de raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade”, segundo a Ordem dos Enfermeiros.

Por isso, diversos países comemoram o Dia das Crianças em 1 de junho. Como por exemplo: Angola, China, Equador, Letônia, Moçambique, Polônia, Portugal, Rússia, Ucrânia, Vietnã, entre outros.

 

  • Leia ainda: Dia das Crianças – 90 ideias de presentes incríveis que seu filho vai amar!

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes