como decorar apartamento alugado

Como decorar um apartamento alugado? 10 dicas fáceis de fazer

O imóvel pode ser bonito, confortável e cheio de estilo enquanto você estiver morando lá. Aprenda como decorar um apartamento alugado gastando pouco!

Compartilhe

Mesmo que você não seja dono do seu apê, é possível morar em um imóvel personalizado e estiloso! Quer saber como decorar um apartamento alugado? Então, confira nossas dicas para investir nos móveis e enfeites certos.

Embora algumas mudanças precisem da autorização do proprietário, você pode fazer muita coisa para transformar seu lar sem preocupações. Continue a leitura a fim de conferir as dicas da startup de apartamentos para alugar, Yuca!

 

O que posso fazer em um apartamento alugado?

 

quarto de apartamento decorado
Pintura, quadros, lustres e plantas deixam o apê lindo e são fáceis de remover na hora da mudança. Fonte: Spacejoy/Unsplash

 

Aluguei um apartamento e ele não está exatamente como eu queria: será que posso fazer mudanças? Depende! Em primeiro lugar, é importante checar o seu contrato de locação. Mas, de maneira geral, se o inquilino pretende fazer reformas e benfeitorias, deve pedir autorização para o proprietário.

E quem paga pela reforma? De acordo com a Lei do Inquilinato, o locador deve arcar com renovações para entregar o imóvel em boas condições. Por outro lado, se os reparos forem por mal uso, o responsável pela conta é o locatário.

Enfim, se o inquilino quiser fazer benfeitorias que vão valorizar o imóvel, pode negociar com o proprietário um desconto no valor do aluguel.

 

Como deixar um apartamento alugado bonito?

 

cozinha de apartamento alugado
Nesta cozinha, as plantas e as panelas coloridas fizeram toda a diferença! Fonte: Edgar Castrejon/Unsplash

 

No entanto, não é necessário fazer grandes reformas nem gastar muito para deixar o apê com a sua cara. Com pequenas mudanças, já é possível trazer conforto e beleza para a sua moradia. Só para exemplificar, você pode pintar as paredes, pendurar quadros ou decorar com plantas.

Sem dúvida, a decoração do apartamento precisa ser agradável, acessível e fácil de fazer. Assim, você pode morar em um lugar maravilhoso, sem precisar gastar energia ao sair para deixar tudo como antes. A fim de acertar na decoração do apartamento alugado, confira 10 dicas!

 

  1. Descubra seu estilo

 

canto de sala de estar
Não quer pintar as paredes? Então, traga cor nos móveis! Fonte: Freepik @vanitjan

 

Para escolher o estilo de decoração, pergunte-se: qual característica mais te define? Tente misturar cores e texturas que façam sentido pra você e não hesite em fazer suas pesquisas em buscadores na Internet.

Entender a sua personalidade e, consequentemente, o tipo da decoração que mais agradará você, pode ajudar a poupar tempo, dinheiro e aguçar a criatividade.

Em seguida, Gaby Garciia explica quais são os principais estilos que existem. Descubra com qual você mais se identifica!

 

 

  1. Invista em cortinas

 

sala de estar de apartamento alugado
Fonte: Jarek Ceborski/Unsplash

 

As cortinas oferecem privacidade aos moradores e protegem os móveis da luz solar. Mas também mudam instantaneamente o visual do ambiente em que são instaladas.

No decorrer do ano, você pode trocar as cores e os tecidos. Dessa forma, consegue deixar o cômodo mais alegre ou elegante, de acordo com o seu humor ou a estação.

 

  1. Escolha bons tapetes

 

sala de estar com sofá verde
Com toda a certeza, um bom tapete traz conforto e charme para a décor. Fonte: Spacejoy/Unsplash

 

Tapetes de qualidade são excelentes para inovar na decoração do seu apartamento alugado. Além disso, eles podem camuflar aquele trecho do chão que não está em excelentes condições.

Se esse for o seu caso, você pode, aliás, aplicar piso vinílico na cozinha ou banheiro. Só que, por ser uma mudança mais estrutural, o ideal é alinhar com o proprietário antes.

Mas, se quiser algo mais seguro, o tapete é a escolha ideal, já que na hora da mudança é só levar a peça junto com você para outro imóvel.

 

  1. Negocie com o proprietário

 

sala de estar cinza e amarela
Trocar o piso, por exemplo, pode valorizar um imóvel. Mas é necessário pedir autorização ao locador. Fonte: Kam Idris/Unsplash

 

Em alguns casos, e quando você achar que isso vale a pena, uma negociação com o proprietário faz-se necessária. Se a reforma for estrutural e agregar valor ao imóvel, você pode até abater o valor do aluguel por um período de tempo.

Esse passo sempre fortalece a confiabilidade do locatário e, muitas vezes, abre oportunidade para intervenções mais significativas no apartamento.

 

  1. Evite móveis planejados

 

banheiro com parede fendi
Nesse banheiro, o gabinete, a estante, as prateleiras, assim como os itens decorativos podem ser removidos quando o morador se mudar. Fonte: Rawpixel

 

Dê preferência para móveis avulsos, que podem ser levados com você em caso de mudança. Fazer o mobiliário sob medida é caro e não é possível instalar em outro ambiente depois.

Outra dica importante é cuidar para escolher móveis de tamanho padrão. Afinal, eles não precisarão ser trocados na hora de mudar do seu apartamento alugado.

 

  1. Use e abuse dos quadros

 

sala de estar de apartamento alugado
Fonte: LeeAnn Cline/Unsplash

 

Hoje é muito fácil encontrar quadros de todos os modelos e com as mais variadas opções de ilustração. Seja com imagens de filmes, frases ou fotos de família, não faltam opções!

Com apenas um preguinho, você dá uma repaginada completa na parede escolhida. Além disso, para remover, é só usar um pouco de massa e uma mão de tinta para deixar a parede nova.

Logo depois, confira o vídeo de Maurício Arruda ensinando como pendurar quadros:

 

 

  1. Transforme as paredes

 

quarto de apartamento alugado
Fonte: Spacejoy/Unsplash

 

Transformar as paredes é algo bastante simples, já que nem sempre é preciso utilizar latas de tinta para isso. Existem diversas opções no mercado, como adesivos personalizados e papel de parede. Então, você mesmo pode transformar seu apartamento alugado.

Apenas tome o cuidado de aplicar algo de fácil remoção, para você não sofrer na hora da vistoria de saída.

 

  1. Use luminárias e abajures

 

quarto pequeno decorado
Aposte em luz amarela a fim de deixar o cômodo aconchegante. Fonte: Devon Janse van Rensburg/Unsplash

 

A iluminação é parte importante da decoração. Use e abuse da tecnologia, como as fitas de LED e as luminárias modernas e estilosas disponíveis para aquisição.

Se você quiser algo ainda mais autêntico, uma opção é adquirir uma peça simples e, depois, customizar como você quiser. No YouTube mesmo, existem muitas dicas de decoração para esse tipo de item.

No passo a passo do canal Pense & Decore, por exemplo, a cúpula do abajur ganhou estampa Chevron:

 

 

  1. Nichos e estantes podem decorar apartamento alugado

 

sala de estar de apartamento alugado
As estantes ajudam a aproveitar cada cantinho! Fonte: Spacejoy/Unsplash

 

As estantes modulares são uma ótima opção. Sua inteligência está na montagem e desmontagem facilitada, sem a necessidade de furos na parede para a instalação.

Outra opção são os nichos versáteis, que podem ser utilizados em qualquer cômodo. Porém, vale um ponto de atenção: para que ele suporte peso, você precisa furar a parede.

 

  1. Aposte nas plantas

 

sala pequena de apartamento alugado
Fonte: Yehleen Gaffney/Unsplash

 

Elas são charmosas e trazem vida ao lar. Escolha plantas que podem ficar dentro de casa e que não precisem de muito sol. Além de as próprias mudas decorarem o ambiente, ainda é possível complementar com vasos e cachepôs para dar um charme extra.

Com essa dica, você não só vai conseguir um apartamento decorado, como também um ar mais puro para respirar!

Assim sendo, confira no vídeo do canal Vila Nina TV opções de plantas para apartamento fáceis de cuidar:

 

 

Conclusão: como decorar um apartamento alugado?

 

Como vimos anteriormente, pequenas transformações podem deixar até um apartamento alugado com a cara do morador. Além disso, não é necessário gastar muito para deixar o seu lar personalizado!

E uma dica extra: ao buscar um imóvel para locação, invista em locais que estejam em boas condições para moradia. Isso vai reduzir a necessidade de reformas e mudanças da sua parte.

Os apartamentos para alugar Yuca, por exemplo, passam por um rigoroso processo de identidade visual antes de chegar até você.

 

logo da Yuca
Fonte: Yuca

 

A Yuca é uma startup criada em 2019 que tem, como missão, revolucionar a vida de quem mora na cidade. Por isso, oferece aluguel descomplicado com apartamentos prontos para morar.

Assim, a Yuca já entregou centenas de apartamentos com serviços inclusos para compartilhar ou morar sozinho, para que mais pessoas pudessem viver onde quisessem, com infraestrutura adequada e pelo melhor custo-benefício.

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando nossas dicas!

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias