Nossa Senhora Aparecida: 10 orações para a padroeira do Brasil

O dia da protetora de nosso país é comemorado em 12 de outubro. Entenda o porquê e confira como pedir uma graça a Nossa Senhora Aparecida

- Continue depois da Publicidade -

12 de outubro é Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Por isso, trata-se de um feriado nacional.

A santa recebeu esse nome depois que sua imagem apareceu nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717. Na época, havia escassez de peixes. No entanto, logo após encontrarem a imagem, os pescadores encheram suas redes.

Assim sendo, que tal aproveitar a data para demonstrar gratidão e fazer pedidos com fé? Em seguida, você confere 10 orações de Nossa Senhora Aparecida. Além disso, confira um pouco mais sobre a protetora de nosso país!

 

Qual é a oração da Nossa Senhora Aparecida?

 

foto de santa em igreja
Fonte: Blog quintadellarte

 

- Continue depois da Publicidade -

A santa está presente nas orações dos devotos o ano todo. Mas é em outubro que os católicos mais fazem preces dedicadas à Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Afinal, o dia da padroeira do Brasil está entre as datas comemorativas do mês.

Em seguida, você confere:

- Continue depois da Publicidade -

  • Consagração à Nossa Senhora Aparecida, oração escrita no século XX, mas modificada pelo Papa Francisco em 2013;
  • Prece para ter proteção, que é rezada logo após a consagração à Nossa Senhora Aparecida nas novenas desde 1904;
  • Oração do Papa Bento XVI, criada em 2007;
  • Prece do Papa Francisco a Nossa Senhora;
  • Oração Jubilar, feita para os 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba do Sul.

 

 Nossa Senhora Aparecida
Imagem de Nossa Senhora Aparecida para enviar no WhatsApp. Basta salvar em fotos e depois enviar em suas redes sociais

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Consagração à Nossa Senhora Aparecida

 

oração de Nossa Senhora
Fonte: Freepik @kjpargeter (adaptada)

 

“Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado nos deu por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja! Amém.”

 

Imagem de bom dia com as Bênçãos de Nossa Senhora Aparecida
Envie um bom dia com as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida

 

 

Prece para ter proteção

 

“Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados.

Ó Virgem Santíssima, cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades.

Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado.

Animado com esta confiança, a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.

Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem Bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes de peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.

Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.”

 

Oração do Papa Bento XVI

 

foto de oração escrita nas nuvens
Fonte: Freepik @evening_tao (adaptada)

 

“Mãe nossa, protegei a família brasileira e latino-americana! Amparai, sob o vosso manto protetor, os filhos dessa Pátria querida que nos acolhe.

Vós que sois a Advogada junto ao vosso Filho Jesus, dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa.

Concedei aos nossos irmãos de toda a geografia latino-americana um verdadeiro ardor missionário irradiador de fé e de esperança.

Fazei que o vosso clamor de Fátima pela conversão dos pecadores, seja realidade, e transforme a vida da nossa sociedade.

E vós que, do Santuário de Guadalupe, intercedeis pelo povo do Continente da esperança, abençoai as suas terras e os seus lares. Amém.”

 

 

Prece do Papa Francisco a Nossa Senhora

 

oração para Nossa Senhora Aparecida
Fonte: pxfuel (adaptada)

 

“Mãe Aparecida, como Vós um dia, assim me sinto hoje diante do vosso e meu Deus, que nos propõe para a vida uma missão cujos contornos e limites desconhecemos, cujas exigências apenas vislumbramos. Mas, em vossa fé de que ‘para Deus nada é impossível’, vós, ó Mãe, não hesitastes, e eu não posso hesitar.

Assim, ó Mãe, como vós, Eu abraço minha missão. Em vossas mãos, coloco minha vida e vamos Vós-Mãe e Eu-Filho caminhar juntos, crer juntos, lutar juntos, vencer juntos como sempre juntos caminhastes vosso Filho e vós.

Mãe Aparecida, um dia levastes vosso Filho ao templo para O consagrar ao Pai, para que fosse inteira disponibilidade para a missão. Levai-me hoje ao mesmo Pai.

Consagrai-me a Ele com tudo o que sou e com tudo o que tenho. Mãe Aparecida, ponho em vossas mãos, e levai até o Pai a nossa e vossa juventude, a Jornada Mundial da Juventude: quanta força, quanta vida, quanto dinamismo brotando e explodindo e que podem estar a serviço da vida, da humanidade.

Finalmente, ó Mãe, vos pedimos: permanecei aqui, sempre acolhendo vossos filhos e filhas peregrinos, mas também ide conosco, estai sempre ao nosso lado e acompanhai na missão e grande família dos devotos, principalmente quando a cruz mais nos pesar, sustentai nossa esperança de nossa fé. Amém!”

 

Oração Jubilar

 

“Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem. Há mais de 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão!

Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos. Para todos tendes sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado!

Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, nós vos acolhemos como mãe. De vossas mãos, recebemos o fruto de vossa missão entre nós: o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e fidelidade!

Fazei de nós vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs de nosso Irmão Primogênito, Jesus Cristo, Amém!”

 

Como pedir uma graça a Nossa Senhora Aparecida?

 

Antes de mais nada, é necessário preparar o seu espírito. Encontre um lugar tranquilo e permita que as palavras da prece entrem em seu coração. Logo depois, veja:

  • Prece de devoção à padroeira do Brasil;
  • Pequena oração de Nossa Senhora Aparecida;
  • Prece para agraciar a família;
  • Oração para a mãe de Deus;
  • Oração do Padre Reginaldo Manzotti.

 

 

Devoção à Padroeira do Brasil

 

Você também pode gostar!
imagem de Nossa Senhora Aparecida
Fonte: Canva (adaptada)

 

“Com tantos milagres, com tantas curas aos aflitos, enfermos, amargurados de coração, almas pecadoras, uma infinidade de pedidos de socorro e tantos outros, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que multiplicou os peixes, que multiplique a saúde, a fé e o amor a todos os carentes que neste momento estão injuriados buscando uma cura da alma.

Sua vinda até nós não foi em vão, Senhora, por isso, recorremos ao seu auxílio divino. Coloque suas bênçãos em nós para que tenhamos força de amá-la incondicionalmente. Amém!”

 

Pequena oração de Nossa Senhora Aparecida

 

ilustração de plantas
Fonte: Canva (adaptada)

 

“Querida Mãe Nossa Senhora Aparecida,

Vós que nos amais e nos guiais todos os dias,

Vós que sois a mais bela das Mães,

a quem eu amo de todo o meu coração.

Eu vos peço mais uma vez que me ajudeis a alcançar uma graça.

(faça aqui o seu pedido)

Sei que me ajudareis e sei que me acompanhareis sempre,

até a hora da minha morte.

Amém.”

 

 

Prece para agraciar a família

 

ilustração de Nossa Senhora Aparecida
Fonte: Canva (adaptada)

 

“Dai-nos a bênção, ó mãe querida, Nossa Senhora Aparecida. Para que possamos enfrentar mais este dia. Dai-nos a bênção, ó mãe querida, Nossa Senhora Aparecida. Para que nossos filhos sejam amorosos. Dai-nos a bênção, ó mãe querida, Nossa Senhora Aparecida. Para que nossos pais nos compreendam. Dai-nos a bênção, ó mãe querida, Nossa Senhora Aparecida. Para que possamos ter um trabalho digno e bem remunerado. Dai-nos a bênção, ó mãe querida, Nossa Senhora Aparecida. Para que os demais parentes de nossa família possam compreender nossa missão sejam também abençoados e tenham uma vida plena de harmonia. Dai-nos a bênção, ó mãe querida, Nossa Senhora Aparecida. Para a nossa comunidade, nossa cidade, nosso país para que vivamos em paz, sem guerra e sem tragédias. Para que o ser humano respeite as leis da natureza. E possamos desfrutar da terra tal qual sempre quis nosso Pai. Hoje e sempre. Amém.”

 

Oração para a mãe de Deus

 

“Ó Virgem Maria, abençoada sois vós pelo Senhor Deus Altíssimo entre todas as mulheres da Terra. Vós sois a glória de Jerusalém, vós sois a alegria de Israel, vós sois a honra do nosso povo.

Salve, ó Virgem, honra de nossa terra, a quem rendemos um culto de piedade e devoção, a quem chamamos com o belo nome de Aparecida. Quem poderia contar, ó doce Mãe, quantas graças, durante tantos anos, vós dispensastes ao povo brasileiro, compadecida de nossos males? Quisemos cingir vossa cabeça sagrada com uma coroa de ouro que vos é devida por tantos títulos; continuai a dobrar-vos benignamente às nossas preces.

Quando erguemos aos Céus nossas mãos suplicantes, ouvi clemente os nossos rogos, ó Virgem; conservai nossas almas afastadas da culpa e, por fim, conduzi-nos ao Céu. Salvação, honra e poder àquele que, uno e trino, nos fulgores de seu trono celeste, governa e rege todo o universo. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós. Amém.”

 

Oração do Padre Reginaldo Manzotti

 

“Ó incomparável mãe Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e consolação dos aflitos e atribulados…

Nossa Senhora Aparecida, cheia de poder e de bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos por Vós, em todas as necessidades em que nos acharmos.

E de modo particular hoje, nesta novena, faço meu pedido (diga agora sua intenção).

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, livrai-nos de tudo o que possa ofender-Vos e ao Vosso Santíssimo Filho Jesus.

Nossa Senhora Aparecida, preservai-nos de todos os perigos da alma e do corpo; dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio para que, trilhando o caminho da virtude, possamos um dia ver-Vos e amar-Vos na eterna glória.

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós e intercedei por nós. Nossa Senhora Aparecida, fazei-nos dignos das promessas do Teu Filho. Amém.”

 

 

 

Qual é a verdadeira história de Nossa Senhora Aparecida?

 

Em outubro de 1717, as autoridades locais de Porto de Itaguaçu, na região de Guaratinguetá, no interior do estado de São Paulo, convocaram pescadores. O objetivo era pescar vários peixes para servir no banquete ao governador da capitania, dom Pedro Miguel de Almeida, conde de Assumar.

De acordo com alguns historiadores, isso teria acontecido no dia 17 de outubro. No entanto, os peixes tinham desaparecido do rio. Até meia noite, não tinham conseguido pegar nada.

Os pescadores, então, decidiram ir embora. Apenas três permaneceram, pois decidiram persistir. Um deles jogou a rede e, assim que puxou, viu que pescou o corpo de uma imagem da Virgem Maria.

Em seguida, o segundo pescador jogou sua rede e pegou a cabeça da estátua. Na terceira vez que jogaram suas redes, notaram que os peixes voltaram para o rio em abundância.

A imagem era de Nossa Senhora da Conceição, só que recebeu o nome de Nossa Senhora Aparecida por ter aparecido no Rio Paraíba do Sul. A estátua era de terracota, na cor preta, e media cerca de 40 centímetros.

 

 

Que dia é comemorado o Dia de Nossa Senhora Aparecida?

 

A data é comemorada todos os anos no 12º dia do calendário de outubro. Em 2021, cai em uma terça-feira. Já que se trata de um feriado nacional, muitas escolas e empresas optaram por emendar a segunda-feira.

 

  • Logo depois, aproveite para ver Calendário 2021: feriados, datas comemorativas e ideias de conteúdo para as redes sociais

 

Quais são os 7 milagres de Nossa Senhora Aparecida?

 

ilustração de Virgem Maria
Fonte: Wikimedia Commons

 

Depois que foi encontrada, a imagem ficou na casa de um dos pescadores. Mais tarde, foi construído um oratório para a santa, onde os fiéis iam rezar. Hoje os devotos podem visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Durante os anos, a padroeira do Brasil concedeu 7 milagres. São eles:

  1. A pesca milagrosa de João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia;
  2. O milagre das velas, em que Silvana da Rocha presenciou as chamas se acenderem sozinhas no oratório de Nossa Senhora Aparecida;
  3. A cura da menina cega, que foi de Jaboticabal até Aparecida e passou a enxergar;
  4. A libertação do escravo Zacarias, que, em meados de 1850, teve as correntes soltas enquanto rezava em frente à imagem da santa;
  5. A conversão do cavaleiro incrédulo, pois ele caiu de seu cavalo ao zombar da fé dos devotos;
  6. O resgate do menino que caiu no Rio Paraíba do Sul e, depois que seu pai rezou, parou de ser puxado pela corrente;
  7. A proteção do caçador, que se deparou com uma onça enquanto estava sem munições. Assim que ele rezou para Nossa Senhora, o bicho foi embora.

 

  • Enquanto isso, leia Domingo de Ramos: entenda qual o significado do dia que marca o início da Semana Santa

 

Conclusão

 

A padroeira do Brasil já executou muitos milagres e concedeu inúmeras graças a seus fiéis. Assim sendo, nesse 12 de outubro, não deixe de rezar para a santa.

Existem muitas orações diferentes para Nossa Senhora Aparecida. Seja qual for a prece escolhida, é importante orar com fé a fim de ter seu pedido atendido.

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes