10 erros na decoração que fazem o cômodo parecer menor

Confira uma lista de erros na decoração e aprenda como evitar cada um deles, transformando sua casa em um lugar mais confortável!

- Continue depois da Publicidade -

0 6.353

Decorar uma casa ou apenas um cômodo pode ser uma tarefa muito divertida. Mas, existem alguns erros na decoração que podem tornar essa momento em um terrível desastre. E, para evitar todos eles, trouxemos uma lista com 10 erros na decoração e como superá-los para ter um lar mais bonito e aconchegante!

 

1. Falta de planejamento

 

Planejamento
Fonte: Reprodução/Google

 

Em primeiro lugar, antes de decorar qualquer tipo de ambiente, é preciso criar um planejamento! Um projeto, por exemplo, irá mostrar como sua sala pequena ficará antes mesmo da compra dos móveis. Como resultado, você evita comprar um sofá maior que a parede disponível ou pequeno demais. Portanto, será um erro na decoração a menos.

As proporções também são importantes! Antes de comprar qualquer coisa, principalmente pela internet, se atente às medidas. Em casa, use uma fita métrica para medir o espaço disponível e verificar se o móvel irá ou não se encaixar. Assim, você terá um ambiente visualmente agradável.

 

- Continue depois da Publicidade -

2. Falta de iluminação

 

Erros na decoração e iluminação
Fonte: Reprodução/Google

 

Muita gente acha que uma simples lâmpada no centro do teto irá iluminar perfeitamente um ambiente. Mas, isso vai depender bastante do tamanho desse cômodo. Quanto maior ele for, mais iluminação ele precisará.

Por outro lado, você não precisa se prender exclusivamente com as lâmpadas, invista também em luminárias, abajures e até mesmo um pisca-pisca.  Isso ajudará a reduzir um dos erros na decoração.

 

3. Acessórios demais

 

Decoração colorida
Fonte: Reprodução/Google

 

Principalmente para quem mora em um apartamento pequeno, essa é um dos erros na decoração mais comuns! Encher um quarto pequeno com quadros, almofadas, e lotar a mesinha de cabeceira com artigos decorativos é muito prejudicial ao ambiente.

Isso porque ele fica visualmente cansativo. São tantos detalhes que não conseguimos focar em uma coisa só. Portanto, quanto menor o cômodo, menos objetos decorativos ele deve ter. Por outro lado, isso não significa que você precisa abdicar deles por completo. Apenas seguir um estilo mais minimalista, veja ideias e referências no artigo: Decoração minimalista – 47 fotos de todos os cômodos. Você vai amar!

 

4. Cortina pequena ou grande demais

 

Erros na decoração da cortina
Fonte: Reprodução/Google

 

Seja no quarto, na sala, na cozinha e até mesmo no banheiro, a cortina é um item decorativo muito importante para o controle da luminosidade e também para garantir a privacidade. Porém, usá-la em um tamanho menor do que a janela ou porta de vidro pode causar a sensação de que o ambiente é menor do que realmente é.

Quer uma dica para não cometer esse erro na decoração? De acordo com a Bella Janela, o tamanho da cortina deve ser suas vezes maior do que o tamanho da janela. Isso garante que ela fique com aqueles franzidos charmosos.

Além disso, o tecido também importa. Quanto menor o ambiente, mais leve ele deve ser.

 

5. Tapete do tamanho errado

 

Tapete pequeno
Fonte: Reprodução/Google

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Comprar um tapete é sempre um desafio, não é mesmo? Além de ter uma variedade de tecidos, sabemos que este não é um objeto barato e pode se transformar um dos terríveis erros na decoração. Então, para não ter transtorno ele precisa ser do tamanho exato para sua sala ou quarto.

Em primeiro lugar, lembre-se que o tapete não pode ter apenas o tamanho do espaço livre. O ideal é que tenha15 a 20cm a mais para que fique embaixo do móvel.

 

6. Espaço de circulação

 

Sala sem circulação.
Fonte: Reprodução/Google

 

Uma das principais características para ter um ambiente confortável é manter uma boa circulação. Afinal, ninguém gosta de ficar esbarrando em móveis o tempo todo, não é verdade? Portanto, lembre-se que não é porque você tem espaço disponível que você precisa preenche-lo por interno.

 

7. Descuidar da organização

 

Bagunça como um dos erros na decoração
Fonte: Reprodução/Google

 

Com certeza esse é um dos erros na decoração mais comuns. Afinal, com a correria do dia a dia as vezes é difícil manter a ordem em casa. Mas, sempre que for possível, mantenha os objetos no lugar.

Além de garantir um ambiente visualmente atrativo, isso facilita também a limpeza.

 

8. Cuidado com as cores!

 

Cozinha colorida
Fonte: Reprodução/Google

 

As cores dizem muito sobre a personalidade dos moradores. Mas, nem sempre misturas as cores preferidas de todos esses moradores deixará o ambiente harmônico. Então, para não cometer esses erros na decoração invista em tons neutros para os revestimentos e deixe colorido apenas os objetos decorativos.

Como resultado, assim que você enjoar dele, será mais fácil trocá-los do que pintar uma parede ou trocar todo o armário da cozinha pequena, por exemplo. Quer uma dica de cor? Confira qual a cor tendência para 2021! Além da Cor do Ano 2021 eleita pela Pantone.

 

9. Ignorar as varandas

 

Varanda vazia
Fonte: Reprodução/Google

 

Tem muita gente que reclama por não ter um espaço disponível para uma área gourmet ou uma piscina, mas se esquecem da varanda. Com planejamento, mesmo que seja pequena, ela pode se transformar em uma deliciosa área de lazer.

 

10. Misturar estilos

 

Erros na decoração da sala.
Fonte: Reprodução/Google

 

Antes de começar a decoração de um cômodo, pesquise por estilos. Em segundo lugar, veja qual deles mais combina com você e só depois comece a comprar os artigos. As vezes, no impulso, saímos comprando tudo que achamos bonito e quando chegamos em casa vemos que temos um móvel moderno, outro rústico e outro retrô. Infelizmente, isso não é nada agradável visualmente.

Repare que grande parte dos erros na decoração pode ser evitado com a nossa primeira dica: planejamento.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes